Mundo

113 anos de transferências em um infográfico sensacional

O futebol é um negócio global há um bom tempo. Já não causa mais nenhum espanto ver um jogador brasileiro tentando a sorte no Campeonato Vietnamita, um espanhol que atue na Nova Zelândia ou um mexicano defendendo um clube tunisiano. No entanto, o processo acelerado pela globalização demorou um bom tempo a ganhar as proporções enormes que tem hoje. E esse infográfico produzido pela companhia australiana Eye See Data ajuda a representar muito bem essa evolução.

O conceito de transferências foi um dos motivos que impulsionou a profissionalização do futebol em 1885, enquanto o primeiro recorde foi registrado em 1893, quando o Aston Villa pagou £ 100 para tirar Willie Groves do West Bromwich (veja o gráfico com a projeção dos recordes). Já o excelente material resgata as transferências internacionais realizadas desde 1900. Um ótimo documento para demonstrar a intensidade do fluxo nos últimos 10 anos, quando 75% desses negócios aconteceram.

Os primeiros negócios intercontinentais se deram em 1902/03. O Brasil só aparece entre os países envolvidos em 1933/34. Somente em 1949/50 o número total de atletas passa de 10, três anos antes de mais de dez países serem ligados aos negócios. A barreira do milhão de euros (moeda tomada como base) é quebrada em 1972/73, primeiro ano com mais de cem atletas transferidos. Um abismo diante dos 167 países, 10 mil jogadores e € 2,03 bilhões arrecadados em 2012/13.

Para quem quiser brincar com o infográfico, é possível fazer isso com a ferramenta neste link. Divirta-se.

Veja também o vídeo que representa toda essa progressão em apenas um minuto:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!