Barcelona: A volta do futebol arte?

por Ailton Pimentel Junior

O futebol apresenta sua biografia, composta em muitas páginas, desde sua invenção. Monopolizou vários procedimentos e reformas, com muitos jogadores e clubes destacando-se, e chegou ao famigerado futebol arte. Logo, o futebol cativava o mundo. Todavia, hoje em dia, o futebol arte está falto nesse quesito, do mesmo modo, não pela falta de craques, e sim pela preponderância da defesa, do futebol força, e as boas táticas feitas para submergir adversários de forma a vigorar a defesa.

Ainda há clubes que não adotam essa linha, esse trajeto que está tomando conta do futebol, e entre eles está o futebol espanhol – a maioria dos clubes. O Barcelona se desvia um pouco dessa realidade, porém, investiu pesado no setor defensivo, onde sempre foi um pouco vulnerável em sua história toda, por seguir essa linha de raciocínio: que o futebol arte prevalece. Entretanto, agora é a vez de compor um bom futebol, com um bom conjunto, em um todo.

Pelo que alvitre, o Barça quer provar que o futebol lindo e mágico, que muitas vezes o clube proporcionou, deve continuar. Com isso trouxe, como todos sabem, o craque Henry, para juntar-se ao estrelato do time e adicionar à capacidade do ataque, juntamente com Eto’o Messi, e Ronaldinho. Com eles, e com o bom elenco que tem, o clube poderá provar que o futebol sem a arte não tem a mesma graça.

Todavia, sabemos que o time tem desde sua criação o âmbito de atacar sempre, é o controlador da bola no jogo, parte para cima dos adversários. Mas no futebol, principalmente o europeu, que tem muitos investidores, somente arte e gols mágicos não adiantam. O que vale mesmo são os títulos – essa é a conseqüência de jogar “feio”, mas ganhar. O clube tentará mesclar futebol arte com títulos, o que sempre deu certo ao FC Barcelona.

Enfim, nesse método que o clube carrega consigo há anos, será transitável ao time continuar com esse procedimento de buscar mais o ataque que a defesa? Será plausível mudar a concepção do futebol moderno e afirmar que o futebol arte pode prevalecer ainda no cenário do futebol, que está cada dia mais tático e inferiormente brilhante? O Barcelona tem todas os componentes para provar que sim, com jogadores extremamente técnicos e que possam fazer o time brilhar e vencer ao mesmo tempo. Afinal, foi assim que o time apossou-se de duas Ligas dos Campeões, com os apelidados Dream Team I e II. Será o começo do novo time dos sonhos e o princípio de um novo encanto no futebol? A temporada está prestes a começar…

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo