BrasilMundo

Quem é quem: Brasil

A Seleção Brasileira fará a sua última competição oficial antes da Copa do Mundo. Se o segundo semestre será marcado pela briga por vaga no Mundial, o Brasil se preocupa em montar o seu time. E apesar de ainda não existir como equipe, se engana quem pensa que o Brasil entrará fraco na competição. Há talentos individuais, como Thiago Silva, Marcelo, Paulinho, Oscar, Lucas e principalmente Neymar, mas há também um esboço de time, com Felipão tentando fazer o time jogar de forma mais compacta e algumas vezes até em um 4-4-2 com duas linhas de quatro, algo pouco comum no Brasil. O time tem potencial e irá brigar pelo título. Os tropeços contra seleções fortes preocupam, mas o time tem força para se desenvolver e tornar-se uma ameaça a qualquer adversário.

1 – Jefferson
Goleiro, 30 anos, Botafogo

Goleiro com experiência na Seleção Brasileira, Jefferson é convocado desde as categorias de base. É um jogador que apresenta regularidade e frequentemente é apontando entre os melhores do Brasil. Não é um jogador acima da média, mas é confiável.

2 – Daniel Alves
Lateral, 30 anos, Barcelona-ESP

Consagrado, o jogador do Barcelona se consolidou na posição por atuar em um dos times mais fortes do mundo com regularidade e por ver uma crise na sua posição. Tanto que o seu reserva é um volante improvisado. É excelente ofensivamente, mas defensivamente deixa muitos espaços.

3 – Thiago Silva
Zagueiro, 28 anos, Paris Saint-Germain-FRA

Um dos melhores zagueiros do mundo, Thiago Silva custou caro aos sofres do PSG e tem correspondido. Teve algumas lesões na temporada, mas suas atuações foram seguras. É bom no desarme e é forte, embora não seja alto.

4 – David Luiz
Zagueiro, 26 anos, Chelsea-ING

Com altos e baixos na temporada, é questionado tanto no Chelsea como para ser titular da seleção. É um dos zagueiros mais técnicos que o Brasil tem, mas sua saída de bola às vezes complica o jogo com erros bobos. Pode ser usado como volante em uma eventualidade.

5 – Fernando
Meio-campista, 21 anos, Grêmio

Presença constante nas seleções de base, Fernando se destacou em 2012 e depois de um início instável em 2013, voltou a apresentar bom futebol. Sua presença é questionada por alguns, comemorada por outros. Parece ter a confiança de Felipão.

6 – Marcelo
Lateral, 25 anos, Real Madrid-ESP

Sem jogar muitas vezes na temporada, Marcelo retomou a posição de titular no jogo contra a França e mostrou a qualidade habitual no ataque. Pode ser uma arma importante do time. O que preocupa mais é a instabilidade emocional. É o seu calcanhar de Aquiles.

7 – Lucas
Meio-campista, 20 anos, Paris Saint-Germain-FRA

Com um bom início de ano no PSG, Lucas acabou ficando muito tempo fora dos gramados por lesão, embora tenha feito bons jogos. Rápido e habilidoso, é uma arma para jogar pelo lado direito do campo.

8 – Hernanes
Meio-campista, 28 anos, Lazio-ITA

Meio-campista completo, Hernanes atua na Lazio como meia, mas na Seleção Brasileira é volante. Embora seja reserva, tem entrado bem nas partidas e participado bem dos jogos. Chuta com as duas pernas, tem bom passe e chuta de longa distância.

9 – Fred
Atacante, 29 anos, Fluminense

Principal centroavante brasileiro, Fred tem sido o artilheiro também sob o comando de Felipão. É excelente finalizador, embora não participe muito do jogo. Tem capacidade para dar opções ao time e é inteligente para tabelar.

10 – Neymar
Atacante, 21 anos, Santos

O mais falado jogador brasileiro tem diversas qualidades técnicas. Chuta bem com as duas pernas, é habilidoso e tem grande visão de jogo. Sua capacidade de decisão foi grande nos últimos anos jogando pelo Santos, mas falta ser decisivo em momentos importantes com a seleção.

11 – Oscar
Meio-campista, 21 anos, Chelsea-ING

Franzino, o meia se tornou um dos melhores jogadores da Seleção Brasileira. Pode tanto fazer o papel de criador de jogadas quanto atuar pelas pontas. É inteligente, se movimenta bem e tem boa capacidade técnica, seja de finalização, seja de passe. É fundamental ao time.

12 – Júlio César
Goleiro, 33 anos, Queens Park Rangers-ING

Depois de voltar a se destacar jogando pelo modesto QPR em uma borá temporada, Júlio César retomou a posição de titular com Felipão e se tornou o homem de confiança para a posição. É um dos jogadores mais experientes do grupo.

13 – Dante
Zagueiro, 29 anos, Bayern Munique-ALE

O zagueiro teve uma grande temporada no Bayern Munique, melhor time da Europa, e se consolidou como opção de Felipão. Canhoto, alto e seguro com a bola nos pés, é o reserva imediato caso um dos titulares tenha que sair.

14 – Filipe Luís
Lateral, 27 anos, Atlético de Madrid-ESP

Fez excelente temporada no Atlético de Madrid. É bom em posicionamento, chega bem ao ataque e sabe fechar os espaços na defesa. Não tem a habilidade e criatividade de Marcelo, mas é uma opção para entrar no time, se necessário.

15 – Jean
Lateral/Meio-campista, 26 anos, Fluminense

Depois de um ótimo Campeonato Brasileiro em 2012 jogando como volante, ganhou chance na seleção na sua posição, mas acabou convocado em outra. Foi testado como lateral contra a Bolívia, em amistoso, e acabou ficando com a reserva por total falta de opção.

16 – Réver
Zagueiro, 28 anos, Atlético Mineiro

Um dos pilares do Atlético Mineiro, o zagueiro ganhou seu espaço como um dos melhores do país na posição e assim conseguiu uma vaga no grupo – também porque Dedé caiu de rendimento e acabou ficando fora da lista.

17 – Luiz Gustavo
Meio-campista, 24 anos, Bayern Munique

Volante alto e canhoto, Luiz Gustavo virou reserva nesta temporada no Bayern Munique depois da chegada de Javi Martínez, mas continuou atuando bastante no clube alemão. É bom na marcação, tem bom passe e chuta forte. Pode jogar de lateral esquerdo.

18 – Paulinho
Meio-campista, 24 anos, Corinthians

Um dos melhores jogadores do Brasil nos últimos dois anos, o volante do Corinthians ganhou merecidamente a vaga no time e, em princípio, é titular. Tem bom desarme e costuma aparecer bem no ataque como elemento surpresa, seja com a bola nos pés, seja na bola aérea.

19 – Hulk
Atacante, 26 anos, Zenit-RUS

Jogador de muita força física, ganhou espaço com Mano Menezes e manteve com Felipão. Sabe fechar o meio-campo pelos lados e tem como característica o bom chute a gol de qualquer distância. É titular do time.

20 – Bernard
Meio-campista, 20 anos, Atlético Mineiro

Vestiu a camisa do Brasil pela primeira vez já depois de ser convocado para a Copa das Confederações. Muito rápido, é fundamental no esquema do Atlético Mineiro pela sua habilidade e capacidade de criar jogadas de perigo.

21 – Jô
Atacante, 26 anos, Atlético Mineiro

Centroavante alto e em boa fase, Jô vem fazendo boa campanha pelo Atlético Mineiro desde 2012, quando chegou ao clube. Chamado para o lugar de Leandro Damião, será o reserva imediato de Fred.

22 – Diego Cavalieri
Goleiro, 30 anos, Fluminense

Essencial na campanha do título do Fluminense em 2012, o goleiro demorou a ganhar sua chance na seleção, mas acabou convocado por Felipão para ser reserva. É experiente, tem bons reflexos e é muito bom embaixo das traves.

23 – Jadson
Meio-campista, 29 anos, São Paulo

Quando Mano Menezes o convocou ainda como jogador do Shakhtar, causou surpresa. Atualmente no São Paulo, o meia tem sido fundamental ao seu time e é um bom criador de jogadas, além de chutar de fora da área. Mas deve ser apenas uma opção que talvez nem entre em campo.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo