Sem categoria

Barça goleia Shakhtar e já vislumbra clássico

Em um jogo aberto, onde as duas equipes entraram em campo com posturas ofensivas, o melhor time do mundo prevalesceu. Nesta quarta-feira, no Camp Nou, o Barcelona goleou o Shakhtar Donetsk por 5 a 1, na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, e se aproximou demais da próxima fase.

Agora, no jogo da volta na Donbass Arena, na próxima terça-feira, o Barça pode perder por até três gols que mesmo assim avança na competição. E, provavelmente, enfrentará o Real Madrid, que fez 4 a 0 no Tottenham na ida.

Com o estádio completamente lotado, Andrés Iniesta, com apenas um minuto, recebeu a bola pela lado direito da área do Shakhtar, passou facilmente pela marcação e tocou no canto, abrindo o placar para os donos da casa.

Após o susto, o Shakhtar conseguiu assustar o Barça aos cinco minutos, com Willian, que avançou pela lado esquerdo, driblou Daniel Alves e chutou cruzado. Victor Valdés fez grande defesa. E pouco depois, Luiz Adriano foi lançado, ganhou na velocidade da defesa e tocou rasteiro, perdendo boa oportunidade.

Aparentemente assustado em campo, o Barça falhava demais na saída de bola. Aos 13, Daniel Alves recuou errado, Luiz Adriano dividiu com Valdés na intermediária e no rebote Willian tentou por cobertura, mas bateu muito alto. Poucos depois, aos 17, o Barcelona quase marcou com Lionel Messi, cobrando falta, e na sequência o argentino saiu na cara de Andriy Pyatov, chutou por cobertura, mas o goleiro ucraniano defendeu sem problemas.

Após os primeiros 20 minutos iniciais em ritmo frenético das duas equipes, o jogo ficou um pouco mais tranquilo, mas mesmo assim Barça e Shakhtar criavam ainda boas chances. E em uma delas, aos 33, Andrés Iniesta fez um longo lançamento para Daniel Alves, que aparecei atrás da defesa, driblou Pyatov no domínio da bola e tocou para o gol vazio.

Já na segunda etapa, com seis minutos, o Barça teve uma boa chance para ampliar, em cobrança de falta próxima à área. Na cobrança, Xavi bateu fraco e Pyatov agarrou sem problemas. O terceiro, no entanto, saiu no minuto seguinte: em cobrança rápida de escanteio, Gerard Piqué apareceu livre no meio da área e finalizou rasteiro.

As esperanças do Shakhtar voltaram a aparecer quando, aos 13 minutos, Rat levantou a bola na área após uma falta e Yaroslav Rakitskiy desviou de canela para diminuir. Só que no lance seguinte, após a saída de bola no meio campo, o Barcelona marcou mais um: Messia avançou pela direita e rolou para Seydou Keita, na entrada da área, acertar um lindo chute no ângulo.

Após isso, o jogo voltou a ficar mais calmo. Somente aos 36 houve novamente um lance de muito perigo. Luiz Adriano recebeu cruzamento da esquerda na pequena área e bateu de primeira. A bola bateu na trave e voltou nas mãos de Valdés.

Para praticamente sacramentar a vaga nas semifinais, Daniel Alves fez boa jogada pela direita e cruzou para Xavi, livre entre Mykola Ischenko e Rakitskiy, tocar para o gol: 5 a 1.

Ficha técnica

Barcelona 5×1 Shakhtar Donetsk

Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Gols: Andrés Iniesta a 1'/1T, Daniel Alves aos 33'/1T, Gerard Piqué aos 7'/2T, Seydou Keita aos 14'/2T e Xavi Hernández aos 41'/2T (Barcelona); Yaroslav Rakitskiy aos 13'/2T (Shakhtar)
Cartões amarelos: Andrés Iniesta (Barcelona); Razvan Rat, Yaroslav Rakitskiy e Fernandinho (Shakhtar)

Barcelona
Victor Valdés, Daniel Alves, Gerard Piqué, Sergio Busquets e Adriano (Maxwell aos 32'/2T); Javier Mascherano, Xavi Hernández e Seydou Keita; Andrés Iniesta (Ibrahim Afellay aos 45'/2T), Lionel Messi e David Villa (Pedro Rodríguez aos 24'/2T). Técnico: Pep Guardiola.

Shakhtar Donetsk
Andriy Pyatov, Darijo Srna, Mykola Ischenko, Yaroslav Rakitskiy e Razvan Rat; Tomás Hübschman (Eduardo da Silva aos 37'/2T), Henrik Mkhitaryan, Jadson (Fernandinho aos 24'/2T), Willian (Alex Teixeira aos 29'/2T) e Douglas Costa; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo