A vida continua

Um dia depois da final da Liga dos Campeões, a sensação de ressaca é inevitável, e já começa a bater uma saudade que só terminará com os primeiros acordes do hino na próxima temporada. Mas o futebol continua, e neste fim de semana se encerra a temporada na maior parte da Europa.

O Bordeaux está com a faca e o queijo na mão para recuperar o título da Ligue 1 depois de dez anos. O time de Laurent Blanc só precisa empatar com o Caen para festejar o título. Ao Olympique de Marselha, cabe secar os girondinos e vencer o Rennes no Vélodrome. Clique aqui e leia mais sobre a decisão francesa na coluna de Ricardo Espina.

Na Itália, o Milan tenta evitar o desastre diante da Fiorentina em um confronto direto pela terceira vaga direta na Liga dos Campeões. Vitória por dois gols de diferença favorece a Viola – ou até vitória por qualquer placar, caso a já classificada Juventus perca em casa para a Lazio. A torcida no Artemio Franchi promete homenagear Paolo Maldini como ele merece em sua despedida.

Na parte de baixo da tabela, um entre os ex-campeões Bologna e Torino se despedirá da Serie A. Provavelmente o Torino, já que o Bologna joga em casa contra o Catania e só depende do próprio resultado. O Torino também pega um time desinteressado, mas se trata da Roma e o jogo ainda é no Olímpico. A não ser que os granata herdem a aura de bom futebol deixada ali pelo Barcelona…

A Espanha também decide vagas europeias e rebaixamento. Atlético de Madrid e Villarreal disputam o lugar na fase preliminar da LC, com vantagem para os colchoneros, que só precisam do empate em casa diante do Almería para confirmar a quarta posição. O Submarino Amarelo depende de uma derrota do Atlético e ainda tem de vencer no campo do Mallorca.

Quem levar a pior fica com o consolo da Liga Europa, competição que Valencia e Deportivo La Coruña lutam para disputar. A situação do Valencia é semelhante à do Atlético: tem dois pontos de vantagem, joga em casa e precisa apenas empatar com o Athletic Bilbao. O Deportivo recebe o Barcelona e sua ressaca pelos festejos da LC.

Na parte de baixo, Numancia e Recreativo já caíram, e cinco times lutam para se livrar da última vaga do descenso: Valladolid (42 pontos), Getafe (41), Betis (41), Osasuna (40) e Sporting Gijón (40).

Por fim, Inglaterra e Alemanha terão as finais de suas copas, com Chelsea x Everton e Bayer Leverkusen x Werder Bremen. Todos times que tentam terminar a temporada com um troféu. Para Chelsea e Werder Bremen é também a oportunidade de deixar para trás os recentes traumas nas competições europeias. E são duas despedidas especiais: a de Hiddink, no Chelsea, e a de Diego, no Werder.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo