Sem categoria

Após a festa, Porto tenta sonhar na Liga Europa

O Porto já cumpriu a primeira tarefa que tinha, na ótima temporada que faz. Ao vencer o Benfica, em pleno Estádio da Luz, no último domingo, o time conquistou por antecipação o Campeonato Português. E tentará dar prosseguimento às boas atuações, sob uma ligeira pressão. Considerada a principal favorita ao título da Liga Europa, a equipe portista é uma das principais atrações do início das quartas de final, nesta quinta, ao enfrentar o Spartak Moscou, no Estádio do Dragão.

E o técnico dos Dragões foi o primeiro a pedir para que os comandados esquecessem a alegria da conquista da Liga ZON Sagres. “O mais importante será gerir a transferência do ambiente de festa para um extremamente competitivo. Precisamos esquecer um pouco o que se passou, é difícil mas vamos fazê-lo porque o Spartak provoca-nos um desafio ainda mais duro. Será um jogo muito complicado para nós”, comentou André Villas Boas, na entrevista coletiva antes do jogo.

Vice-artilheiro da competição, com sete gols, o colombiano Radamel Falcao também afastou outros assuntos relacionados a ele, como o da sua renovação de contrato – embora deseje continuar no Porto. “Agora, estou focado nos objetivos que o Porto tem para cumprir. Não penso nisso agora, mas continuo aberto à renovação. Quero continuar ganhando muitas coisas no Porto”, falou o atacante, que também advertiu para a dureza das quartas de final: “Vai ser um jogo difícil. O Spartak é uma equipe difícil, que joga um futebol aberto, como nós.”

Pelo lado do Spartak, a opinião é o favoritismo unânime dos portistas. A começar pelo técnico. “Eles vieram ao estádio de seus maiores rivais e foram campeões. Demonstraram que têm pouquíssimos pontos fracos. Fiquei realmente impressionado com a qualidade de seus jogadores e do time”, exclamou Valery Karpin, que concluiu: “Não será uma disputa fácil para nós, porque o Porto tem, de fato, uma grande equipe.”

Destaque do time russo nas oitavas de final, quando foi protagonista nos dois jogos contra o Ajax, o meio-campista Alex já agiu de modo mais confiante: “Estou completamente focado na Liga Europa e nas demais competições que estou disputando com o Spartak Moscou. Não tem como ser diferente. Tenho a oportunidade real de conquistar um título de expressão por um clube que não era considerado um dos favoritos, mas que está com um projeto ambicioso de se tornar cada vez mais forte na Europa. Sei que o Spartak precisa de mim e nunca neguei essa responsabilidade.”

Se deverá se contentar, provavelmente, com o vice-campeonato português, o Benfica também continua na disputa pela Liga Europa. E bastante animado. O técnico Jorge Jesus pediu o máximo apoio da torcida no jogo contra o PSV, em Lisboa: “É fundamental o apoio dos nossos adeptos. Sabemos que o estádio vai estar lotado e isso é um sinal positivo.” Jesus também pediu que a equipe mudasse de prioridade: “Amanhã é outra competição, onde todas as equipes têm a possibilidade de vencer. Temos muita vontade de passar das quartas, para chegar às semifinais, e depois torna-se tudo mais fácil para atingir a final.”

Pela equipe holandesa, o técnico Fred Rutten pregou a necessidade de seus comandados estarem tranquilos: “Precisamos nos manter calmos, não partir para o entusiasmo deles [Benfica], para jogarmos com nosso próprio estilo.” E o comandante dos Eindhovenaren ainda advertiu: “É um adversário de outra categoria em relação ao Rangers, quando eramos favoritos. Precisaremos fazer um jogo perfeito para vencer, mas eles também. Temos muito respeito pelo Benfica, mas eles também têm respeito por nós.”

Como terceiro representante português, o Braga joga contra o Dynamo Kiev, na Ucrânia. E o técnico Domingos Paciência disse que os Arsenalistas serão bastante ousados: “Não vamos jogar por um empate. Vamos jogar da mesma forma que em Liverpool, e se os níveis de atitude e concentração da equipe estiverem nos limites, podemos igualar este grande time que é o Dynamo.” O time ucraniano, por sua vez, joga sem Milos Ninkovic, lesionado.

Finalmente, o Villarreal recebe o Twente, na Espanha.

Confira os jogos de ida das quartas de final da Liga Europa

Quinta-feira, 7/abril
Porto x Spartak Moscou
Benfica x PSV
Villarreal x Twente
Dynamo Kiev x Braga

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo