O cálculo que mostra que o Palmeiras já conquistou o Mundial
Clube alviverde está a duas partidas de uma vaga na decisão

O Palmeiras está a dois jogos de chegar a uma sonhada final do Mundial de Clubes. Nas quartas de final, prestes a encarar o Chelsea, na sexta-feira (4), o Alviverde fez quatro jogos no torneio, com dois empates e duas vitórias.
A campanha invicta está até além do esperado esportivamente. Inicialmente, passar da primeira fase era o objetivo da agremiação. Mas ainda que o clube esteja a três passos difíceis e importantes do título, com as receitas arrecadadas, o torneio já pode ser considerado uma conquista do clube na temporada.
Em 2025, o Palmeiras bateu seu recorde de gastos na janela de transferências. Com sete contratações, sacou R$ 459 milhões de seus cofres para trazer Micael, Bruno Fuchs, Emi Martínez, Lucas Evangelista, Facundo Torres, Paulinho e Vitor Roque.
Palmeiras reembolsou boa parte do investimento
Além do retorno esportivo — como calcular o valor do gol de Paulinho ou da cara na chão de Fuchs para impedir um gol? — o clube já embolsou algo próximo da metade do que foi investido.
Com a chegada às quartas de final do torneio, o Palmeiras já vai receber da Fifa R$ 219,13 milhões, ainda sem os descontos de impostos e demais tributos, divididos assim:
Por participação: 15,21 milhões de dólares (cerca de R$ 83,95 milhões)
Por vitória (contra o Al Ahly): 2 milhões de dólares (R$ 11,04 milhões)
Por empates (contra Porto e Inter Miami): 2 milhões de dólares (R$ 11,04 milhões)
Por vaga nas oitavas: 7,5 milhões de dólares (R$ 41,4 milhões)
Por vaga nas quartas: 13,125 milhões de dólares (R$ 72,45 milhões)
Se passar para a semifinal, o clube receberá mais R$ 115 milhões. Se for finalista, mais R$ 164,1 milhões. E, caso levante o troféu, mais R$ 218 milhões. No total, se conquistar a Copa, o Verdão levará cerca de R$ 530 milhões.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Ganho intangível de exposição de marca
Além do arrecadado com a evolução do time na competição, o Palmeiras também teve um ganho subjacente até complicado de se estimar.
Desde que o clube foi anunciado como participante no torneio, a exposição da marca Palmeiras teve um salto exponencial e, consequentemente, de valor. Segundo a Fifa, as partidas da Copa do Mundo estão sendo exibidas em todos os continentes, em mais de 200 mercados.
Se Palmeiras x Al Ahly, por exemplo, pode não ter atraído tanto público fora da América do Sul e da África, a partida contra o Inter Miami de Messi certamente rodou todo o planeta — bem como o confronto com o Porto, especialmente na Europa.
E ainda que as partidas possam atrair um público delimitado, as impressionantes imagens da torcida alviverde tomando Times Square, Ponte do Brooklyn, Miami Beach e Rocky Steps tiveram impacto imensurável nas redes sociais.
Estar ao lado de Real Madrid, Bayern, PSG e outros gigantes entre os oito melhores times do planeta também traz ao clube um benefício maior do que qualquer campanha de marketing poderia dar.