MLS: Messi e Suárez disputam MVP com brasileiros ex-Vasco, Palmeiras e São Paulo
Artur, Evander e Rafael Navarro estão entre os 34 jogadores indicados a melhor jogador da MLS nesta temporada
A Major League Soccer anunciou os 34 jogadores que estão indicados ao prêmio Landon Donovan MVP, de melhor jogador da temporada regular em 2024. E não há dúvidas de que o craque Lionel Messi está na lista, além do amigo Luis Suárez.
A dupla sul-americana levou o Inter Miami à melhor campanha e ao título da Supporters' Shield, dado ao time com mais pontos na fase prévia aos playoffs da MLS. Apesar de favoritos, o argentino e o uruguaio têm uma concorrência grande na disputa da premiação, incluindo velhos conhecidos do público brasileiro.
Artur, Evander e Navarro indicados a melhor jogador na MLS
Um dos brasileiros indicados é o volante Artur, cria da base do São Paulo, nos Estados Unidos desde 2017. Como primeiro volante de pegada e especialista na marcação, ele fez grande temporada no Houston Dynamo.
Artur pelo Houston Dynamo na MLS:
- 33 jogos e 1 assistência
- Números no elenco do Dynamo: 2º em passes certos por jogo (65.5, 89% de eficácia), 2º em bolas longas (4.9), 2º em desarmes, 3º em interceptações (1.0) e 6º em cortes (1.6)
Outro jogador indicado e revelado no Brasil, mais especificamente no Vasco, é o atacante Evander, do Portland Timbers, atacante que marcou 15 gols e já teve o nome ligado ao Flamengo recentemente.
Evander pelo Portland Timbers na MLS:
- 27 jogos, 15 gols e 14 assistências
- Números na MLS: 2º em assistências, 2º em participações em gols (29), 2º em grandes chances criadas (23) e 3º em passes decisivos por jogo (3.4)
Já o centroavante Rafael Navarro não deixou saudades no Palmeiras, por onde passou entre 2022 e 2023, mas também está entre os nomeados ao MVP pelas 14 vezes que balançou as redes no Colorado Rapids.
Rafael Navarro pelo Colorado Rapids na MLS:
- 33 jogos, 14 gols e 1 assistência
- Números no elenco do Colorado: 1º em gols, 1º em finalizações gerais e certas (2.6 e 1.2), 2º em participações em gols (15) e 3º em passes decisivos (0.8)
Uma ausência notável entre os brasileiros foi a do atacante Gabriel Pec, outra cria do Vasco, autor de 15 gols e 12 assistências em uma temporada de tirar o fôlego até aqui pelo Los Angeles Galaxy.
O Gigante da Colina foi novamente representado por conta do argentino Luca Orellano, emprestado pelos cariocas ao FC Cincinnati até o fim da temporada.
A enorme lista conta ainda com nomes com rodagem no futebol europeu, como Bürki, ex-Borussia Dortmund, Benteke, ex-Liverpool, Bernardeschi, ex-Juventus, e Riqui Puig, ex-Barcelona.
A votação teve início na última segunda-feira (8) e segue até 21 de outubro, período que atletas, comissões técnicas da MLS e jornalistas escolherão os melhores da liga.
Na última temporada, a MLS exagerou ao colocar Messi entre os indicados, mesmo com o argentino há poucos meses na liga. De toda forma, o camisa 10 ficou fora do top-3, que terminou com o também argentino Luciano Acosta, do Cincinnati, eleito MVP de 2023. Ele concorre novamente neste ano.
Os 34 indicados ao prêmio de MVP da MLS 2024
- Luciano Acosta – FC Cincinnati
- Cristian Arango – Real Salt Lake
- Artur – Houston Dynamo FC
- Christian Benteke – DC United
- Federico Bernardeschi – Toronto FC
- Denis Bouanga – LAFC
- Roman Bürki – St. Louis CITY SC
- Cristian Espinoza – San Jose Earthquakes
- Evander – Portland Timbers
- Matt Freese – Nova York City FC
- Ryan Gauld – Vancouver Whitecaps FC
- Dániel Gazdag – Philadelphia Union
- Carles Gil – New England Revolution
- Cucho Hernández – Columbus Crew
- Kristijan Kahlina – Charlotte FC
- Saba Lobjanidze – Atlanta United
- Hernán López – San Jose Earthquakes
- Josef Martínez – CF Montreal
- Lionel Messi – Inter Miami CF
- Djordje Mihailovic – Colorado Rapids
- Lewis Morgan – New York Red Bulls
- Jordânia Morris – Seattle Sounders FC
- Rafael Navarro – Colorado Rapids
- Martín Ojeda – Orlando City SC
- Luca Orellano – FC Cincinnati
- Jonathan Osorio – Toronto FC
- Samuel Piette – CF Montreal
- Riqui Puig – LA Galaxy
- Jonathan Rodríguez – Portland Timbers
- Santiago Rodríguez – New York City FC
- Albert Rusnák – Seattle Sounders FC
- Luís Suárez – Inter Miami CF
- Facundo Torres – Orlando City SC
- Brian Branco – Vancouver Whitecaps FC