Novos tempos se avizinham: Fifa aprova testes com replay para ajudar os árbitros

A International Board pronunciou-se, e a Fifa deu o seu aval, para a definição de um processo que corria há algum tempo. A entidade responsável pelo futebol mundial aprovou o uso do vídeo para o árbitro usar de apoio. Com o sistema da linha do gol já ligeiramente difundida, podendo ser utilizada até na final da Champions League, a tecnologia tende a estar cada vez mais presente no nosso jogo de bola favorito.
LEIA MAIS: Uma revolução vem aí? Fifa promete introduzir de vez a tecnologia para ajudar arbitragem
Serão dois anos de testes, que devem começar, no máximo, na temporada 2017/18, ou seja, daqui a aproximadamente um ano. Ano passado, a CBF havia pedido autorização à Fifa para usar a tecnologia já no Brasileirão de 2016. A International Board se reunirá com candidatos a serem cobaias do experimento nas próximas semanas e definirá uma universidade para conduzir estudos sobre a nova medida. Haverá, também, uma fase pré-testes em ambientes controlados e um treinamento específico para os árbitros.
“A expectativa não é alcançar 100% de aproveitamento nas decisões de cada incidente, mas evitar decisões claramente incorretas, que são pré-definidas como ‘situações que mudam o jogo’ – gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e identificações equivocadas”, afirma o comunidado da FIFA. O uso da tecnologia funcionará em três passos:
Primeiro – O árbitro recomenda aos auxiliares vendo os vídeos (VAR, na sigla em inglês, para Video Assistant Referees), ou os auxiliares recomendam ao árbitro, que uma decisão tem que ser revista.
Segundo – Os auxiliares com acesso aos vídeos veem a jogada novamente e aconselham o árbitro por comunicação eletrônica.
Terceiro – O árbitro decide rever ele mesmo a jogada na linha lateral do gramado ou simplesmente aceita a recomendação dos auxiliares com acesso aos vídeos.
Os testes ainda seram feitos, e a principal dúvida é sobre o impacto que isso terá na fluidez da partida. Mas a tecnologia está finalmente chegando ao futebol. O que vocês acham sobre isso? Será bom? Ruim? Mais ou menos?