Sem categoria

Africano Sub-20

Ao mesmo tempo em que está sendo realizado o Sul-Americano sub-20, na Venezuela, é disputado em Ruanda o Campeonato Africano sub-20.

O torneio já está na fase final. As quatro equipes classificadas para o Mundial sub-20 já estão definidas e agora disputam o título do torneio. A Trivela apresenta com exclusividade um pequeno guia da competição.

As equipes foram divididas em dois grupos. No grupo A, estavam Ruanda, Camarões, Mali e Gana e no B, Nigéria, Egito, Costa do Marfim e África do Sul. As duas melhores seleções passaram para as semifinais.

Confira os resultados que classificaram Gana, África do Sul, Nigéria e Camarões:

Grupo A

Ruanda 0x2 Gana
Mali 0x3 Camarões
Ruanda 1×1 Camarões
Mali 0x2 Gana
Gana 1×1 Camarões
Ruanda 2×1 Mali

Classificação:
1) Gana, 7 pontos
2) Camarões, 5
3) Ruanda, 4
4) Mali, 0

Grupo B

Nigéria 3×0 Costa do Marfim
Egito 2×1 África do Sul
África do Sul 2×1 Nigéria
Egito 2×1 Costa do Marfim
Costa do Marfim 0x1 África do Sul
Nigéria 2×0 Egito

Classificação:
1) Nigéria, 6 pontos (saldo +4)
2) África do Sul, 6 (+1)
3) Egito, 6 (0)
4) Costa do Marfim, 9

Semifinais (28/jan)

Nigéria x Camarões
Gana x África do Sul

Camarões: campeão em 1995

Há dois anos, os camaroneses não passaram nem da primeira fase. No entanto, para esta edição, a equipe chega mais forte depois de passar pelo último campeão, Congo, na qualificação para a fase final. Um empate por 0 a 0 e depois uma vitória por 2 a 0. A preparação foi feita no Quênia. Do atual elenco, alguns jogadores já jogam na Europa. São os casos de Germain Francelin Tiko Messina, Duisburg, Bosso Aristide Cedric, do Anderletch e Nkoum Victor Cedric, que atua no Paris St. Germain. O treinador é Alain Wabo, conhecido como “Capello Camaronês”.

Gana: campeão em 1993 e 99

A seleção conta com a base que foi quarta colocada no Mundial sub-17 do ano retrasado. Dois dos destaques daquela equipe não disputarão o Africano. São eles: Daniel Opare, lateral do Real Madrid, que está machucado, e o meia Rabiu Mohamed, que atua no Xerez, da segunda divisão espanhola. Os Estrelas Negras serão treinados por Silas Tetteh, treinador da seleção sub-17 no Mundial de 2007. O principal jogador é Andre Ayew, jogador do Lorient. Ele é filho do legendário Abedi Pelé. O artilheiro Ransford Osei, do Maccabi Haifa, é outro destaque. Venceram Angola e Gâmbia para chegarem a esta fase final.

Nigéria: campeã em 1983, 1985, 1987, 1989 e 2005

“Nós estamos preparados para ir mais longe depois deste bom início. A nossa meta é ir até o final e levantar a taça. Estamos preparados para qualquer seleção, '' disse o treinador após a vitória contra o Egito na estréia do Africano. Tal como Gana, a Nigéria apresenta jogadores que estiveram no título do Mundial sub-17, na Coréia em 2007, e por isso é uma das favoritas a conquista do torneio. Alguns deles já atuam na Europa. Macauley Chrisantus (Hamburg), Rabiu Irahim (Sporting) e o capitão Lukman Haruna (Mônaco). Com estes atletas campeões no Mundial, as Águias Voadoras pretendem recuperar o título perdido para o Congo em 2007. O treinador é o criticado Ladan Bosso. É o mesmo do Mundial sub-20 de 2007. Bosso era assistente técnico, e assumiu a equipe pouco antes do Mundial, depois que o treinador, Musa Abdullahi, foi afastado por problemas de saúde.

África do Sul: nunca venceu

Os Bafana Bafana disputam uma fase final de Africano sub-20 pela quarta vez. Das quatro equipes classificadas é a única seleção que não venceu este torneio. Para chegar nesta fase, os comandados do treinador Serame Letsoaka, venceram Reunion e Botsuana. O grande objetivo é a classificação para o Egito. Letsoaka está no cargo desde 2007, quando substituiu o antigo jogador Doctor Khumalo. O principal líder da equipe é o zagueiro Ramahlwe Mphahlele. O ponto forte da equipe é o meio campo. Destaque para Serero Thulani e Claasen Dylon, único dos convocados que atua fora. Joga no Ajax. Já fez testes no Anderletch e no Real Madrid. O atacante Kermit Erasmus, do Feyenoord, não foi liberado para a disputa da competição.

– Mais deste colaborador em seu blog.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo