BrasilMundo
Tendência

Brasil fará amistoso com Marrocos em março com Ramon Menezes como técnico interino

Ainda sem técnico contratado, CBF define que o treinador do sub-20, Ramón Menezes, comandará o time no amistoso contra Marrocos em Tanger, em março

O primeiro amistoso do Brasil após a Copa do Mundo será contra um time que foi atração no Catar: Marrocos e jogando na casa do adversário, no Estádio Ibn Batouta, em Tanger. O jogo foi marcado para o dia 25 de março e já era especulado na imprensa de países africanos. Como ainda não tem técnico definido, quem comandará a Seleção será Ramon Menezes, técnico do sub-20, que acabou de conquistar o título Sul-Americano da categoria.

Marrocos foi a grande sensação da Copa do Mundo no Catar, sendo o primeiro africano a alcançar as semifinais, depois de superar Croácia e Bélgica ao ficar em primeiro lugar na fase de grupos e eliminar Espanha e Portugal nas fases eliminatórias. O time comandado pelo técnico Walid Regragui parou apenas na França, então campeã mundial e que foi à decisão mais uma vez.

Inaugurado em 2011, o estádio Ibn Batouta, em Tanger, foi usado no Mundial de Clubes 2022, disputado neste mês de fevereiro de 2023. Foi lá que o Flamengo atuou nos dois jogos que fez, a derrota para o Al Hilal por 3 a 1 na semifinal e a vitória sobre o Al Ahly por 4 a 2 na disputa de terceiro lugar.

Ramon Menezes comandou a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria, que acabou com o título brasileiro. Foi o primeiro desde 2011 e é também a primeira vez que o Brasil se classifica para um Mundial da categoria desde 2015. Em 2017 e 2019, a seleção brasileira sequer conseguiu chegar à principal competição da categoria. Ramon já era especulado para comandar interinamente a seleção brasileira neste amistoso, enquanto se espera a definição do técnico.

Em meio a especulações sobre quem será o técnico da seleção, com o nome preferido da CBF sendo Carlo Ancelotti, do Real Madrid, a entidade optou por fazer apenas um jogo na data Fifa e usar os dias para treinamentos com o elenco. A CBF justifica que preferiu ter apenas um jogo, mas com elevado nível competitivo – a janela internacional de seleções, conhecida como Data Fifa, possibilita até dois jogos.

“Este é o início de um novo ciclo para o futebol brasileiro. E a CBF dá o pontapé inicial com a nossa seleção entrando em campo contra um adversário forte, que é o Marrocos, que chegou às semifinais da Copa do Mundo do Catar, no ano passado. Será um bom teste para a Seleção Brasileira Masculina. E, certamente, um jogo que irá despertar o interesse do torcedor brasileiro”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

É um jogo interessante para o Brasil em diversos aspectos. A começar pelo adversário, que é um bom time, entre os melhores times africanos do mundo e que mostrou isso na Copa. O time de Regragui ofereceu dificuldades enormes especialmente pela postura defensiva. Além disso, um outro fator é importante: sair daquele circuito de amistosos em ambientes sem graça nos estádios europeus. Jogar em Tanger, com o calor da torcida marroquina empolgada pela ótima campanha no Catar no primeiro jogo após o torneio.

Outro ponto é ver o que Ramon Menezes fará, desde a convocação, que acontece no próximo dia 3 de março. Será curioso ver um técnico diferente comandando a seleção. Há uma curiosidade sobre quem serão os convocados e como o time vai jogar que será uma atração. Por tudo isso, é um acerto da CBF.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo