Mundo

Camisa retrô da União Soviética da Olimpíada de Moscou-1980 apela pra nostalgia

A Rússia enfrenta um dos maiores escândalos da história do esporte com o seu time inteiro do atletismo banido dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A suspeita de um esquema de doping com patrocínio do governo é o motivo que leva à toda polêmica. A última vez que as Olimpíadas aconteceram na Rússia, em 1980, deixou marcas. E é justamente de Moscou-1980 que vem a camisa retrô lançada neste ano, aproveitando que os jogos começam no próximo dia 3 de agosto.

LEIA TAMBÉM: Chernobyl, 30 anos: o clube que sumiu do mapa e o estádio abandonado que nunca inaugurou

A participação de toda Rússia no Rio-2016 foi colocada em cheque, mas o COI preferiu não suspender todos os atletas do país. A polêmica remete aos anos 1980, quando houve um duplo boicote. Nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, os Estados Unidos boicotaram. Em 1984, foram os soviéticos que boicotaram.

Em 1980, os soviéticos, que disputavam a cada quatro anos a hegemonia no quadro de medalhas com os americanos, se viram sozinhos para vencer muitas provas. Mas o futebol não foi uma das modalidades que o time conseguiu o ouro. Apesar de jogar em casa, os soviéticos ficaram com a medalha de bronze ao perderem para a Alemanha Ocidental na semifinal. Na disputa pelo bronze, bateu a Iugoslávia.

Conteúdos relacionados

A camisa vermelha com a famosa sigla CCCP, que remete à União Soviética, se tornou uma peça cult entre alguns apaixonados por futebol. Em parte porque os soviéticos carregavam um ar de mistério e de futebol científico, que se tornou uma potência. Também porque alguns jogadores soviéticos ganharam fama vestindo esta camisa – e só esta, porque a maioria deles não tinha permissão para deixar o país e vestir a camisa dos grandes clubes europeus fora União Soviética.

A camisa foi lançada pela Liga Retrô, marca que é especializada em camisas e acessórios antigos de futebol. O modelo de Moscou 1980 é vendido por R$ 199 e pode ser comprado online.

LIga Retrô - Camisa CCCP 1980 - em baixa

TRIVELA FC: Conheça nosso programa de relacionamento, ganhe benefícios e marque um gol pelo jornalismo independente!

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo