MSN 2.0? Neymar alimenta rumores de ida à MLS para reeditar parceria com Messi
Atacante brasileiro compra terreno em Miami e mantém incertezas sobre o seu futuro; contrato com o Al Hilal é válido até junho de 2025
O atacante brasileiro Neymar adquiriu um terreno de frente para a água em Miami, por cerca de 26 milhões de dólares (cerca de R$ 130 milhões, segundo a cotação atual), conforme informou o Wall Street Journal (WSJ).
Localizado na vila de Bal Harbour, o terreno conta com 2.550 metros quadrados de área, dos quais 45 são de frente para o canal intracostal da Flórida.
A vila onde Neymar comprou um terreno fica aproximadamente 33 km de distância do centro de treinamento do Inter Miami, o Florida Blue Training Center, localizado em Fort Lauderdale.
Essa compra de um novo imóvel em Miami aumentou as especulações de que Neymar possa estar de olho em uma transferência para o Inter Miami, clube de Lionel Messi e Luis Suárez, seus ex-companheiros de Barcelona.
Em março deste ano, durante o Grande Prêmio do Bahrein, o atacante falou com a ESPN Argentina e reafirmou seu desejo de reencontrar Messi após passagens por Barcelona e Paris Saint-Germain:
“Eu e Messi juntos novamente? Espero que sim. Espero que possamos jogar juntos novamente. Ele é uma ótima pessoa, todo mundo o conhece. Acho que ele está feliz em Miami, e se ele está feliz, eu também estou.”
Os desafios do Inter Miami em uma eventual compra de Neymar
Para que o Inter Miami tenha Neymar em seu elenco, a diretoria do clube precisaria se ajustar às regras e restrições impostas pela Major League Soccer (MLS) em grandes contratos.
A liga americana possui um sistema de limite salarial e regulamentos específicos para os designated players (DPs), categoria que pode contar com até três atletas por clube que tenham salários acima do teto estipulado.
Atualmente, o Inter Miami possui três designated players (DPs): Lionel Messi, Sergio Busquets e Leonardo Campana. Luis Suárez está registrado com a modalidade TAM (targeted allocation money).
Na MLS, o TAM (targeted allocation money) é um fundo especial limitado que ajuda os clubes a manter jogadores com salários mais altos, sem que eles ocupem uma vaga de designated player (DP).
Considerando o impacto midiático e financeiro de Neymar, o Inter Miami deveria liberar uma dessas vagas, o que exigiria a saída ou reclassificação de um dos designated players.
Outro desafio que o clube seria ajustar seu salary cap, o limite salarial da liga. A MLS exige que as equipes mantenham a folha salarial dentro de um teto anual, com exceções para os DPs.
Por outro lado, um apoio da MLS não surpreenderia. A liga norte-americana possui um histórico de intervenções em contratações de grande impacto, como foi no caso de Lionel Messi.