Mundo

MSN 2.0? Neymar alimenta rumores de ida à MLS para reeditar parceria com Messi

Atacante brasileiro compra terreno em Miami e mantém incertezas sobre o seu futuro; contrato com o Al Hilal é válido até junho de 2025

O atacante brasileiro Neymar adquiriu um terreno de frente para a água em Miami, por cerca de 26 milhões de dólares (cerca de R$ 130 milhões, segundo a cotação atual), conforme informou o Wall Street Journal (WSJ).

Localizado na vila de Bal Harbour, o terreno conta com 2.550 metros quadrados de área, dos quais 45 são de frente para o canal intracostal da Flórida.

A vila onde Neymar comprou um terreno fica aproximadamente 33 km de distância do centro de treinamento do Inter Miami, o Florida Blue Training Center, localizado em Fort Lauderdale.

Terreno comprado por Neymar em Miami, na Flórida. Foto: Reprodução/ Eagle View
Terreno comprado por Neymar em Miami, na Flórida. Foto: Reprodução/ Eagle View

Essa compra de um novo imóvel em Miami aumentou as especulações de que Neymar possa estar de olho em uma transferência para o Inter Miami, clube de Lionel Messi e Luis Suárez, seus ex-companheiros de Barcelona.

Em março deste ano, durante o Grande Prêmio do Bahrein, o atacante falou com a ESPN Argentina e reafirmou seu desejo de reencontrar Messi após passagens por Barcelona e Paris Saint-Germain:

“Eu e Messi juntos novamente? Espero que sim. Espero que possamos jogar juntos novamente. Ele é uma ótima pessoa, todo mundo o conhece. Acho que ele está feliz em Miami, e se ele está feliz, eu também estou.”

Os desafios do Inter Miami em uma eventual compra de Neymar

David Beckham, dono do Inter Miami. Foto: Icon Sport
David Beckham, dono do Inter Miami. Foto: Icon Sport

Para que o Inter Miami tenha Neymar em seu elenco, a diretoria do clube precisaria se ajustar às regras e restrições impostas pela Major League Soccer (MLS) em grandes contratos.

A liga americana possui um sistema de limite salarial e regulamentos específicos para os designated players (DPs), categoria que pode contar com até três atletas por clube que tenham salários acima do teto estipulado.

Atualmente, o Inter Miami possui três designated players (DPs): Lionel Messi, Sergio Busquets e Leonardo Campana. Luis Suárez está registrado com a modalidade TAM (targeted allocation money).

Na MLS, o TAM (targeted allocation money) é um fundo especial limitado que ajuda os clubes a manter jogadores com salários mais altos, sem que eles ocupem uma vaga de designated player (DP).

Considerando o impacto midiático e financeiro de Neymar, o Inter Miami deveria liberar uma dessas vagas, o que exigiria a saída ou reclassificação de um dos designated players.

Outro desafio que o clube seria ajustar seu salary cap, o limite salarial da liga. A MLS exige que as equipes mantenham a folha salarial dentro de um teto anual, com exceções para os DPs.

Por outro lado, um apoio da MLS não surpreenderia. A liga norte-americana possui um histórico de intervenções em contratações de grande impacto, como foi no caso de Lionel Messi.

Para levar o argentino aos Estados Unidos, a MLS facilitou acordos com grandes patrocinadores, como Apple e Adidas, permitindo que o jogador recebesse receitas adicionais, como o Apple TV MLS Season Pass.

Essa operação ofereceu ao jogador participação nas receitas e a possibilidade de adquirir participação em um clube da MLS no futuro, estabelecendo um modelo único de incentivos em um contrato de futebol.

A situação de Neymar na Arábia Saudita

Neymar, atacante do Al Hilal. Foto: Imago
Neymar, atacante do Al Hilal. Foto: Imago

Após um ano longe dos gramados, Neymar voltou a atuar pelo Al Hilal em outubro de 2024. O jogador ficou afastado devido a uma grave lesão no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo.

No confronto contra o Al Ain, pela Liga dos Campeões da AFC, ele entrou em campo e participou dos minutos finais da vitória por 5 a 4 da sua equipe.

Seu contrato com o clube saudita chega ao fim nesta temporada 2024/25 e, até o momento da publicação desta matéria, clube e jogador não se pronunciaram sobre uma possível renovação contratual.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo