Sem categoria

Atlético de Madrid começa defesa do título na Grécia

O futebol europeu de clubes continuará se movimentando nesta semana. A razão é que, nesta quinta, inicia-se a fase de grupos da Liga Europa, com seus 48 times entrando em campo. E o primeiro campeão do torneio sob o atual formato, na última temporada, terá de começar sua caminhada fora de casa: o Atlético de Madrid irá à Grécia, para visitar o Aris.

E o técnico Quique Sánchez Flores disse que o atual título representa mais um fator de pressão para os adversários: “Ser campeões da primeira edição acende o alarme dos rivais, fala sobre nosso potencial. Temos de demonstrar o motivo pelo qual fomos campeões.” Ainda assim, o técnico afirmou que o rival grego será difícil: “Sabemos que o Aris não perde em seu estádio há muitos anos. É uma equipe muito coletiva, que conta com um grande apoio na torcida”.

A torcida do Aris também motivou as palavras do goleiro dos Colchoneros, David de Gea: “É um campo pequeno, e tenho certeza de que a torcida pressionará muito. Precisamos nos isolar do ambiente criado. Estamos acostumados à pressão dos rivais.” De Gea ainda falou sobre a necessidade de começar a campanha com uma vitória: “Será uma partida difícil, já que é a primeira da competição. É importante iniciar com um triunfo.”

Após uma temporada ruim, o Liverpool terá de disputar a Liga Europa ainda sob críticas. Os Reds jogarão em Anfield, enfrentando o Steaua Bucareste, pelo grupo K. O mais importante reforço da equipe para a competição, na verdade, está no banco: o técnico Roy Hodgson, que levou o Fulham ao vice-campeonato da última Liga Europa.

Porém, na atual temporada, o time inglês continua enfrentando problemas: pela Premier League, o time só venceu um de suas quatro partidas. Hodgson reconheceu as críticas: “É algo com que temos de conviver. Atraímos expectativas fortes no clube, e todos estão interessados em nós.” O treinador ainda defemdei das críticas o atacante Fernando Torres, que, mesmo em recuperação de lesão, deve começar jogando: “Tudo que acontece no clube é colocado sob um microscópio, e isso inclui as performances dos jogadores. Torres não tem problema com isso, ele é um excelente jogador”.

No grupo A, a Juventus receberá o Lech Poznan, da Polônia, também sob desconfiança, após derrota para o Bari, na última rodada do Campeonato Italiano. No entanto, o técnico dos Bianconeri, Luigi Del Neri, ainda falou em evolução: “Neste estágio da temporada, cometer erros ajuda o time a se desenvolver. Infelizmente, nós temos concedido muitos gols. Quero um time mais inteligente, capaz de ler melhor o jogo.” Como desfalques, o time de Turim terá o goleiro Gianluigi Buffon, ainda em recuperação de lesão nas costas, e o atacante Amauri, que rompeu um músculo da coxa esquerda.

No mesmo grupo dos italianos, está outra equipe cogitada para o título, o Manchester City. Ancorado num forte investimento para contratações, o clube inglês enfrentará o Red Bull Salzburg, fora de casa. E o defensor marfinense Kolo Touré, capitão dos Citizens, disse que o alto valor financeiro da equipe provocará uma dificuldade a mais: “Por causa de nosso perfil, a cada vez que jogarmos na Europa, será algo como uma final de Copa para o time da casa. Todos querem nos vencer, mas precisamos começar a fase de grupos com um bom resultado. Então, estaremos prontos”.

Do lado do time de Salzburg, o técnico Huub Stevens elogiou o City. “O Manchester City é incrivelmente talentoso, com muitos jogadores famosos no mundo. Eles tiveram algumas lesões, recentemente, mas isso não deveria ser um problema, considerando a força do elenco deles. Estou certo de que será divertido [o jogo] nesta quinta. Ver um oponente deste calibre será absolutamente único para os torcedores aqui”.

O atacante Alan, contratado ao Fluminense, está ansioso para defender o Red Bull contra o Chelsea e, quem sabe, marcar. “A Liga Europa é um torneio muito importante e bastante valorizado pelos clubes. O Red Bull Salzburg fez uma boa campanha na última temporada, mas foi eliminado na fase de play-offs. Ainda estou em fase de adaptação ao futebol europeu, mas já estou me sentindo à vontade e tenho certeza de que vou conseguir conquistar meu espaço. O primeiro gol ainda não saiu, mas tenho treinado bastante e, se acontecer contra o Manchester City, será em ótima hora”, brincou Alan.

Confira os jogos desta quinta pela Liga Europa

Grupo A
Red Bull Salzburg x Manchester Ciyt
Juventus x Lech Poznan

Grupo B
Aris x Atlético de Madrid
Bayer Leverkusen x Rosenborg

Grupo C
Lille x Sporting
Levski Sofia x Gent

Grupo D
Dinamo Zagreb x Villarreal
Club Brugge x PAOK

Grupo E
AZ x Sheriff Tiraspol
Dynamo Kiev x BATE Borisov

Grupo F
Sparta Praga x Palermo
Lausanne x CSKA Moscou

Grupo G
Anderlecht x Zenit
AEK x Hajduk Split

Grupo H
Stuttgart x Young Boys
Getafe x OB

Grupo I
Debrecen x Metalist
PSV x Sampdoria

Grupo J
Karpaty Lviv x Borussia Dortmund
Sevilla x Paris Saint-Germain

Grupo K
Napoli x Utrecht
Liverpool x Steaua

Grupo L
Besiktas x CSKA Sofia
Porto x Rapid Viena

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo