Mundo

A Trivela alerta: Confira as seleções que você precisa ficar de olho nesta Data Fifa

Campeã africana e surpresa da Europa fazem amistosos importantes na primeira Data Fifa do ano de 2024

A tão tradicional Data Fifa é o momento do calendário do futebol internacional dedicado a jogos entre seleções, seja em amistosos ou mesmo para a preparação das equipes para competições continentais, como a Eurocopa e a Copa América. A primeira grande pausa em 2024 acontece a partir desta segunda-feira (18) e vai até a terça-feira (26), paralisando os principais campeonatos de clubes pelo mundo, incluindo a Premier League, a Serie A e até mesmo os estaduais pelo Brasil como o Paulista, Mineiro e o Carioca.

Dorival Júnior, novo técnico da seleção brasileira, fará seu primeiro compromisso à frente da Canarinho no próximo dia 23, diante da Inglaterra e posteriormente, no dia 26, contra a Espanha, Em Wembley e no Estádio Santiago Bernabéu, respectivamente. Além do Brasil, vamos analisar neste material alguns outros confrontos e seleções que você, caro leitor da Trivela, precisa ficar de olho nesta pausa para amistosos e jogos de preparação.

Portugal de Cristiano Ronaldo, por exemplo, fará dois amistosos nesta Data Fifa, sendo o primeiro diante da Suécia, no dia 21 de março, quinta-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Afonso Henriques, em Guimarães. Em seguida, os comandados de Roberto Martínez, que não convocou o brasileiro Galeno do Porto, encara a Eslovênia no dia 26 de março, data com maior quantidade de jogos nesta pausa internacional. O confronto acontece no Estádio Stožice, em Ljubljana, também às 16h45.

Confira outras equipes que merecem destaque nesta Data Fifa e que merecem ser acompanhadas de perto por você, amante do esporte bretão.

Amistosos de destaque desta primeira Data Fifa de 2024

Itália x Venezuela – 21 de março (quinta-feira)

Separamos este jogo por dois motivos. Primeiro que a Itália é a atual campeã europeia e mesmo que a tão tradicional tetracampeã mundial não esteja em sua melhor fase e ficou fora das duas últimas Copas do Mundo, é sempre um time ótimo de se acompanhar e terá como adversário a Venezuela, que vem surpreendendo com uma geração nova e muito aguerrida, que neste momento ocupa a quarta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2026 com nove pontos ganhos, sendo duas vitórias três empates e uma derrota apenas.

O time treinado por Ricardo Valiño está na frente do Brasil na classificação do torneio qualificatório e vai enfrentar o time italiano pela primeira vez na história. O jogo será disputado no Lockhart Stadium e a bola começa a rolar às 18h (horário de Brasília). Do outro lado a Itália de Luciano Spalletti ficou na segunda colocação de seu grupo nas Eliminatórias para a Euro deste ano, atrás da Inglaterra e vem de uma sequência de três jogos sem derrotas, com duas vitórias, contra Malta por 4 a 0 e Macedônia do Norte por 5 a 2 e um empate sem gols frente a Ucrânia.

Portugal x Suécia – 21 de março (quinta-feira)

Mais do que um amistoso em casa, Portugal joga também pelo aproveitamento de Roberto Martínez. Desde que o espanhol chegou ao comando da seleção, após a Copa de 2022, foram 10 vitórias em 10 jogos, e uma classificação bastante tranquila para a Eurocopa. Quem pode estrear e em um estádio que conhece muito bem é Jota Silva. Convocado pela primeira vez, o ponta do Vitória de Guimarães pode ser a grande novidade dos anfitriões na partida, que ocorrerá no Estádio Dom Afonso Henriques, onde joga o time do possível estreante.

Já a Suécia vem com uma importante estreia. Ex-atacante de Milan e Feyenoord, o dinamarquês Jon-Dahl Tomasson fará a sua estreia como técnico dos Blågult. Enquanto conhece os seus comandados, ele contará com Viktor Gyökeres, que está brilhando nos gramados portugueses nesta temporada. Principal referência do Sporting, líder da Liga Portugal, o centroavante é o artilheiro da competição, com 22 gols, e o vice-líder de assistências, com 10 passes para gols.

Espanha x Colômbia – 22 de março (sexta-feira)

A preparação da Espanha para a Eurocopa será com duas seleções sul-americanas. No primeiro duelo, em Londres, a Roja pegará a Colômbia apostando na juventude. A grande novidade da convocação de Luis de la Fuente foi Pau Cubarsí, de apenas 17 anos. O zagueiro terá como companheiro Lamine Yamal, que mesmo com 16 anos, já fez gols com a camisa da seleção. Quem também pode receber mais oportunidades é Alejandro Grimaldo. Líder em assistência da Bundesliga, o lateral-esquerdo passou a ser convocado apenas quando se destacou no Bayer Leverkusen.

Mas não será tão fácil para ele, já que o jogador enfrentará uma legião de ‘brasileiros'. O principal rival dele pelo lados do Estádio Olímpico de Londres será Santiago Arias, que recuperou a confiança atuando no Bahia, além de Jhon Arias, que se tornou titular pelo lado direito da seleção cafetera após se destacar no Fluminense. O capitão James Rodríguez, que causou mágoa na torcida do São Paulo por não bater pênalti na eliminação do Paulistão, Richard Ríos, do Palmeiras e Rafael Santos Borré, astro do Internacional, são os outros atletas que atuam no futebol brasileiro e convocados pelo treinador Néstor Lorenzo.

Albânia x Chile – 22 de março (sexta-feira)

Sylvinho colocou seu nome na história ao ser o segundo treinador a classificar a Albânia para uma disputa de Eurocopa. O feito do brasileiro é ainda mais impactante quando colocamos em pauta a dificuldade de seu grupo, que tinha a República Tcheca e a Polônia como candidatas a classificação direta e se torna ainda mais incrível por conta da classificação em primeiro lugar da equipe albanesa, jogando os poloneses para disputar a repescagem diante da Estônia, no próximo dia 21 de março.

O amistoso diante do Chile vai servir para observar de perto o andamento da preparação da seleção da Albânia e diante de um adversário mais experiente em jogos internacionais. A equipe do Chile vem em situação oposta, já que ocupa a oitava colocação nas Eliminatórias para a Copa de 2026 com apenas uma vitória, dois empates e três derrotas e vem de três jogos seguidos sem vencer.

A equipe era treinada por Nicolas Andres Cordova até a última rodada do torneio eliminatório, mas acabou sendo demitido, dando lugar ao argentino Ricardo Gareca, ex-Vélez Sarsfield e seleção peruana. O confronto diante da Albânia será o primeiro compromisso do experiente treinador junto à equipe chilena. A partida entre europeus e sul-americanos acontece no Estádio Ennio Tardini, em Parma, às 16h45.

França x Alemanha – 23 de março (sábado)

Outro jogo importante que promete muito é o clássico entre Alemanha e França, tão tradicional confronto, que decidiu vaga na final da Copa do Mundo de 1982 e será mais um teste importante para os comandados de Julian Nagelsmann, que até aqui ainda não provou seu valor comandando a equipe principal alemã. Nos últimos três jogos, a Alemanha empatou diante do México por 2 a 2 e vem de duas derrotas consecutivas, para a Turquia por 3 a 2 e frente a Áustria por 2 a 0.

A partida diante dos austríacos inclusive causou preocupação na imprensa alemã por conta do fraco desempenho apresentado em campo. O fato de sediar a Eurocopa este ano criou um ambiente de pressão ao treinador da Alemanha, já que a federação de futebol do país espera pela conquista da competição, o que não acontece desde 1996, quando venceu a República Tcheca na final.

Pelo lado francês, a última derrota foi justamente diante da Alemanha, por 2 a 1, em amistoso disputado no dia 13 de setembro de 2023. De lá para cá são três vitórias, incluindo a goleada sobre Gibraltar por 14 a 0 e um empate contra a Grécia.

Brasil x Inglaterra – 23 de março (sábado)

Nos últimos anos, foi muito cobrado por torcedores e imprensa que o Brasil enfrentasse mais seleções europeias. E já em sua estreia como treinador do Brasil, Dorival Júnior terá pela frente a forte Inglaterra, e em território hostil. Para piorar a situação, o treinador teve de cortar cinco atletas, fora outros previamente machucados como Alisson e Neymar. Para o jogo em Wembley, o treinador levou cinco meio-campistas que atuam na Premier League, e que serão essenciais para uma estreia com o pé direito, em Londres.

Mas não será fácil enfrentar uma seleção que nos últimos anos, se colocou novamente como uma das potências do futebol mundial. O técnico Gareth Southgate terá à disposição novamente Jordan Henderson como um dos seus pilares, para deixar Jude Bellingham mais livre para criar jogadas e brilhar, como vem fazendo no Real Madrid. Mas a boa notícia para a seleção brasileira é a provável ausência de Harry Kane. O capitao e maior artilheiro da história da Inglaterra lesionou a perna esquerda no último jogo contra o Bayern de Munique, e deverá voltar apenas para o segundo amistoso dos Three Lions.

Uruguai x Costa do Marfim – 26 de março (terça-feira)

O dia 26 de março marca o fim da primeira Data Fifa do ano e também é o dia com maior quantidade de jogos desta primeira pausa. Serão 24 confrontos com vários duelos interessantes, além do jogo entre Espanha e Brasil. Atual campeã africana em uma campanha histórica de superação, a Costa do Marfim encara os uruguaios em seu segundo amistoso, já que antes, enfrenta Benin no sábado (23). O duelo diante da Celeste de Marcelo Bielsa será o primeiro grande teste dos africanos após a marcante conquista continental.

Pelo lado uruguaio, o momento é de euforia com a segunda colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com quatro partidas de invencibilidade, sendo três vitórias e um empate. O time treinado por Marcelo Bielsa venceu a Argentina e o Brasil, ambos por 2 a 0 e chega forte para a disputa da Copa América em junho. O jogo entre Uruguai e Costa do Marfim acontece no Stade Félix-Bollaert, em Lens, às 16h30.

A partida entre Alemanha e Holanda acontece no Estádio Deutsche Bank Park, casa do Eintracht Frankfurt e a bola rola a partir das 16h45.

Inglaterra x Bélgica – 26 de março (terça-feira)

Novamente em Wembley, a Inglaterra enfrentará a Bélgica três dias após encarar o Brasil. A grande novidade provavelmente será Harry Kane, que deverá estar apto para a partida. Há também a expectativa para a estreia de Anthony Gordon, que vem se destacando pelo Newcastle aberto pela ponta esquerda.

Já os Rode Duivels tentarão manter a invencibilidade da seleção sob o comando de Domenico Tedesco, que ganhou 8 jogos e empatou2 como técnico do time. Ainda sem Courtois e De Bruyne, a Bélgica tentará uma vitória fora de casa com jovens como Vermeeren, Doku e Bakayoko, além dos atacantes Lukaku e Openda, ambos em boa fase por seus times. Outro grande destaque será a possível estreia do novo segundo uniforme, inspirado na roupa de Tintin.

Alemanha x Holanda – 26 de março (terça-feira)

Alemanha e Holanda será um duelo de seleções tradicionais, mas que não vivem seus melhores momentos. O técnico Julian Nagelsmann, em casa, poderá testar alguns dos 6 estreantes convocados para a Nationalelf. Primordiais na espetacular campanha do Stuttgart, Anton, Mittelstadt e Undav poderão jogar pela primeira vez com a seleção, assim como Beste, do Heidenheim, Beier, do Hoffenheim, e o jovem Pavlovic, do Bayern de Munique. Outra grande novidade é Toni Kroos, que após pedido do treinador novo, voltou a ser convocado.

E é na Alemanha onde jogam alguns dos grandes destaques holandeses da atualidade. Frimpong, vivendo um momento espetacular no Bayer Leverkusen, deve receber mais chances por Ronald Koeman. Xavi Simons, grande destaque do RB Leipzig, e Malen, em excelente momento pelo Borussia Dortmund, também podem botar na água no chope de torcedores que o apoiaram durante a temporada por seus clubes.

Chile x França – 26 de março (terça-feira)

Em preparação para a Eurocopa, uma das principais favoritas ao título jogará em Marselha contra um Chile decadente, mas que conta com o técnico argentino Ricardo Gareca para surpreender. Alexis Sánchez, que marcou vários gols no Vélodrome na temporada passada atuando pelo Olympique de Marseille, ainda é o grande jogador da Roja, mesmo já tendo 35 aos. Claudio Bravo (40), Isla (35) e Vargas (34) são outros jogadores da época dourada dos chilenos, e que ainda são as grandes esperanças contra a fortíssima e equilibrada França, que conta com uma base formada há muitos anos, mas ainda não tão envelhecida.

O técnico Didier Deschamps terá a oportunidade de encaixar jovens atletas como Zaïre-Emery ao lado dos principais astros dos Bleus, como Mbappé e Olivier Giroud. Juventude, aliás, é o grande destaque do meio campo francês. Dentre os cinco convocados para a posição, o mais velho é Rabiot, de 28 anos, 10 a mais do que o prodígio do PSG. Até o início da Eurocopa, o técnico usará os amistosos para ver a melhor formação para uma seleção de base bastante sólida, mas de atletas ainda novos.

Brasil x Espanha – 26 de março (terça-feira)

Mais do que um jogo entre duas das maiores seleções dos últimos tempos, Brasil e Espanha também é um amistoso cheio de expectativas pela rivalidade já projetada para os próximos anos. Futuro jogador do Real Madrid, Endrick poderá fazer o sua primeira partida como profissional no Estádio Santiago Bernabéu. E mais do que dividir o campo pela primeira vez com Carvajal e Joselu, os únicos merengues convocados por Luis de la Fuente, ele também poderá ter pela frente Pau Cubarsí, zagueiro de 17 anos do arquirrival Barcelona em duelos diretos de defesa e ataque, e também Lamine Yamal, que com 16 anos, também poderá ser um rival do brasileiro nas disputas por artilharia na La Liga.

Confira alguns jogos desta Data Fifa:

Quarta-feira, 20 de março:

  • San Marino x São Cristóvão e Névis – 16h45
  • El Salvador x Bonaire – 20h00

Quinta-feira, 21 de março:

  • Etiópia x Lesoto – A definir
  • Chipre x Letônia – 14h00
  • Rússia x Sérvia – 14h00
  • Bielorrússia x Montenegro – 15h00
  • Malta x Eslovênia – 15h00
  • Cabo Verde x Guiana – 16h00
  • Portugal x Suécia – 16h45
  • Andorra x África do Sul – 18h00
  • Itália x Venezuela – 18h00
  • Porto Rico x Belize – 18h00
  • Equador x Guatemala – 21h30

Sexta-feira, 22 de março:

  • Bulgária x Tanzânia – 10h00
  • Macedônia do Norte x Moldávia – 11h30
  • Armênia x Kosovo – 13h00
  • Azerbaijão x Mongólia – 13h00
  • Liechtenstein x Ilhas Faroe – 14h00
  • Noruega x República Tcheca- 14h00
  • Nova Zelândia x Egito – 15h00
  • Nigéria x Gana – A definir
  • Tunísia x Croácia – 15h00
  • Senegal x Gabão – 16h30
  • Albânia x Chile – 16h45
  • Hungria x Turquia – 16h45
  • Holanda x Escócia – 16h45
  • Romênia x Irlanda do Norte – 16h45
  • Espanha x Colômbia – 17h30
  • Argélia x Bolívia – 18h00
  • Marrocos x Angola – 19h00
  • Argentina x El Salvador – 21h00
  • Peru x Nicarágua – 22h30

Sábado, 23 de março:

  • Zâmbia x Zimbábue – 09h00
  • Malawi x Quênia – 12h00
  • Costa do Marfim x Benin – 13h00
  • Irlanda x Bélgica – 14h00
  • Eslováquia x Áustria – 14h00
  • Dinamarca x Suíça – 16h00
  • Inglaterra x Brasil – 16h00
  • França x Alemanha – 17h00

Domingo, 24 de março:

  • Equador x Itália – 17h00
  • Guatemala x Venezuela – 19h00

Segunda-feira, 25 de março:

  • Tanzânia x Mongólia – 10h00
  • Azerbaijão x Bulgária – 13h00
  • Chipre x Sérvia – 14h00
  • Montenegro x Macedônia do Norte – 14h00
  • Rússia x Paraguai – 14h00
  • Suécia x Albânia – 15h00
  • Bolívia x Andorra – 18h00

Terça-feira, 26 de março:

  • Uganda x Gana – 13h00
  • Letônia x Liechtenstein – 14h00
  • Hungria x Kosovo – 15h00
  • Malta x Bielorrússia – 15h00
  • Noruega x Eslováquia – 15h00
  • Tchéquia x Armênia – 16h00
  • Colômbia x Romênia – 16h15
  • Dinamarca x Ilhas Faroe – 16h15
  • Senegal x Benin – 16h30
  • Uruguai x Costa do Marfim – 16h30
  • Áustria x Turquia – 16h45
  • Inglaterra x Bélgica – 16h45
  • Alemanha x Holanda – 16h45
  • Irlanda x Suíça – 16h45
  • Escócia x Irlanda do Norte – 16h45
  • Eslovênia x Portugal – 16h45
  • França x Chile – 17h00
  • Mali x Nigéria – 17h00
  • Espanha x Brasil – 17h30
  • Argélia x África do Sul – 18h00
  • Marrocos x Mauritânia – 19h00
  • El Salvador x Honduras – 22h00
  • Peru x República Dominicana – 22h30
  • Argentina x Costa Rica – 23h50
Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo