Mundo

Ex-Flamengo, Mateusão esteve próximo de recorde histórico em partida nos Emirados Árabes

Atacante formado nas categorias de base do Flamengo marcou quatro gols na vitória do Al Shabab sobre o Hatta

As revelações do Flamengo, cada vez mais importantes para o cenário do futebol, estão espalhadas pelos mais diferentes cantos do planeta. O atacante Mateusão, por exemplo, veste a camisa do Al Ahli Shabab, dos Emirados Árabes, e deu show na sua última exibição. O Garoto do Ninho anotou um poker na vitória sobre o Hatta e esteve muito próximo de um recorde impressionante.

Além dos quatro gols, Mateusão ainda teve dois anulados que, se validados, o colocariam em uma seleta lista de atletas que balançaram as redes seis vezes em apenas 90 minutos. Essa é mais uma história da saga Garotos do Ninho pelo mundo, fomentada pela Trivela.

Números impressionantes após lesão

Mateusão está voando no Al Ahli Shabab. Após sofrer uma lesão no tornozelo, que o afastou dos gramados por cerca de três semanas, o atacante tem recebido minutos na equipe sub-20 e os gols não param de aparecer. São 12 em apenas oito partidas, que dá média de quase 1,5 a cada 90 minutos. A hora de retornar ao time profissional parece ter chegado.

— Muito feliz por estar voltando após uma lesão que me afastou dos jogos. Estou jogando agora na equipe sub21 e estou cada vez mais pronto para voltar à equipe principal — analisou.

A primeira temporada do Garoto do Ninho nos Emirados Árabes ainda rendeu seis gols e uma assistência entre os profissionais. Mateusão já conquistou a Superliga e a Supercopa pelo Al Ahli Shabab e, agora, mira a tão esperada volta, que deve acontecer neste domingo (02), na última partida da equipe em 23/24.

Mateusão está pronto para retornar aos profissionais do Shabab Al Ahli (Foto: Divulgação)

Mateusão quase fez história

Os quatro gols diante do Hatta já são impressionantes por si só, mas, segundo Mateusão, a marca poderia ter sido histórica. O ex-Flamengo ainda teve dois gols anulados na partida, que, se validados, o transformariam no terceiro atleta da história do futebol a marcar seis tentos em 90 minutos, mesmo que o duelo fosse apenas pelo sub-21.

Grandes craques do futebol mundial já conseguiram o feito, como Cryuff, George Best e Van Basten, todos de uma época em que o esporte está bem menos ofensivo. No Brasil, o atacante Edmundo marcou os seis gols da vitória do Vasco sobre o União São João, em 1997, recorde que continua sem ser quebrado.

— Não é todo dia que um jogador marca quatro gols num jogo só. Na verdade, foram seis, mas em dois o impedimento foi marcado. Muito gratificante poder ter uma atuação como essa e levar a bola do jogo para casa — finalizou.

O atacante chegou ao Flamengo em 2019, após passar pela base do América Mineiro, e se destacou com muitos gols entre sub-17 e sub-20. Em 2022, por exemplo, seu melhor ano nas categorias inferiores do Rubro-Negro, Mateusão balançou as redes 22 vezes em 30 jogos. O desempenho foi suficiente para que ele começasse a treinar entre os profissionais.

As oportunidades não vieram no time de cima, contudo, onde Mateusão disputou apenas 18 compromissos e não conseguiu balançar as redes, tendo duas assistências no currículo. O atacante de 20 anos foi vendido ao Mundo Árabe em julho do ano passado, por R$ 10 milhões.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo