Mundial de Clubes

Onde estão os companheiros de Messi em seu último jogo pelo PSG?

Time que enfrentou o Clermont em junho de 2023 foi o último de Messi pelo clube francês — veja o que aconteceu com cada um desde então

A passagem de Lionel Messi pelo Paris Saint-Germain entre 2021 e 2023 foi marcada por altos e baixos e terminou de forma discreta, com uma derrota por 3 a 2 para o Clermont, na última rodada da Ligue 1. Agora, o craque reencontrará alguns de seus ex-companheiros no Mundial de Clubes.

Aquela foi a despedida oficial do argentino do clube francês, e desde então muitos de seus companheiros de time seguiram caminhos distintos. Poucos deles seguem no time que enfrentará o Inter Miami neste domingo (29), pelas oitavas de final do Mundial.

Qual era o último time do PSG com Messi no elenco

O goleiro daquela partida era Gianluigi Donnarumma. Ainda no PSG, o italiano foi essencial na conquista da Champions League em 2025. Aos 26 anos, é um dos melhores da posição no mundo, mas especulações seguem o cercando, embora diga querer permanecer em Paris.

O time contava com três zagueiros. Um deles era o português Danilo Pereira, que, após mais uma temporada no PSG, transferiu-se para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Lá, atuou ao lado de Karim Benzema e conquistou a Copa Saudita em 2025.

Neymar, Mbappé e Messi no PSG (Foto: Icon Sport)
Neymar, Mbappé e Messi no PSG (Foto: Icon Sport)

Outro era Sergio Ramos. O veterano também fez sua despedida contra o Clermont e retornou ao Sevilla, seu clube de origem. Em seguida, mudou-se para o Monterrey, do México, e é destaque na Copa do Mundo de Clubes, onde marcou contra a Inter de Milão.

El Chadaille Bitshiabu era o outro zagueiro daquela equipe. Jovem da base do PSG, saiu rumo ao RB Leipzig buscando mais minutos em campo. Teve bom desenvolvimento na Bundesliga e, aos 20 anos, segue como promessa do futebol europeu.

Curiosamente, o ala pela direita era Warren Zaïre-Emery, volante de origem. Formado no PSG, a joia se consolidou como peça-chave de Luis Enrique, participando de 13 jogos na campanha do título europeu. É hoje um dos jovens mais valorizados da França.

Um dos grandes destaques do PSG atual, Vitinha também foi titular na despedida de Messi. Ele viveu sua melhor temporada em 2024/25 e, além do título da Champions, brilhou por Portugal, que venceu a Nations League neste verão.

Seu companheiro era Marco Verratti, um dos líderes daquele time. Viveu declínio técnico após sua ida para o Al-Arabi, no Catar, deixou de ser chamado para a seleção italiana e jogou pouco desde sua saída do PSG.

O ala pela esquerda daquele jogo ainda está no elenco: Achraf Hakimi. Desde 2021 no PSG, o lateral-direito atingiu o auge em 2025, marcando gols nas fases decisivas da Champions e se firmando como um dos melhores laterais do mundo. É peça incontestável na equipe.

O meia daquele 3-4-1-2 era Messi. Após sair de Paris, o argentino polemizou com o ex-clube e se juntou ao Inter Miami e, mesmo já veterano, mantém ótimo desempenho: 50 gols em 62 jogos.

A dupla de atacantes era formada por Hugo Ekitike e Kylian Mbappé. Sem espaço em Paris, o primeiro foi emprestado ao Eintracht Frankfurt e depois comprado em definitivo. Ganhou destaque na Alemanha e passou a ser cobiçado por gigantes.

Depois de anos de rumores, Mbappé finalmente trocou o PSG pelo Real Madrid em 2024. Em sua temporada de estreia, fez 31 gols em 34 jogos, quebrando recordes, embora os Merengues tenham terminado sem títulos.

Quem Messi vai reencontrar no Mundial?

Dos jogadores que estiveram em seu último jogo na França, Messi poderá rever Donnarumma, Hakimi, Zaïre-Emery e Vitinha. Marquinhos, atual capitão, entrou ao longo da partida naquela derrota.

De todos os 19 jogadores do PSG envolvidos na despedida do argentino — os 11 titulares e os outros oito no banco –, são apenas estes cinco que permanecem no elenco.

O técnico Christophe Galtier também deixou o clube e atualmente comanda o Al Duhail, do Catar.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Vencedor do prêmio ACEESP de melhor matéria escrita de 2025. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo