Mundial de Clubes

Fora do Mundial, lateral da Seleção desabafa sobre futebol alemão: ‘Por isso muitos não vão’

Lateral com convocações recentes ao Brasil revela dificuldades de adaptação

Um dos piores europeus no Mundial de Clubes, o Borussia Dortmund foi irregular por quase toda disputa e caiu nas quartas de final para o Real Madrid neste sábado (5) com a derrota por 3 a 2. O time alemão conta um brasileiro, o ala Yan Couto, que fez um forte desabafo ao fim do jogo.

O jogador de 23 anos, finalizando sua primeira temporada na Alemanha, revelou que encontrou diversas dificuldades para se adaptar a um novo país e isso é um dos motivos para sua má fase. Para o jovem revelado pelo Coritiba, foi um choque cultural a troca da Espanha, onde jogou pelo Girona em duas passagens (2020/21 e entre 2022 e 2024), pela nação alemã.

— Eu joguei quatro anos na Espanha, estava totalmente adaptado à língua, ao futebol, às pessoas. Fazer essa transição para a Alemanha, eu não esperava que seria tanta diferença, tanto em termos pessoais, de saber lidar com o frio, com as pessoas que são mais fechadas. Isso não é algo fácil, tem, sim, uma grande diferença. Eu já estava muito adaptado à Espanha, meus pais moram lá. Vir para a Alemanha, morar sozinho — disse Couto ao “SporTV”.

— Ainda tive as lesões, foi um momento bem difícil da minha carreira, muita gente às vezes comenta ‘cadê o Yan Couto? Por onde ele está?‘. Não é fácil mesmo, por isso acho que muitos brasileiros já não vão para a Alemanha. É um desafio para mim, tenho que lidar com isso, quero dar o meu melhor para voltar ao melhor momento da minha carreira e poder voltar para a Seleção — completou.

Com nenhum gol marcado e apenas uma assistência, Yan soma 35 jogos pelo Dortmund, mas apenas 12 como titular. Neste um ano, ele teve dois problemas musculares que o tiraram de sete jogos (ou 39 dias). Esse número de lesões é superior a toda sua passagem no Girona (apenas um problema físico), segundo o site “Transfermarkt”.

Yan Couto viveu o auge no Girona

A última temporada antes de atuar pelo Dortmund tinha sido, de longe, a melhor da carreira do brasileiro. No Girona que surpreendeu em 23/24, chegando a lutar pelo título e terminando em terceiro (melhor colocação na história de LaLiga), Yan foi um dos melhores jogadores da liga como o ala que dava amplitude pela direita.

Nessa função, o jovem distribuiu oito assistências só no Campeonato Espanhol (sétimo no ranking geral), além de sofrer dois pênaltis e marcar dois gols considerando todas as competições. No elenco do time branco e vermelho, ele era um dos líderes em dribles certos e grandes criadas.

Foi graças a última temporada que Couto chegou à seleção brasileira, convocado em quatro datas Fifa, somando quatro jogos (dois como titular) e uma assistência. O atleta fez parte do elenco que jogou a Copa América de 2024.

Copa del Rey Round of 32, Elche CF v Girona CF ELCHE, SPAIN – JANUARY 06: Yan Couto Right-Back of Girona FC celebrates a
Yan Couto comemora gol do Girona, em 2023 (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Trajetória do brasileiro na Europa dava indícios que daria certo no Borussia Dortmund

Promessa da base do Coritiba, o jovem deixou o clube com apenas 18 anos rumo ao Manchester City. Ele, porém, nunca atuou na Inglaterra. Somou três empréstimos seguidos: Girona (20/21), Braga (21/22) e de novo o clube catalão (22/23 e 23/24).

A primeira passagem na Catalunha veio com boa participação para um jovem recém-chegado na Europa, somando 30 jogos, boa parte como titular, e as primeiras participações em gols e assistências (sete no total) se dividindo nas funções de lateral, ala e ponta.

No Braga, manteve a regularidade de minutos e fez a temporada com mais jogos na carreira, 42. A nova ida ao Girona durou dois anos, sendo o primeiro abaixo e o segundo com o destaque que lhe rendeu a transferência

O passo ao Dortmund parecia natural, saltando de um time pequeno na Espanha para um gigante na Alemanha após experiências em dois países. No entanto, não tem dado certo, também prejudicado por um ano abaixo do próprio time.

Inicialmente emprestado, mas com obrigação de compra, Yan Couto foi negociado por 25 milhões de euros (R$ 159,6 milhões). A ver se o desabafo pode ter um peso em seu futuro, a depender de como o clube aurinegro interpretará a declaração e se teria interesse em vendê-lo ou emprestá-lo.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo