Como EUA superaram cansaço para lutar por quinta medalha de ouro?
Sophia Smith marcou no início da prorrogação para destravar duelo entre EUA e Alemanha
100 minutos. Esse foi o tempo que os Estados Unidos levou para fazer o gol que garantiu a classificação para a Final olímpica de futebol feminino em Paris. Contra a Alemanha, nesta terça-feira (6), no Stade Lyon.
A Seleção norte-americana venceu a Alemanha por 1 a 0 e já garantiu, ao menos, uma medalha de prata em 2024. Depois de muito pressionar e dominar quase que completamente as ações do jogo, o zero do placar só saiu aos 5 minutos do primeiro tempo da prorrogação, quando Mallory Swanson achou a atacante Sophia Smith para balançar as redes.
Mas Sophia vai precisar dividir o protagonismo do heroísmo com a experiente goleira Alyssa Naeher, responsável por sete defesas – cinco delas dentro da área -, incluindo uma no último minuto da prorrogação, que garantiu a vaga para a Final.
As estadunidenses agora aguardam o resultado do confronto entre Brasil e Espanha, no outro jogo da Semifinal, para definir contra quem vai disputar a medalha de ouro nessas Olimpíadas.
Como foi Estados Unidos x Alemanha pelas Olimpíadas?
Se desse para resumir o jogo em uma palavra, a escolhida seria domínio. Foi o que fez a Seleção dos Estados Unidos nos pouco mais de 120 minutos de bola rolando na Semifinal contra a Alemanha.
Desde o primeiro minuto os Estados Unidos tiveram mais posse, mais controle e chutaram mais ao gol. O domínio foi tanto que a Alemanha só conseguiu assustar pela primeira vez aos 20 minutos da primeira etapa.
Mas também, quando a Alemanha assustou, foi para valer colocou a goleira Naeher para trabalhar. Os sustos, porém, não foram o suficiente para tirar o zero do placar.
Enquanto isso, os Estados Unidos permanecia pressionando e por pouco não resolveu o jogo ainda no tempo regulamentar. Aos 16′ do segundo tempo, Swanson recebeu de cara com a goleira Berger, driblou, mas perdeu o equilibro e chutou para fora, com o gol aberto.
Depois, a volante Horan quase fez o dela e também obrigou a goleira alemã a fazer outra boa defesa, desta vez próximo ao fim do jogo. O gol americano até saiu antes da prorrogação, já aos 40 minutos, mas Swanson estava em posição irregular e o lance foi invalidado.
Smith supera cansaço de duas prorrogações seguida para garantir mais uma final para os Estados Unidos.
O tempo ia passando e o fantasma de mais uma prorrogação ia ficando cada vez mais real para os Estados Unidos. Depois do terror que foi o duelo contra o Japão, também decidido no tempo extra, tudo que as americanas não queriam era ter que jogar mais 30 minutos.
Mas não teve jeito. O amplo domínio em campo não foi traduzido em gol no tempo normal e a decisão ficou mesmo para a prorrogação.
E quando as duas seleções já estavam esgotadas, as americanas tiram um coelho da cartola para fazer o único gol do jogo. Swanson achou um passe para no meio da zaga. A atacante aproveitou o descuido da defesa alemã para se antecipar e tocar na saída da goleira e garantir a classificação.
Depois do gol, a Seleção norte-americana, já cansada, abriu mão da bola e segurou o jogo o máximo que pode. A estratégia deu certo, e os Estados Unidos seguem vivos em busca da quinta medalha de ouro olímpica.
Estados Unidos buscam sua quinta medalha de ouro nas Olimpíadas
A vitória suada contra a Alemanha garante a Seleção dos Estados Unidos em mais uma final olímpica, a sua sexta. Com quatro títulos, as meninas da terra do tio Sam são as maiores vencedoras do torneio, com quatro títulos.
As americanas ainda somam outras duas medalhas, uma de prata e uma de bronze, esta última conquistada na última edição olímpica, no Japão, em 2021
Em 2024, contra Brasil ou Espanha, os Estados Unidos – que já são as recordistas em medalhas de ouro na modalidade feminina – vão em busca da sua quinta conquista.
Lista de medalhas dos Estados Unidos no futebol feminino olímpico
Ouro
- 1996;
- 2004;
- 2008;
- 2012
Prata
- 2000
Bronze
- 2021