Liga EuropaSem categoria

Athletic usa vantagem sobre o Schalke e passa às semifinais

Após vencer de forma magnífica o jogo de ida, o Athletic Bilbao se valeu da vantagem que tinha contra o Schalke 04 em San Mamés. Um pouco menos insaciáveis que em seus últimos jogos na Liga Europa, os bascos correram atrás do placar duas vezes e garantiram o empate por 2 a 2, apesar da pressão pelo terceiro gol nos minutos finais. Com a passagem para as semifinais assegurada, o próximo desafio dos leones será o Sporting.

Assim como já tinha acontecido em Gelsenkirchen, ambas as equipes iniciaram a partida de maneira bastante intensa no ataque. A primeira chance do Athletic aconteceu aos sete minutos, quando Óscar De Marcos cruzou na medida e Iker Muniaín cabeceou nas mãos de Lars Unnerstall. Precisando do resultado, o Schalke deu o troco no minuto seguinte. Klaas-Jan Huntelaar fuzilou e Gorka Iraizoz fez a defesa à queima-roupa, espalmando para fora.

O goleiro basco voltaria a trabalhar bem aos 16 minutos, em tiro longo de Lewis Holtby. Mais incisivos nas finalizações, os Azuis Reais abriram o placar aos 28 minutos. Huntelaar recebeu bola na entrada da área, tirou a marcação de sua frente e, da meia-lua, arrematou com precisão, acertando o canto da meta de Iraizoz.

Sem aprovar a postura de seu time, Marcelo Bielsa fez a primeira mudança já aos 30 minutos, tirando o meio-campista Ander Iturraspe e colocando o atacante Ibai Gómez. Dez minutos depois, o substituto provou que Bielsa estava certo, com o empate do Athletic. Iker Muniaín passou para Gómez, que finalizou de fora da área, acertando o canto inferior da meta alemã. O atacante protagonizou outro bom lance em seguida, mas errou o alvo desta vez.

No segundo tempo, o Schalke voltou mais decidido a campo e quase marcou o segundo com Chinedu Obasi, em chute que exigiu outra grande defesa de Iraizoz. Aos sete minutos, porém, Raúl não perdoaria, deixando sua marca mais uma vez contra os leones. O camisa 7 recebeu bola e, de fora da área, mandou um petardo no ângulo da meta adversária.

Entretanto, a comemoração dos alemães não duraria muito e apenas dois minutos depois o time da casa tratou de igualar. Iker Muniaín deu boa enfiada de bola para Markel Susaeta, que invadiu a área e tocou no canto de Unnestall. O Athletic seguiu melhor depois do gol e quase anotou mais uma vez aos 16, com Gaizka Toquero arrematando para fora.

Precisando de dois gols para levar a partida aos pênaltis, o Schalke se limitava a chutes de fora da área, como o de Holtby, aos 19, que passou próximo ao travessão. Outra boa oportunidade aconteceu já aos 31, quando Huntelaar recebeu cruzamento na área, mas cabeceou para fora. Nos minutos finais, os leones prezaram por administrar a posse de bola no campo ofensivo e ainda criaram ocasiões de gol, a principal delas com Susaeta, aos 42, chutando para fora.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo