O que brasileiro dos sorteios da Conmebol está fazendo nas Olimpíadas?
Fred Nantes, diretor de competições do futebol sul-americano, é árbitro da Associação Internacional de Atletismo desde 2002
O fã de futebol sul-americano mais atento percebeu uma presença inusitada e conhecida como árbitro na prova de salto em altura dos Jogos Olímpicos de Paris disputada neste domingo (4).
Conforme bem lembrou o perfil Out of Context Libertadores, no X (ex-Twitter), era simplesmente o diretor de competições e operações da Conmebol, o brasileiro Frederico Nantes.
O rosto dele é bem conhecido para o torcedor brasileiro que acompanha os times na Libertadores e Copa Sul-Americana, pois é o responsável por apresentar e anunciar os clubes sorteados nas fases de grupos e eliminatórias das competições da América do Sul desde 2018.
A trajetória de Fred no futebol é conhecida, mas o que ele estava fazendo nas Olimpíadas? Bom, não é algo que aconteceu do nada, e o diretor da Conmebol conta com uma trajetória de mais de duas décadas no atletismo.
¿Cómo que Fred Nantes está de árbitro en los Juegos Olímpicos?
QUÉ TIPAZO POR FAVOR 🏆❤️ pic.twitter.com/QClTlgQE06
— Out of Context Libertadores (@OoCLibertadores) August 5, 2024
Fred Nantes é árbitro da World Athletics
Formado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, o gaúcho desde 2002 é árbitro da World Athletics, nome da federação que rege o atletismo.
Segundo o site da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, universidade que foi professor de Produção de Eventos Esportivos, Fred Nantes ainda esteve em 5 campeonatos mundiais de atletismo. Ele é árbitro considerado nível 3, o mais alto para função.
— Só em Olimpíadas e Mundiais, assinei cinco recordes mundiais da [Yelen] Isinbayeva [tricampeã mundial e bi olímpica] no salto com vara. — relembrou o brasileiro, em 2014, ao jornal O Globo.
Na rede social LinkedIn, Frederico detalha que, entre 2003 e 2006, foi gerente do departamento técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Pelo trabalho lá, recebeu a oportunidade de ser o gerente de Arbitragem dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, cuidando de 1738 árbitros na competição poliesportiva e outros 500 no Parapan-Americanos.
— Dentre as principais atribuições estavam a preparação logística, incluindo acomodação, transporte aéreo e terrestre, uniforme, pagamento, alimentação dos oficiais técnicos. Além disso, a definição e coordenação de todo o processo de compras dos materiais utilizados pelos árbitros, foi uma das atribuições da área. — detalha, no LinkedIn.
Brasileiro também trabalhou na Copa do Mundo e Olimpíadas do Rio
O currículo do árbitro/executivo é extenso e conta com passagens nas principais organizações do esporte sul-americano.
Depois do Pan, foi gerente de Esportes Olímpicos no Comitê de Candidatura para o Rio de Janeiro ser sede dos Jogos Olímpicos em 2016.
Na sequência, exerce a mesma função agora no Comitê Organizador, após o anúncio, em 2009, que a cidade maravilhosa realmente receberia as Olimpíadas.
Ao término do Mundial, passa pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Concacaf (na organização da Copa América Centenário, 2016) até finalmente exercer a função atual na Conmebol.
A partir de 2021, Fred Nantes ganhou ainda mais importância na entidade máxima do futebol sul-americano, presidida pelo paraguaio Alejandro Domínguez.
Inicialmente, ele coordenava apenas o futebol de clubes, seja no futebol de campo, de praia ou futsal. Mas, depois do departamento de competições ser fundido, passou também a coordenador o esporte de seleções.
Segundo o Uol, a presença de Frederico também “preencheu” a ausência de brasileiros em cargos importantes na Conmebol, algo que não acontecia há muito tempo e Domínguez quis mudar.