Há 100 anos, o Leeds City desaparecia do mapa por um escândalo na Football League e precisou até leiloar seus jogadores. Porém, a alma do clube permaneceu viva entre cerca de mil torcedores, que resolveram fundar um novo time à cidade. Assim, esta semana também marca o centenário de criação do Leeds United. Os Whites não apenas superaram a longevidade de seus antecessores na elite do Campeonato Inglês, como também conseguiram escrever uma história bem mais vitoriosa.

O Leeds United precisou de apenas cinco anos para ascender de volta à primeira divisão. Passou boa parte de sua trajetória oscilando entre os dois primeiros níveis da Football League, mas também viveu momentos mágicos na elite. O auge veio pelas mãos de Don Revie, a partir do acesso em 1964. Sob as ordens do lendário treinador, a equipe faturou dois títulos do Campeonato Inglês, um da Copa da Inglaterra, um da Copa da Liga e ainda dois da Copa das Cidades com Feiras – além de uma série de dez vices em diferentes competições. Logo após a saída do comandante para a seleção (e do “maldito” período de Brian Clough), Jimmy Armfield alcançou a decisão da Champions em 1975.

O renascimento do Leeds United veio na virada dos anos 1990. De maneira surpreendente, os Whites ergueram a taça do Campeonato Inglês pela última vez às vésperas da criação da Premier League. E, ao final daquela década, também chegaram a rondar as primeiras colocações, quando batiam cartão nas competições europeias. A gastança do período cobrou seu preço e a equipe até passou pela terceira divisão. Ao longo desta década, a Championship parece um calvário em Elland Road. Contudo, mesmo fora da elite, o Leeds segue como um clube relevante. E que, ultimamente, voltou a sonhar sob as ordens de Marcelo Bielsa.

Para celebrar a data, o Leeds United realizou uma série de ações. Homenageou ídolos históricos e lançou uma camisa deslumbrante – que, de lambuja, vem com um livro que conta a história oficial. Além disso, produziu dois vídeos bem legais, um compilando momentos marcantes e outro listando 10 gols memoráveis. Vale conferir: