Sem categoria

AZ abre Eredivisie nesta sexta

AZ e Sparta Rotterdam fazem a primeira partida da Eredivisie desta temporada nesta sexta-feira no Alkmaarhout. Aliás, o estádio do AZ que recebe a partida começa a sua última temporada, já que a partir de 2006 o clube começa a mandar partidas no moderníssimo Kooimerplaza, cuja inauguração está marcada para junho do ano que vem.

Dentro de campo, a briga pelo título deve continuar na bilateral disputa entre Ajax e PSV, os clubes com mais dinheiro e torcida, e com a tentativa do Feyenoord de se recolocar na briga. Para o PSV, atual campeão, o grande desafio é o de se provar forte mesmo com a perda do cerne de meio-campo e de um atacante.

Sem Mark van Bommel e o suíço Johann Vogel, o técnico Guus Hiddink terá de rearticular um setor sobre o qual o jogo de sua equipe se baseia. Vogel dava segurança à zaga e van Bommel era o maestro do time. A estréia do PSV é contra o recém-promovido Heracles, fora de casa, mas todo cuidado é pouco quando o time ainda está sendo montado.

No Ajax, o técnico Danny Blind vai ainda mais fundo porque nem mesmo um time base ele tinha – e sua equipe é muito jovem. Mesmo assim, nos dois jogos oficiais da temporada (Supercopa da Holanda e Brondby, pelas eliminatórias da Liga dos Campeões), o time da capital não foi mal. Blind precisa ter um ataque agressivo e esse é o desafio a ser superado. Na estréia, o Ajax recebe o Den Haag na partida de mais risco no campeonato, e a data do jogo teve de ser alterada pelo acontecimento de outros eventos na cidade.

Entre os três grandes, o Feyenoord é o que tem a missão mais ingrata. Erwin Koeman precisa refazer, do zero, sem dinheiro, um time cuja pressão da torcida é imensa. Pior: exceção feita a Dirk Kuijt e Romeo Castelen, Koeman ainda não encontrou ‘o’ jogador que lhe dê o salto de qualidade.

O AZ, que abre o campeonato, tenta demarcar seu território e entrar para o grupo dos ‘grandes’ definitivamente. A meta é chegar a 2006 com uma vaga na Liga dos Campeões e estreando o Kooimeerplaza, aumentando a receita do clube e tendo poder de comprar jogadores de peso. Abaixo, você confere todos os jogos da rodada.

12/8/2005
AZ x Sparta Rotterdam

13/8/2005
Willem II x RKC Waalwijk
Vitesse x Heerenveen
Roda JC x Twente
Heracles x PSV

14/8/2005
Ajax x Den Haag
NEC Nijmegen x Utrecht
Groningen x RBC
Feyenoord x NAC Breda

14/8/2005 – TV
ESPN Internacional
9:30 – Campeonato Holandês: Heracles x PSV

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo