Ederson é finalista do Fifa The Best contra Bounou e Courtois: quem é o favorito?
Fifa divulgou os finalistas para o prêmio de melhor goleiro entre dezembro de 2022 e agosto de 2023; Ederson é favorito contra belga e marroquino
Nesta terça-feira (12), a Fifa divulgou os três finalistas ao prêmio de melhor goleiro no período entre 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023. O brasileiro Ederson concorre ao lado do marroquino Yassine Bounou e do belga Thibaut Courtois. O vencedor será anunciado durante a cerimônia do The Best, marcada para 15 de janeiro de 2024, em Londres. Inicialmente, eram cinco concorrentes, mas André Onana e Ter Stegen não avançaram da votação inicial. A Trivela analisou a temporada do trio de arqueiros para definir quem é o favorito para ser considerado o melhor do mundo embaixo das traves.
Vale salientar o período bizarro levado em conta na premiação, que compreende nove meses da temporada passada. Para dar maior peso para Copa do Mundo de 2022, disputada entre novembro e dezembro do ano passado, a Fifa deu um jeito para edição anterior acontecer em fevereiro desse ano – quando Lionel Messi venceu o prêmio.
Mesmo com essa manobra da entidade máxima, os votantes da edição atual parecem não ter esquecido o Mundial para definir os melhores.
#TheBest FIFA Men's Goalkeeper Finalists! 🧤🤩
🇲🇦 Yassine Bounou
🇧🇪 Thibaut Courtois
🇧🇷 EdersonWant to learn more about this fantastic trio? 🧵👇
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 12, 2023
Bounou: uma escolha que só faz sentido pela Copa do Mundo – que não conta para premiação
A Seleção Marroquina foi a grande sensação da Copa do Catar, eliminando Espanha e Portugal e ficando dentre os quatro melhores países do mundo. Bounou foi um dos destaques da equipe. Mas a premiação atual não considera o Mundial, o que torna sua escolha, no mínimo, questionável.
No período de nove meses, o goleiro marroquino conquistou a sétima Europa League do Sevilla como titular e protagonista a partir das quartas de final, inclusive, brilhando na decisão com a defesa de dois pênaltis contra a Roma. A questão é que ele nem era o titular absoluto do clube andaluz, então treinado por José Luis Mendilibar. Marko Dmitrović foi o dono da meta em 11 das últimas 12 rodadas de La Liga 2022/23, além de jogar algumas vezes Copa do Rei e também no início da eliminatória da Liga Europa.
Entre dezembro de 22 e agosto de 23, Bounou, hoje no Al-Hilal, jogou 25 vezes (cinco amistosos pela Seleção Marroquina), passou apenas nove desses jogos sem sofrer gols (quatro por Marrocos) e teve seu meta vazada, em média, 1,13 vez. Com 20 partidas pelo Sevilla nos nove meses, ele foi reserva quase a mesma quantidade: 15 oportunidades.
Courtois é sempre um dos melhores goleiros do mundo, mas poderia ter outro em seu lugar
Um dos melhores do mundo na posição (se não o melhor), Courtois é sempre uma escolha justa por manter seu alto nível, mas, como Bounou, talvez fizesse mais sentido escolher Onaná, destaque da Internazionale finalista da Champions League, ou Ter Stegen, dono de uma defesa quase intransponível pelo Barcelona na última temporada. Como titular, o belga venceu apenas a Copa do Rei, novamente fazendo uma atuação segura, pois, quando aconteceu o Mundial de Clubes, vencido pelo Real Madrid em fevereiro desse ano, estava com uma lesão na coxa.
No recorte do The Best atual, ele jogou 36 partidas por La Liga, Copa do Rei, Champions League, Supercopa da Espanha e Eliminatórias para a Eurocopa 2024 com a Seleção da Bélgica. Mantendo o nível sensacional de sempre, passou quase metade (15) sem sofrer gol e ainda teve média incrível de 0,72 tento sofrido.
Courtois sofreu duras derrotas no período (óbvio, não apenas por sua culpa), como o 4 x 0 Manchester City na volta da semifinal da Champions e 3 x 1 Barcelona na decisão da Supercopa.
Infelizmente para o Real, Courtois se lesionou ainda na pré-temporada, uma grave ruptura dos ligamentos do joelho, e só deve voltar no segundo trimestre de 2024.
Pela Tríplice Coroa e ótimos números, Ederson é o favorito
Ninguém venceu mais no futebol europeu do que o Manchester City na última temporada. Nas últimas três semanas de 2022/23, veio a Premier League, após uma arrancada histórica, a Copa da Inglaterra e, por fim, o sonho de Pep Guardiola, do projeto de Abu Dhabi, dos torcedores azuis de Manchester e todo o clube: a Champions League.
Com exceção da copa local, Ederson foi titular e essencial nas duas taças. Especialmente na mais cobiçada da Europa, quando fez uma atuação de gala, impedindo dois gols certos da Internazionale na grande final, e garantido o título da Champions.
Em números, o brasileiro mostra de novo dar uma enorme segurança, além de agregar no jogo com os pés talvez como nenhum outro goleiro no mundo. Das 31 partidas (duas pela Seleção Brasileira), passou 10 jogos com “clean sheets” – o termo em inglês para atuações sem ser vazado – e sofreu apenas 26 gols (cinco deles pelo Brasil).
Como é feita a votação para o Fifa The Best?
São quatro setores que definem a votação final para todas as categorias do Fifa The Best, incluindo goleiro, todos com peso de 25{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} no resultado final. O júri conta com os treinadores das seleções filiadas à Fifa, os capitães destes selecionados (se houvesse um capitão concorrendo ao prêmio, ele obviamente não vota), jornalistas e torcedores que podem votar pelo site oficial da entidade máxima do futebol.
O jogador que recebe um voto em primeiro lugar ganha cinco pontos, o segundo colocado recebe três e um para o terceiro. Assim se define os melhores em cada premiação da Fifa. Caso houver empate, leva vantagem quem mais vezes foi escolhido como o primeiro.
Além dos goleiros do futebol masculino, também foram indicadas as arqueiras finalistas, são elas: Mackenzie Arnold (Austrália e West Ham), Catalina Coll (Espanha e Barcelona) e Mary Earps (Inglaterra e Manchester United). Na categoria feminina, o período considerado pela Fifa é entre 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, dia no qual a Seleção Espanhola de Coll venceu a Copa do Mundo Feminina.
Os indicados a outras categorias do Fifa The Best
Melhor jogador do mundo
#TheBest FIFA Men's Player Nominees! 🏆🎉
🇦🇷 Julian Alvarez
🇭🇷 Marcelo Brozovic
🇧🇪 Kevin De Bruyne
🇩🇪 Ilkay Gundogan
🇳🇴 Erling Haaland
🇪🇸 Rodri
🇬🇪 Khvicha Kvaratskhelia
🇫🇷 Kylian Mbappe
🇦🇷 Lionel Messi
🇳🇬 Victor Osimhen
🏴 Declan Rice
🇵🇹 Bernardo Silva— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) September 14, 2023
Melhor treinador do mundo
#TheBest FIFA Men's Coach Nominees! 🏆🎊
🇪🇸 Pep Guardiola
🇮🇹 Simone Inzaghi
🇦🇺 Ange Postecoglou
🇮🇹 Luciano Spalletti
🇪🇸 Xavi— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) September 14, 2023