Mundo

Árbitro agredido por presidente do Ankaragüçu relata ameaça de morte do dirigente em hospital

Durante atendimento no hospital, juiz da partida Halil Umut Meler, confirmou que foi ameaçado pelo presidente do Ankaraguçü

Uma cena lamentável de violência manchou o confronto entre Ankaraüçu e Rizespor, válido pelo Campeonato Turco, na última segunda-feira (11). Após sair atrás do confronto, o Rizespor conseguiu o empate com um pênalti marcado pelo árbitro Halil Umut Meler já nos minutos finais. A decisão deixou a diretoria do Ankaragücü inconformada, a ponto dos dirigentes do clube, inclusive do presidente, Faruk Koca, invadirem o campo e agredirem o juiz após o término do duelo.

O presidente Ankaragücü desferiu um soco em Halil, que foi imediatamente ao solo, sendo chutado em seguida por mais duas pessoas, conforme mostraram as imagens da transmissão oficial da partida. As agressões causaram alguns inchaços no rosto do árbitro, além de uma fratura no osso da face. Imediatamente, o juiz foi encaminhado ao hospital e lá apresentou uma queixa formal contra Faruk Koca, revelando inclusive que sofreu ameaças graves de morte por parte do mandatário.

“O Faruk Koca deu-me um soco por baixo do olho esquerdo e caí no chão. Depois, várias pessoas pontapearam-me na cara e em outras partes do corpo, muitas vezes. Faruk Koca disse ‘vou acabar contigo', ‘vou-te matar'”, disse Halil.

Federação Turca toma medida drástica após episódio

Diante das cenas violentas no Estádio Eryaman, em Ancara, na capital da Turquia, a federação de futebol local tomou uma medida firme e definiu que os jogos do Campeonato Turco serão suspensos por período indeterminado. O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, publicou em sua conta pessoal do X (antigo Twitter) que a polícia havia detido três homens, incluindo o presidente do Ankaragücü.

A repercussão do caso foi tão grande que o próprio presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, comentou o caso, lamentando o ocorrido e condenando veementemente a agressão sofrida pelo árbitro Hamil Umut Meler. Segundo ele, a violência no esporte turco não será tolerada.

“Condeno o ataque contra Halil Umut Meler. Nunca permitiremos que a violência interfira no esporte turco”, disse Recep.

A Associação de Árbitros do país também se pronunciou sobre a violência sofrida pelo árbitro. A entidade afirmou em nota que foi uma “noite negra” para o futebol local, dizendo esperar que os responsáveis pela Justiça e pelo esporte na Turquia tomem as providências necessárias para punir os responsáveis pelo atentado, coibindo este tipo de comportamento no futuro, com o retorno da disputa do Campeonato Turco.

Presidente do Ankaragücü será excluído de partido ligado a Erdogan

Além da carreira como dirigente de futebol, Fakul Koca, presidente do Ankaragücü teve sua vida ligada à política, tendo sido eleito duas vezes deputado em Ancara, em 2002 e 2007, pelo partido islamo-conservador AKP, o mesmo do presidente atual Erdogan. Por conta da agressão contra o árbitro, o dirigente será excluído do partido, e pode ser preso por conta das ameaças contra o juiz Halil Umut Meler.

O Campeonato Turco foi suspenso após a disputa da 15ª rodada. Até o momento, o Fenerbahçe lidera a competição com 40 pontos, em uma campanha com 13 vitórias, um empate e uma derrota. Em seguida aparece o Galatasaray, com a mesma pontuação e desempenho do líder, a diferença está no saldo de gols. Kayserispor em 3º e o Trabzonspor na 4ª colocação fecham o grupo que se classificariam para os torneios europeus da próxima temporada.

O Rizespor, time que enfrentou o Ankaragücü ficou na 8ª colocação após o empate com 22 pontos, enquanto o time da capital turca é o 11º na tabela de classificação com 18.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo