Mundo

Nada como um fim de semana cheio de clássicos para matar a saudade do futebol de clubes

É certamente de propósito: um fim de semana com clássicos nas quatro principais ligas espera o torcedor ansioso por futebol de clubes, depois de uma data Fifa. Há os dérbis de Madri e Milão, os confrontos entre Manchester United e Arsenal e Borussia Dortmund e Bayern de Munique e o sempre quente clássico turco entre Fenerbahçe e Galatasaray. Sem falar que temos uma possibilidade – pequena, é verdade – de conhecermos o campeão brasileiro no próximo domingo e, como se já não fosse muita coisa, ainda tem um importante confronto direto na Série B. Vamos aos jogos?

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Atlético de Madrid x Real Madrid
Sábado, 17h45 (ESPN Brasil)

Os dois grandes clubes da capital espanhola estavam cabeça a cabeça em La Liga até três rodadas atrás. Mas o Atlético tropeçou duas vezes, ao perder para Sevilla e Real Sociedad, fora de casa, e ficou a seis pontos de distância na liderança. A vitória no dérbi é crucial para os comandados de Simeone não perderem contato com a ponta, e o que lhes dá confiança é o retrospecto recente positivo contra o Real: não perdeu nenhuma partida pelo Campeonato Espanhol nas últimas três edições do torneio, com quatro vitórias e dois empates. O time de Zinedine Zidane, no entanto, está embalado, após quatro triunfos seguidos na liga nacional, três deles por placares confortáveis. Que tal uma reedição de duas finais de Champions League no fim da tarde de um sabadão?

Os clássicos

Milan x Internazionale
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Stefano Pioli na sua apresentação na Internazionale
Stefano Pioli na sua apresentação na Internazionale

Em um dérbi de Milão, podemos esperar muita rivalidade, jogadoras ríspidas e emocionantes, e uma atmosfera maravilhosa no San Siro. Esperar muitos gols é pedir para se decepcionar: antes do último clássico, vencido pelo Milan, por 3 a 0, foram nove partidas seguidas em que cada time marcou no máximo uma vez. A fase da Internazionale também não é muito encorajadora. Stefano Pioli estreia no banco de reservas da Inter, depois da demissão de Frank de Boer, com um time que ganhou apenas três partidas nas dez que disputou. O Milan, finalmente brigando na parte de cima da tabela, tem o favoritismo. Mas o que isso importa em um clássico?

Borussia Dortmund x Bayern de Munique
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

O Borussia Dortmund passou por uma queda de rendimento. Ficou quatro jogos de Bundesliga sem vencer e caiu para a quinta posição na tabela, a seis pontos dos líderes. Mas venceu o Hamburgo, na última rodada, e costuma corresponder à ocasião do maior confronto da Alemanha na atualidade. O Bayern de Munique tem os mesmos 24 pontos do surpreendente RB Leipzig, mas, se os resultados estão aceitáveis, ainda não tem jogado tão bem quanto consegue, e apenas empatou com o Hoffenheim no fim de semana passado. Nada como vencer um grande jogo para embalar na temporada.

Fenerbahçe x Galatasaray
Domingo, 15h

De todos os clássicos do fim de semana, este talvez seja o mais acirrado de todos. A rivalidade entre Fenerbahçe e Galatasaray é uma das maiores do mundo. O Fenerbahçe, de duelos recentes contra o Manchester United pela Liga Europa, começou mal o Campeonato Turco e está apenas na quinta posição. Mas não perde há sete rodadas, com cinco vitórias. Já o Galatasaray perdeu duas vezes nos últimos três jogos, ambas em casa.

Fique de olho

Palmeiras x Botafogo
Domingo, 17h (Globo e Premiere)

As chances não são muito grandes, mas o próximo campeão brasileiro pode sair neste domingo. O Palmeiras, após um bom empate com o Atlético Mineiro fora de casa, precisa vencer o Botafogo, no Allianz Parque, na primeira das duas partidas seguidas que tem em seus domínios para selar o caneco. Junto aos três pontos dos alviverdes, o Santos precisa perder do Cruzeiro, e o Flamengo, do Coritiba. Difícil, mas vai saber?

O reencontro

Manchester United x Arsenal
Sábado, 10h30 (ESPN Brasil)

O primeiro dos clássicos do fim de semana também representa o reencontro de dois grandes rivais: José Mourinho e Arsène Wenger. O ódio é latente, traduzido em constantes trocas de farpas entre os dois, da época em que Mourinho treinava o Chelsea. Será o primeiro confronto do português contra o Arsenal como comandante do Manchester United, e o seu momento poderia ser melhor. Os Red Devils oscilam na temporada.  Na Premier League, venceu apenas duas das últimas oito rodadas. Passou quatro jogos sem vencer. O Arsenal, por outro lado, está em uma fase bem mais interessante. É verdade que empatou contra Tottenham e Middlesbrough, em partidas recentes, mas está invicto há dez rodadas, e emendou seis vitórias seguidas. Mesmo em Old Trafford, em quem você aposta?

O brasileiro

Philippe Coutinho
Southampton x Liverpool
Sábado, 13h (ESPN Brasil)

Coutinho, do Brasil (Foto: AP)
Coutinho, do Brasil (Foto: AP)

Um gol decisivo contra a Argentina e duas grandes apresentações pela seleção brasileira depois, Philippe Coutinho retorna ao Liverpool com ainda mais moral. Ganhou elogios de todos os lados e tem a missão de comprová-los, em campo, na sequência da sua ótima temporada na Premier League. Está com uma pequena lesão na coxa, mas deve ficar pelo menos no banco de reservas do difícil encontro dos Reds contra o Southampton, fora de casa, na tentativa do time de Jürgen Klopp continuar na liderança do Campeonato Inglês.

Vale uma zapeada

Wolfsburg x Schalke 04
Sábado, 12h30 (ESPN)

Duas das equipes mais bem-sucedidas da Alemanha nos últimos anos não passam por uma grande fase. O Schalke 04 perdeu as cinco primeiras rodadas da Bundesliga, mas já esboça uma recuperação, com três vitórias e dois empates nos seus últimos jogos. O Wolfsburg, ao bater o Freiburg, encerrou uma sequência de oito partidas sem vencer pela liga alemã. Ambos ainda têm bons jogadores, mas estão distantes da parte de cima da tabela e precisam dos três pontos a qualquer custo.

Londrina e Avaí
Sábado, 16h30 (Rede TV e Premiere)

A Série B está chegando ao fim. Faltam duas rodadas. O Atlético Goianiense já garantiu o título, mas três vagas do acesso seguem em disputa entre cinco equipes. Duas delas estarão frente a frente no próximo sábado. O Avaí, terceiro colocado com 62 pontos, viaja ao Paraná para encarar o Londrino, sexto lugar, com 57. Uma vitória dos paranaenses é essencial para chegar ao jogo derradeiro a apenas dois pontos de um lugarzinho na elite.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo