Oito séries e documentários de futebol francês para você ver durante sua quarentena

São quatro produções na Netflix, quatro no Prime Video e ainda duas faixas bônus no YouTube; não vai faltar história

Graças ao seu apoio, as colunas das cinco grandes ligas da Europa estão de volta, e a Tout le Foot traz informações e análises sobre o futebol francês. Faça parte do nosso financiamento coletivo no Apoia.se e nos ajude a bater mais metas.

Poucas semanas atrás, a última coisa que esperaríamos é que, em plena reta final de temporada europeia, ficássemos sem futebol. A pandemia global do novo Coronavírus, no entanto, nos impôs esta situação. Campeonatos mundo afora foram suspensos, e a França, que luta para frear a disseminação do vírus, não é diferente.

No momento em que escrevo esta coluna, o Brasil ainda não decretou quarentena oficial, embora haja recomendação de evitar ao máximo sair de casa, exceto em casos de extrema necessidade. Porém, isso deve ser apenas questão de tempo. E, quando este momento chegar, você vai querer estar munido de material e conteúdo suficiente de futebol para aguentar com mais leveza a rotina alterada que se impõe.

[foo_related_posts]

Como em todo país cuja liga foi paralisada devido à pandemia, a França não tem assuntos latentes e urgentes quando o tema é futebol, mas a coluna Tout le Foot segue, todas as quartas-feiras, aqui na Trivela. E, para esta primeira edição excepcional de quarentena, trago oito indicações de séries e documentários que você pode ver hoje mesmo nos serviços de streaming Netflix e Amazon cujo tema ou pano de fundo são o futebol francês.

Além dessas indicações, quatro para cada plataforma, acrescento dois bônus, que você pode encontrar no YouTube – mas já aviso que as produções estão em francês, com legenda apenas em inglês.

Netflix

Bola no Asfalto

A França conquistou a Copa do Mundo de 2018, coroando uma geração rica em talento que surgiu no país nos últimos anos. Assistindo a Bola no Asfalto, documentário de 2016 sobre a cultura de futebol de rua na Grande Paris, fica fácil entender de onde tem vindo tanta habilidade. A produção permite especificamente a nós, brasileiros, nos relacionarmos com os franceses. Lá, assim como aqui, uma camada da população tem menores oportunidades na vida e encontram no futebol, ou na música, uma saída do que seria uma vida envolvida no crime. Bola no Asfalto conta ainda com boas entrevistas com jogadores como Ben Arfa, Riyad Mahrez e Mehdi Benatia, todos crescidos nos banlieues parisienses.

Antoine Griezmann – Nasce uma Lenda

Dá para argumentar facilmente que a seleção francesa conta com personagens mais interessantes e com histórias de vida mais profundas a contar do que Antoine Griezmann. Ainda assim, Antoine Griezmann – Nasce uma Lenda, produção original da Netflix, é uma janela curiosa para a carreira de um dos principais nomes do futebol francês na última década. De sua infância, passando pela chegada à Real Sociedad até seus tempos de Atlético de Madrid e o título da Copa do Mundo de 2018, a produção é narrada por comentários de pessoas próximas ou que conviveram com “Grizou” ao longo de sua trajetória no futebol.

Le K Benzema

Muito mais controversa que a figura de Griezmann é a de Benzema, e isso é a receita para uma história boa de se acompanhar. Em Le K Benzema, produzido pelo Canal+, o jogador dá sua versão dos fatos para o caso da sextape de Valbuena, fala de sua relação tumultuosa com o técnico dos Bleus, Didier Deschamps, e com o presidente da Federação Francesa, Noël Le Graët, e traz um lado do atacante do Real Madrid que é difícil transparecer em simples entrevistas.

Um Dia Inesquecível

O dia 12 de julho de 1998 é especial para a França. “Perfeito”, definiria em seu título original este documentário, que, hora após hora, acompanha a ocasião do título da seleção francesa na Copa do Mundo disputada em casa, sua primeira conquista de mundial. O objetivo da narrativa é capturar como foi a experiência para os franceses, desde as pessoas comuns até nomes conhecidos no país, como o judoca Teddy Riner, o humorista Jamel Debbouze e o ator Clovis Cornillac. São diversas pequenas histórias ligadas ao dia e que ajudam a dar a dimensão do tamanho do feito de Zidane, Desailly, Thuram e cia.

Amazon Prime Video

Les Bleus 2018, A Epopeia Russa

Por ora, ninguém faz séries documentais sobre futebol melhor do que a Amazon. E, se você gostou de All or Nothing: Manchester City, por trazer cenas de bastidores pouco comuns na cobertura esportiva, irá amar “Les Bleus 2018, A Epopeia Russa”. A série acompanha a seleção francesa em sua conquista da Copa do Mundo de 2018 e não se limita apenas aos momentos leves da equipe, exibindo também, por exemplo, um momento de tensão natural entre o técnico Didier Deschamps e seus comandados. Podemos ainda conhecer um pouco mais da personalidade de diversos personagens daquele elenco campeão, do tímido Kanté ao experiente Mandanda, passando ainda pelo brincalhão Griezmann e pelo líder Pogba.

Varane: Destino de Campeão

Quando chegou ao Real Madrid aos 18 anos, Raphaël Varane era muito cotado para se tornar um dos maiores zagueiros do mundo, mas tudo estava ainda apenas no plano da imaginação – e nem nessa época se imaginaria que, oito anos depois, aquele garoto teria uma galeria de títulos tão repleta. Varane: Destino de Campeão é uma série documental sobre a trajetória e a ascensão do defensor no futebol, com imagens de seus dias no CRAFF Liévin, equipe amadora de Lille, no Lens, clube em que estreou profissionalmente e, mais tarde, os incontáveis sucessos por seleção francesa e, principalmente, Real Madrid. Personagem pouco extrovertido e sem muito barulho na mídia, Varane mostra um outro lado de sua figura, visível pelos depoimentos dos colegas Pogba, Mbappé e Benzema, mas também pela relação que tem com sua família.

2018 FIFA World Cup Russia – France – A Nation’s Story

Esta produção é uma alternativa mais curta para quem quiser acompanhar bastidores da seleção francesa na Copa do Mundo de 2018 e como os Bleus viveram o histórico torneio. Em menos de 30 minutos, o documentário reúne imagens oficiais dos jogos e comentários das estrelas da equipe comandada por Didier Deschamps. Na falta de futebol nesta quarentena, se você for consumir tudo dessa lista, vale a pena conferir, mas eu daria prioridade a “Les Bleus 2018”.

Didier Face à Deschamps

Ao longo dos quase oito anos à frente da seleção francesa, Didier Deschamps passou por diversos momentos de críticas a seu trabalho, mas a confiança depositada por Noël Le Graët no capitão da primeira conquista mundial, assim como o grande talento que tinha em mãos, rendeu a Deschamps uma segunda Copa do Mundo, a primeira como técnico, e tornou seu status no comando dos Bleus ainda mais forte. Não é à toa que, em 2019, o treinador ganhou uma série documental para chamar de só sua. “Didier Face à Deschamps” é uma produção dividida em três episódios que conta a história do capitão de 1998 no futebol, dos tempos de jogador de Nantes, Olympique de Marseille, Juventus, Monaco aos de técnico da seleção. Temos aqui, também, a mesma fórmula de comentários de figuras importantes do futebol francês, tentando oferecer a representação mais fiel que podem sobre “Dédé”.

Faixa Bônus – YouTube

Ousmane

Parte do universo de Bola no Asfalto, Ousmane é um minidocumentário sobre Dembélé, mas também sobre a comunidade de onde veio o destaque do Rennes que encantou a Europa e foi disputado por gigantes antes de ir para o Borussia Dortmund e, por fim, chegar ao Barcelona por € 105 milhões. Como também estamos acostumados em nossa realidade no Brasil, Dembélé não é só um atleta, mas um símbolo de esperança de dias melhores para a garotada da periferia de Évreux, na Normandia.

FOOTEUSES

A derradeira dica saiu do forno há pouco, tendo sido liberado no YouTube em fevereiro de 2020.”Um documentário Bola no Asfalto dedicado ao futebol feminino e às suas protagonistas”, descreve a Yard, onipresente nesta lista. FOOTEUSES acompanha meninas e mulheres que, com menos espaço e enfrentando muito mais obstáculos, vivem também com paixão o futebol, da rua para o campo.