Liga EuropaSem categoria

Athletic vence batalha contra Lokomotiv e aguarda United

O Athletic Bilbao alcançou classificação heróica para as oitavas de final da Liga Europa. Com um homem a menos durante boa parte do segundo tempo, os leones conseguiram bater o Lokomotiv Moscou por 1 a 0 em San Mamés, em partida marcada pela tensão entre as duas equipes. O resultado foi suficiente para a classificação graças ao gol marcado na derrota por 2 a 1 na Rússia. O provável adversário da equipe de Marcelo Bielsa nas oitavas de final é o Manchester United, favorito para o jogo de volta contra o Ajax.

O Lokomotiv teve boa chance de marcar logo aos dois minutos de jogo, em chute de Felipe Caicedo que Gorka Iraizoz se esticou para mandar para escanteio. Depois disso, os bascos tiveram domínio do jogo, controlando a posse de bola no campo ofensivo e ameaçando principalmente em jogadas aéreas, salvas pela defesa adversária.

A melhor chance do time da casa veio aos 11 minutos. Após cobrança de escanteio, Javi Martínez completou da linha da pequena área, mas mandou a bola por cima do travessão. Já os russos assustavam basicamente em contra-ataques. Aos 42 minutos, Caicedo saiu de frente para o gol e Iraizoz salvou mais uma, saindo nos pés do atacante.

A bronca de Marcelo Bielsa foi grande durante o intervalo. Tanto é que o Athletic entrou com uma postura bem mais ofensiva para a segunda etapa. Mas a situação pareceu se complicar aos 15 minutos, quando Fernando Amorebieta recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.

Apesar do susto, os leones chegaram ao tento da vitória aos 17 minutos. Íñigo Pérez cobrou escanteio, Fernando Llorente desviou de cabeça e, quase em cima da linha, Iker Muniain completou para as redes. Com um homem a mais, o Lokomotiv passou a exercer maior pressão nos minutos finais, mas não conseguiram passar pela linha defensiva basca.

Holandeses com tudo na Liga Europa

Bem mais fácil foi a classificação do PSV, jogando no Philips Stadion. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1, os Boeren novamente não tiveram dó dos turcos e registraram goleada por 4 a 1, com boas atuações de Dries Mertens e Tim Matavz. Na próxima fase, a equipe de Fred Rutten encara o Valencia.

Os holandeses começaram a partida indo com tudo para cima dos visitantes e chegaram o primeiro gol já aos 15 minutos. Dries Mertens sofreu pênalti e ele mesmo converteu. Já o segundo tento veio aos 31, em cruzamento de Mertens que Tim Matavz completou de cabeça para as redes. Sete minutos depois ainda sairia o terceiro, com Zakaria Labyad passando para Kevin Strootman tocar no canto.

O Trabzonspor conseguiu diminuir a diferença a dois minutos do fim do primeiro tempo. Andreas Isaksson parou o lance de Olcan Adin, mas não pode fazer nada quando Paulo Henrique rolou para Burak Yilmaz concluir. A reação, porém, foi brecada no minuto seguinte, quando o goleiro Tolga Zengin levou cartão vermelho por tocar a bola com a mão fora da área.

Mesmo com o placar praticamente resolvido, a sede dos Boeren por gols seguia grande. Matavz marcou o quarto gol aos oito minutos, aproveitando sobra de bola já dentro da área para atirar rasteiro. Com a goleada estabelecida, o PSV passou a atacar com menor intensidade, mantendo o placar.

Outro holandês a carimbar passagem foi o Twente. Depois de vencer o Steaua em Bucareste por 1 a 0, os Tukkers repetiram o placar em Enschede. Nacer Chadli não desperdiçou quando teve a chance de marcar, aos 29 minutos. Ciprian Tatarusanu escorregou ao tentar dominar um recuo e deixou o caminho livre para Luuk De Jong rolar para o belga concluir ao gol vazio.

Udinese, Hannover 96 e Standard Liège também passam

Já a Udinese tinha decepcionado seus torcedores no jogo de ida, ao empatar por 0 a 0 com o PAOK no Stadio Communale. Em compensação, os bianconeri tiraram a barriga da miséria na partida de volta e enfiaram 3 a 0 sobre os gregos em pleno estádio Toumbas, que dá direito de enfrentar AZ ou Anderlecht nas oitavas.

Os friulani começaram a partida com tudo e chegaram aos dois primeiros gols antes de 15 minutos. O primeiro veio na sequência da cobrança de escanteio de Giovanni Pasquale, que Danilo completou de cabeça. Pouco depois, em lance de falta, Maurizio Domizzi rolou e Antonio Floro Flores encheu o pé para vencer o goleiro Dario Kresic, anotando um belo gol.

O primeiro tempo seguiu com os gregos tentando reduzir o prejuízo, mas longe de demonstrar forças para isso. E aos seis minutos da segunda etapa, Domizzi fez mais um, fechando o placar convertendo pênalti.

O Hannover 96, que já tinha batido o Club Brugge por 2 a 1 na Alemanha, ratificou a classificação com vitória por 1 a 0 na Bélgica. O gol saiu aos 21 minutos de jogo. Após cruzamento de Lars Stindl pela direita, Mame Diouf teve tempo para dominar a bola e chutar de primeira, sem tempo de reação para o goleiro Vladan Kujovic.

Por fim, o único 0 a 0 do horário foi registrado entre Standard Liège e Wisla Cracóvia, em jogo de poucas chances de gol no Stade Maurice Dufrasne. Melhor para os Rouches, que empataram por 1 a 1 na Polônia e classificaram graças aos gols marcados fora de casa.

Confira os jogos de volta dos 16-avos de final da Liga Europa:

Quarta-feira, 22/fev
Manchester City 4×0 Porto

Quinta-feira, 23/fev
Valencia 1×0 Stoke City
Athletic Bilbao 1×0 Lokomotiv Moscou
Twente 1×0 Steaua Bucareste
PAOK 0x3 Udinese
PSV 4×1 Trabzonspor
Club Brugge 0x1 Hannover 96
Standard Liège 0x0 Wisla Cracóvia
Besiktas x Braga
Manchester United x Ajax
Sporting x Legia Varsóvia
Schalke 04 x Viktoria Plzen
Metalist Kharkiv x Red Bull Salzburg
Olympiacos x Rubin Kazan
Anderlecht x AZ
Atlético de Madrid x Lazio

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo