Rodri provoca Cristiano Ronaldo após astro defender Bola de Ouro para Vinicius Jr
Cristiano Ronaldo opinou que o vencedor da Bola de Ouro 2024 deveria ser Vinicius Jr., e não Rodri, que rebateu
A cerimônia da Bola de Ouro aconteceu no dia 28 de outubro de 2024, porém, a polêmica parece não ter fim. Após Cristiano Ronaldo defender a vitória de Vinicius Jr. na premiação da revista “France Football”, Rodri rebateu o craque português com uma provocação.
Tudo começou na última sexta-feira (27), quando CR7 argumentou que o atacante brasileiro deveria ter sido premiado com a Bola de Ouro. O astro português expressou sua opinião durante o Globe Soccer Awards, que o premiou como melhor jogador do Oriente Médio no ano passado:
— Eles deram para o Rodri, ele merece também. Mas Vinicius ganhou a Champions League, fez gol na final. As outras questões não são importantes. Quando você merece, você tem que receber.
Nesta quinta-feira (2), o volante espanhol concedeu uma entrevista ao jornal “As” e retrucou Cristiano Ronaldo. Rodri se mostrou surpreendido com a fala do atacante do Al Nassr e usou o craque português como exemplo ao defender seu posto de melhor do mundo:
— (Foi) uma surpresa mesmo, porque ele (Cristiano Ronaldo) sabe melhor do que ninguém como funciona esse prêmio e, principalmente, como é escolhido o vencedor.
— (Em 2024) os jornalistas que votaram consideraram que eu deveria ganhar. Provavelmente foram esses mesmos jornalistas que em algum momento votaram nele, e imagino que então ele concordaria.
A polêmica disputa entre Rodri e Vinicius Jr
Na Bola de Ouro 2024, 99 jornalistas dos 100 países melhor ranqueados no ranking de seleções da Fifa foram os responsáveis por escolher o melhor jogador do mundo. E a disputa entre Rodri e Vinicius Jr. foi acirrada.
O volante do Manchester City somou 1.170 pontos, enquanto o atacante do Real Madrid teve 1.129. Cada candidato escolhido como vencedor da Bola de Ouro recebeu 15 pontos, cujo total possível era 1.485.
Já o segundo colocado de cada lista somava mais 12, sendo que a pontuação seguia decrescendo depois para 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. Ou seja, cada participante acrescia sua pontuação caso ficasse dentro do top-10 de um jornalista.
Ao todo, 49 votantes colocaram Rodri em primeiro lugar, enquanto Vinicius Jr foi o preferido de 35 jornalistas. Antes da divulgação dos votos, o craque do Real Madrid era o favorito ao prêmio de melhor do mundo da revista francesa.
Já no Fifa The Best e no Global Soccer Awards, o astro do Real Madrid desbancou o volante do Manchester City e foi considerado o melhor jogador do mundo. Ao ser exaltado por Cristiano Ronaldo, Vinicius Jr. usou seu discurso para agradecer ao ídolo:
— Se o Cristiano está falando, eu vou acabar acreditando que eu sou o melhor. Ele é meu ídolo, junto com o Neymar. E é uma honra para mim receber o prêmio na frente deles.