Aberdeen surpreende e empata com Bayern

O Aberdeen superou as expectativas ao empatar em casa por 2 a 2 com o Bayern de Munique, nesta quinta-feira, no jogo de ida da terceira fase da Copa Uefa. O time escocês, considerado azarão diante de um dos candidatos ao título, teve uma boa atuação e por duas vezes esteve à frente no placar.
Josh Walker abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com um chute colocado de fora da área na bola escorada por Sone Aluko. Cinco minutos depois, o Bayern empatou. A bola lançada por Lúcio foi ajeitada por Luca Toni para Miroslav Klose, que finalizou para as redes.
O jovem Aluko, emprestado pelo Birmingham City, marcou o segundo do Aberdeen a quatro minutos do intervalo, concluindo da entrada da área para bater o goleiro Michael Rensing, escalado apesar das dores nas costas. O titular Oliver Kahn havia sido vetado por causa de uma gripe.
O Bayern, que também tinha o desfalque de Franck Ribéry, buscou o empate aos 10 minutos do segundo tempo. Alan Maybury cometeu pênalti ao cortar com o braço o cruzamento de Zé Roberto. A cobrança de Hamit Altintop foi defendida por Jamie Langfield no canto direito, mas o jogador turco foi mais rápido para aproveitar o rebote e deixar tudo igual.
No restante da partida, o Bayern esteve mais perto do gol, mas o Aberdeen, que ocupa apenas a quinta posição no Campeonato Escocês, segurou o resultado.
Outro time alemão, o Hamburg, deu um grande passo para a classificação ao vencer o Zürich por 3 a 1, na Suíça. O HSV perdeu o meia Rafael van der Vaart, lesionado, ainda no primeiro tempo, mas não teve problemas para construir o placar na segunda etapa. David Jarolim, Ivica Olic e Piotr Trochowski marcaram para o time visitante, e Eric Hassli descontou no final.
O Nuremberg não teve a mesma sorte e, na estréia do técnico Thomas Von Heesen, perdeu por 1 a 0 para o Benfica em Lisboa. O atacante da seleção portuguesa Ariza Makukula marcou, no primeiro tempo, o único gol da partida.
Bolton e Tottenham completaram uma rodada perfeita para os times ingleses, depois da vitória do Everton sobre o Brann na quarta-feira.
O Bolton recebeu o Atlético de Madrid e fez 1 a 0. El-Hadji Diouf fez o gol decisivo, pouco depois da expulsão do colchonero Sergio Agüero, aparentemente por uma cusparada na direção do assistente. O Tottenham, em Praga, bateu o Slavia por 2 a 1. Dimitar Berbatov e Robbie Keane fizeram os gols dos Spurs, e David Strihavka respondeu para os anfitriões.
A Fiorentina foi à Noruega e venceu o Rosenborg por 1 a 0, com gol do romeno Adrian Mutu no primeiro tempo.
As partidas de volta serão na próxima quinta-feira, dia 21.
Confira os resultados desta quinta-feira:
Aberdeen-ESC 2×2 Bayern de Munique-ALE
Zürich-SUI 1×3 Hamburg-ALE
Rosenborg-NOR 0x1 Fiorentina-ITA
Bolton-ING 1×0 Atlético de Madrid-ESP
Slavia Praga-TCH 1×2 Tottenham-ING
Benfica-POR 1×0 Nuremberg-ALE
Veja como foram os jogos de quarta:
Zenit-RUS 1×0 Villarreal-ESP
Galatasaray-TUR 0x0 Bayer Leverkusen-ALE
AEK-GRE 1×1 Getafe-ESP
Brann-NOR 0x2 Everton-ING
Werder Bremen-ALE 3×0 Braga-POR
PSV-HOL 2×0 Helsingborg-SUE
Anderlecht-BEL 2×1 Bordeaux-FRA
Olympique de Marselha-FRA 3×0 Spartak Moscou-RUS
Rangers-ESC 0x0 Panathinaikos-GRE
Sporting-POR 2×0 Basel-SUI