A edição de setembro do ranking da Fifa, divulgada nesta quarta-feira, não mostra grandes alterações no ranking. A Espanha segue liderando e entre os dez primeiros a única mudança é a de Portugal, que subiu para quarto e trocou de posição com o Uruguai, que agora é quinto. O Brasil subiu do 13º para o 12º lugar, ainda fora dos dez primeiros.
A Rússia, que era 11º, caiu duas posições e agora é 13ª. A Grécia subiu do 12º para o 11º lugar, logo à frente do Brasil. Chile (14º) e França (15º) trocaram de posição. O México, campeão olímpico, caiu três posições – agora é 21º. Isso porque a Olimpíada não contam pontos para o ranking, por que não envolve as seleções principais dos países.
Quem mais somou pontos no período foi a Áustria. Tudo por causa de uma vitória sobre a Turquia, no dia 15 de agosto, em um amistoso. Quem mais subiu em termos de posições foi Bermuda, que, curiosamente, sequer entrou em campo.
O ranking da Fifa não é das listas mais respeitadas do mundo do futebol, mas ainda é uma referência usada para definir, por exemplo, quem serão os cabeças de chave dos principais torneios.
Veja os primeiros colocados do ranking:
- Espanha
- Alemanha
- Inglaterra
- Portugal
- Uruguai
- Itália
- Argentina
- Holanda
- Croácia
- Dinamarca
- Grécia
- Brasil
- Rússia
- Chile
- França
- Costa do Marfim
- Equador
- Suécia
- República Tcheca
- Suíça