Mundial de Clubes

O cálculo que mostra que o Palmeiras já conquistou o Mundial

Clube alviverde está a duas partidas de uma vaga na decisão

O Palmeiras está a dois jogos de chegar a uma sonhada final do Mundial de Clubes. Nas quartas de final, prestes a encarar o Chelsea, na sexta-feira (4), o Alviverde fez quatro jogos no torneio, com dois empates e duas vitórias.

A campanha invicta está até além do esperado esportivamente. Inicialmente, passar da primeira fase era o objetivo da agremiação. Mas ainda que o clube esteja a três passos difíceis e importantes do título, com as receitas arrecadadas, o torneio já pode ser considerado uma conquista do clube na temporada.

Em 2025, o Palmeiras bateu seu recorde de gastos na janela de transferências. Com sete contratações, sacou R$ 459 milhões de seus cofres para trazer Micael, Bruno Fuchs, Emi Martínez, Lucas Evangelista, Facundo Torres, Paulinho e Vitor Roque.

Palmeiras reembolsou boa parte do investimento

Além do retorno esportivo — como calcular o valor do gol de Paulinho ou da cara na chão de Fuchs para impedir um gol? — o clube já embolsou algo próximo da metade do que foi investido.

Com a chegada às quartas de final do torneio, o Palmeiras já vai receber da Fifa R$ 219,13 milhões, ainda sem os descontos de impostos e demais tributos, divididos assim:

Por participação: 15,21 milhões de dólares (cerca de R$ 83,95 milhões)
Por vitória (contra o Al Ahly): 2 milhões de dólares (R$ 11,04 milhões)
Por empates (contra Porto e Inter Miami): 2 milhões de dólares (R$ 11,04 milhões)
Por vaga nas oitavas: 7,5 milhões de dólares (R$ 41,4 milhões)
Por vaga nas quartas: 13,125 milhões de dólares (R$ 72,45 milhões)

Se passar para a semifinal, o clube receberá mais R$ 115 milhões. Se for finalista, mais R$ 164,1 milhões. E, caso levante o troféu, mais R$ 218 milhões. No total, se conquistar a Copa, o Verdão levará cerca de R$ 530 milhões.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Ganho intangível de exposição de marca

Além do arrecadado com a evolução do time na competição, o Palmeiras também teve um ganho subjacente até complicado de se estimar.

Desde que o clube foi anunciado como participante no torneio, a exposição da marca Palmeiras teve um salto exponencial e, consequentemente, de valor. Segundo a Fifa, as partidas da Copa do Mundo estão sendo exibidas em todos os continentes, em mais de 200 mercados.

Se Palmeiras x Al Ahly, por exemplo, pode não ter atraído tanto público fora da América do Sul e da África, a partida contra o Inter Miami de Messi certamente rodou todo o planeta — bem como o confronto com o Porto, especialmente na Europa.

E ainda que as partidas possam atrair um público delimitado, as impressionantes imagens da torcida alviverde tomando Times Square, Ponte do Brooklyn, Miami Beach e Rocky Steps tiveram impacto imensurável nas redes sociais.

Estar ao lado de Real Madrid, Bayern, PSG e outros gigantes entre os oito melhores times do planeta também traz ao clube um benefício maior do que qualquer campanha de marketing poderia dar.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo