Sem categoria

Barcelona leva Supercopa na prorrogação

O Barcelona conquistou pela terceira vez a Supercopa Europeia ao derrotar o Shakhtar Donetsk por 1 a 0, na prorrogação. As duas equipes fizeram uma partida em ritmo lento, típica de início de temporada, e o gol decisivo saiu apenas a cinco minutos do fim do tempo extra, com o jovem Pedro Rodríguez.

Foi o segundo título conquistado pelo time de Pep Guardiola em menos de uma semana. No último domingo, o Barça se sagrou campeão da Supercopa da Espanha contra o Athletic Bilbao. Na Supercopa Europeia, os blaugranas já haviam vencido em 1992 e 1997.

Com os desfalques de Rafa Márquez e Andrés Iniesta, ainda se recuperando de lesões, Guardiola escalou o que tinha de melhor à disposição, incluindo o ataque formado por Zlatan Ibrahimovic, Lionel Messi e Thierry Henry.

O Barcelona teve o controle da posse de bola e finalizou 23 vezes (11 no alvo) ao longo dos 120 minutos, e cobrou quinze escanteios contra nenhum do Shakhtar. No entanto, na maioria das vezes os lances não levavam perigo suficiente ao gol ucraniano.

Guardiola fez apenas uma alteração no tempo normal, substituindo Ibrahimovic por Pedro. Na prorrogação, saíram Henry e Yaya Touré para as entradas de Bojan Krkic e Sergio Busquets.

O Shakhtar, que finalizou apenas sete vezes em toda a partida, reclamou de pênalti em Luiz Adriano no tempo extra, mas as imagens sugerem não ter havido falta no lance.

O gol da vitória do Barça saiu aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, contando com um passe inspirado de Lionel Messi. O argentino colocou de calcanhar entre dois defensores adversários e encontrou Pedro livre para colocar a bola no canto esquerdo.

No último minuto, o Shakhtar quase surpreendeu com Vasyl Robin, que tentou encobrir Victor Valdés de longa distância, mas o goleiro se recuperou e defendeu, colidindo com a trave.

A partida marcou a despedida do zagueiro Dmytro Chygrynskiy do Shakhtar Donetsk. Ele foi negociado justamente com o Barcelona, e sua presença em campo nesta sexta-feira foi uma exigência do time ucraniano.

O Barcelona estreia segunda-feira no Campeonato Espanhol, em casa, contra o Sporting Gijón.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo