Roteiro: Despedidas na Itália, na Espanha e na França
Exceção feita à Inglaterra, o final de semana é de despedida nas grandes ligas europeias. La Liga, Ligue 1 e Serie A contam com suas últimas partidas antes da pausa de fim de ano. É a chance derradeira de observar em 2012 o Barcelona, o Lyon ou a Internazionale, que despontam ou brigam pela ponta em seus países.
A melhor partida da rodada é reservada para a Itália, onde Roma e Milan medem forças no Stadio Olímpico. Ainda assim, todas as outras ligas possuem suas atrações, como o recorde de Messi na Espanha ou a dupla afinada formada por Rooney e Van Persie na Inglaterra. Confira nas próximas linhas o que acompanhar no futebol internacional durante os próximos dois dias:
O jogão
Roma x Milan
Sábado, 17h45
O brilho de giallorossi e rossoneri pode não ser o mesmo de alguns anos atrás, mas as expectativas continuam altas para o jogo no Stadio Olimpico. Ambos os times ocupam posições intermediárias na Serie A, mas vêm de boas sequências e se aproximam da briga pelas competições continentais. Na Roma, a sede por gols do time armado por Zdenek Zeman continua sendo decisiva, garantindo média superior a dois gols por jogo. O Milan, por sua vez, tem contado com os tentos de Stephan El Shaarawy, surpreendente artilheiro da competição, com 14 gols em 17 rodadas. Nos últimos dez encontros, vantagem para a equipe da capital, com quatro vitórias, uma a mais que os rivais.
Fique de olho também
Valladolid x Barcelona
Sábado, 15h00
Mais uma chance de ver Lionel Messi quebrando recordes. O argentino já deixou para trás Gerd Müller e tem o horizonte pela frente para ampliar a marca de gols em 2012, que atualmente é de 90. O camisa 10 também pode ir além dos 25 tentos em La Liga, máximo já anotado em um primeiro turno. E tem a chance de repetir o mítico Telmo Zarra, anotando dois gols em sete partidas seguidas na competição. Também vale prestar atenção nas homenagens que os catalães devem fazer ao técnico Tito Vilanova, afastado para tratar de tumor.
Málaga x Real Madrid
Sábado, 17h00
Dois clubes que vivem situações opostas aos prognósticos da temporada. Enquanto muitos previam que o Málaga fosse cair de produção com a debandada de jogadores, os boquerones fazem campanha ainda mais impressionante em La Liga. Já o Real Madrid está longe de relembrar o time que chegou a 100 pontos meses atrás, sem a mesma voracidade ofensiva. Em La Rosaleda, a equipe de Manuel Pellegrini tem a chance não apenas de pressionar José Mourinho, como também de ficar a dois pontos na tabela, brigando pelo terceiro lugar.
Swansea x Manchester United
Domingo, 11h30
O Manchester United está voando na Premier League. Sob a qualidade técnica de Wayne Rooney e Robin van Persie, os Red Devils acumulam cinco vitórias consecutivas na competição e lideram com folga de seis pontos. Do outro lado, o Swansea oscila momentos brilhantes com outros sonolentos, se segurando no meio da tabela. Alex Ferguson só espera que os galeses não estejam em um dia inspirado no Liberty Stadium, trabalhando a bola com intensidade no ataque como poucos times ingleses fazem.
Chelsea x Aston Villa
Domingo, 14h00
Uma semana depois do fracasso no Mundial de Clubes, o Chelsea tenta refazer sua temporada através da Premier League. Os Blues viajaram para o Japão após vitória sobre o Sunderland, o que não apaga o retrospecto de sete jogos de jejum nos confrontos anteriores. Sem convencer coletivamente, a equipe de Rafa Benítez recebe o Aston Villa em Stamford Bridge. Os Villans fazem o caminho inverso na competição e cresceram nos últimos jogos, como na sólida vitória sobre o Liverpool em Anfield, em atuação de gala de Christian Benteke.
Vale uma zapeada
Lille x Montpellier
Sábado, 14h00
Os dois últimos vencedores da Ligue 1 se reencontram de maneira pouco glamourosa. Montpellier e Lille perderam seus principais destaques durante a janela de transferências e não conseguiram se recuperar. Ambos estão estacionados no meio da tabela do campeonato nacional, além de terem sido eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões. O passado, porém, pode servir para que as equipes relembrem os jogos acirrados que protagonizaram nas temporadas anteriores e façam um bom confronto no Grand Stade Lille Métropole.
O clássico
Cerezo Osaka x Gamba Osaka
Domingo, 2h00
Um dos principais dérbis do Japão decide uma vaga na semifinal da Copa do Imperador. Nenhum dos clubes de Osaka foi bem na J-League, com o Gamba rebaixado na competição. O retrospecto recente, todavia, só serve para aumentar a importância do clássico, disputado desde a década de 1980. E alguns brasileiros poderão fazer a diferença: Paulinho (ex-Atlético-MG) e Eduardo (ex-Palmeiras) defendem o Gamba, enquanto Fábio Simplício e Kempes (ex-América-MG) são treinados por Levir Culpi no Cerezo.
O reencontro
Rodrigo Palacio x Genoa
Internazionale x Genoa
Sábado, 9h30
Palacio deixou saudades no Genoa. O argentino passou três temporadas no Grifone, sendo fundamental para que o clube evitasse o rebaixamento na última campanha. As boas atuações atraíram a Inter e, mesmo em Milão, o atacante manteve o alto nível, somando dez gols em seus primeiros meses. Neste sábado, Palacio reencontra os antigos patrões pela primeira vez e terá que ser impiedoso diante da situação difícil vivida pelo clube, caso queira manter os nerazzurri na vice-liderança da Serie A.
O cara
Carlos Tevez
Manchester City x Reading
Sábado, 13h00
Depois de ser relegado ao banco de reservas por algumas partidas, Carlos Tevez retomou a condição de titular no Man City. O argentino quase reverteu a derrota no clássico contra o United, ajudando com duas assistências, e também teve boa participação na vitória sobre o Newcastle. Neste sábado, ele terá a chance de ampliar ainda mais a marca de sete gols na Premier League. O artilheiro terá pela frente a frágil defesa do Reading, dentro do Etihad Stadium, onde os Citizens não costumam economizar na hora de balançar as redes.
O brasileiro
Lucas Leiva
Liverpool x Fulham
Sábado, 15h30
Recuperado da lesão que o afastou dos campos nos últimos meses, Lucas Leiva não precisou de muito tempo para ganhar novamente a confiança de Brendan Rodgers. O volante foi titular nas três últimas partidas dos Reds na Premier League, formando trio de respeito ao lado de Joe Allen e Steven Gerrard. O brasileiro tem boa oportunidade de continuar mostrando serviço pelos Reds neste sábado, contra o ataque do Fulham, um dos mais prolíficos da temporada inglesa.
Passe longe
Newcastle Jets sub-21 x Sydney FC sub-21
Sábado, 21h30
Emile Heskey e Alessandro Del Piero se reencontram na madrugada de sexta para sábado pelo Campeonato Australiano. Embora os dois times estejam mal na competição, o embate vale o ingresso. Porém, nem os astros internacionais salvam a partida entre os juniores dos clubes, horas depois. Quando o poeta disse “todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite”, certamente ele não se referia a esse jogo.