Mundial de Clubes

Em reconstrução, City avança na contratação de ‘novo Odegaard’ e prepara quinto reforço

Citizens estão próximos de anunciar negócio por revelação norueguesa que estava na mira dos Gunners e outros gigantes

Às vésperas da estreia no novo Mundial de Clubes da Fifa, o Manchester City segue reforçando seu elenco. Os Citizens superaram a concorrência do Arsenal no mercado para avançar na contratação de Sverre Nypan, do Rosenborg.

Segundo o site “The Athletic”, o Manchester City está a detalhes de fechar com o meia de 18 anos. A joia norueguesa alinha os últimos termos de seu contrato para se tornar a venda mais cara da história do campeonato local.

Como a janela para a Copa do Mundo de Clubes já está fechada, Nypan só poderá ficar à disposição de Pep Guardiola a partir de 2025/26. Entretanto, os Citizens pretendem emprestar o meia norueguês por uma temporada para ele continuar seu desenvolvimento jogando com regularidade.

Quem é Sverre Nypan, alvo do City?

Sverre Nypan tem passagens pelas categorias de base da seleção da Noruega
Sverre Nypan tem passagens pelas categorias de base da seleção da Noruega (Foto: Imago)

Sverre Nypan chegou à base do Rosenborg em 2022 e, rapidamente, despontou como uma das maiores revelações do futebol norueguês. Não à toa, o meia chegou a treinar com o time principal quando ainda tinha 14 anos.

Um ano depois, Nypan passou a fazer parte da seleção sub-21 da Noruega. Já em 2024, o meia cravou seu nome entre os profissionais do Rosenborg ao ser peça fundamental na campanha do 4º lugar na Eliteserien — liga de elite do país.

Sverre Nypan pelo Rosenborg na última temporada segundo o SofaScore

  • Jogos: 28 — 25 como titular
  • Gols: 8 — terceiro maior artilheiro do time
  • Assistências: 7 — maior garçom do time
  • Média de chutes por jogo: 2 — segundo melhor do time
  • Grandes chances criadas: 7 — terceiro melhor do time
  • Média de dribles certos por jogo: 1,4 (57%) — segundo melhor do time

Com características semelhantes, o jovem meia norueguês passou a receber comparações com seu compatriota Martin Odegaard. Nypan, por sua vez, também chama a atenção por sua qualidade no passe, visão de jogo, controle de bola e capacidade física de percorrer todo o gramado.

Mais camisa 8 do que camisa 10, o meia do Rosenborg foi procurado pelos Gunners em janeiro, porém, não foi convencido pelo projeto esportivo. O Aston Villa também foi rejeitado, assim como o Girona. O Manchester City não vacilou e convenceu o norueguês a se juntar à Premier League.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Os reforços do Manchester City

Enquanto Sverre Nypan é um talento para o futuro, os Citizens se reforçaram para o Mundial de Clubes. O Manchester City oficializou a chegada de quatro nomes que já podem ser integrados para o torneio nos Estados Unidos: Rayan Aït-Nouri, Marcus Bettinelli, Rayan Cherki e Tijjani Reijnders.

Aït-Nouri é lateral-esquerdo e era um dos principais nomes de Vítor Pereira no Wolverhampton. O argelino de 24 anos supre uma carência defensiva no setor, cuja posição vinha sendo ocupado por Josko Gvardiol nos Citizens. Driblador, o jogador se destaca mais pelo jogo ofensivo e, ao lado de Milos Kerkez, do Bournemouth, era um dos destaques da posição na Premier League.

Bettinelli estava no Chelsea, sem tanto espaço. O goleiro italiano de 33 anos foi contratado pelo Manchester City para substituir Scott Carson, que se despediu do Etihad Stadium ao final de 2024/25 ao não ter seu contrato renovado.

Já Cherki era uma das estrelas do Lyon e foi comprado pelos Citizens por 36 milhões de euros (cerca de R$ 228,7 milhões). Com 21 anos, o meia-atacante francês é considerado um dos grandes talentos de sua geração no futebol europeu. Habilidoso e com grande futuro pela frente, era um dos nomes em alta no mercado de transferências.

Por fim, Reijnders estava em alta no Milan e custou 57 milhões de euros fixos (em torno de R$ 361,9 milhões) ao Manchester City. O meia holandês de 26 anos foi eleito o melhor da posição da última Serie A e vem de ótimo desempenho pela Holanda na Eurocopa do ano passado. Inteligente, será peça importante para remodelar o meio-campo dos Citizens.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo