Mundial: Contra o Mamelodi, Fluminense precisa resgatar atuação que recebeu merecidos elogios
Após empolgar contra o Borussia, atuação mesmo vitoriosa contra o Ulsan trouxe problemas que não podem ser repetidos em confronto decisivo

O Fluminense ainda não está classificado às oitavas de final do Mundial de Clubes. Ainda que na liderança do grupo F, o Tricolor joga a vida contra o Mamelodi Sundown, da África do Sul, nesta quarta-feira (25).
Por outro lado, a equipe sul-africana, embora em uma condição mais delicada, também está viva e terá no duelo contra o Flu uma “final”.
Memelodi Sundowns x Fluminense – Mundial de Clubes
- Data e horário: quarta-feira, 25 de junho, às 16h (horário de Brasília
- Local: Hard Rock Stadium, Miami, Flórida;
- Transmissão: Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Mamelodi Sundown: com craque brasileiro, time africano não alivia para os adversários
O Fluminense é melhor que o Mamelodi Sundown? Com certeza. Mas isso não significa que a equipe sul-africana dará vida fácil ao Tricolor no duelo desta quarta-feira (25).
Pelo contrário, treinado pelo português Miguel Cardoso, os brasileiros, como são conhecidos, são muito organizados e gostam de propor jogo.
A mostra que já havia sido dada na estreia, contra o Ulsan Hyundai, da Coréia do Sul, ficou ainda mais clara com a atuação de peito aberto do Mamelodi contra o Borussia Dortmund, da Alemanha.
Foi jogando bola que os sul-africanos abriram o placar no início da partida. E eles permaneceram com a mesma proposta até mesmo após sofrer uma virada com quatro gols. O resultado disso foi encostar no placar e sonhar com o empate até os minutos finais.
Principal jogador do Mamelodi, o meia-atacante brasileiro Lucas Ribeiro tem feito jus à alcunha durante o Mundial.
Foi dele o primeiro gol da equipe africana sobre o Borussia, no último sábado (21). Ele também foi o responsável pela assistência que deu a vitória ao Sundown sobre o Ulsan, na primeira rodada – o sul-africano Rayners foi quem marcou.

Além de Ribeiro, o atacante Arthur Sales, ex-Vasco da Gama, também defende o Mamelodi. No primeiro jogo, coube ao jogador sair da área e fazer algumas paredes para abrir espaço para outros atletas. Já no duelo contra o Dortmund, o brasileiro iniciou entre os reservas e entrou no segundo tempo.
Se por um lado o Mamelodi Sundown é uma equipe organizada, que costuma sair jogando com a bola no chão e gosta de propor jogo, por outro ela possui algumas deficiências que devem ser exploradas pelo Fluminense.
A equipe tem uma defesa frágil. Embora o time não use as bolas longas, nem mesmo nas fases defensivas, também tem dificuldades de sair jogando curto. O resultado disso são diversas falhas no campo defensivo. O Borussia usou e abusou delas.
Outro problema que assola o clube sul-africano é a dificuldade em furar algumas retrancas.
Em que pese tenha feito três gols no Ulsan HD – dois deles anulados –, o Mamelodi sofreu para criar jogadas quando os sul-coreanos ajustaram a parte defensiva e se fechou melhor.
Provável escalação: Willians; Mundaú, Keana, Cupido e Lunga; Allende, Mokoena e Zwane; Matthews, Rayner e Lucas Ribeiro. Técnico: Miguel Cardoso.
Fluminense: precisa aproveitar adversário de amarelo e resgatar atuação briosa contra o Borussia
A atuação do Fluminense contra o Borussia, na estreia do Mundial, chutou para longe qualquer tipo de desconfiança para com a equipe carioca.
Esse sentimento, porém, voltou a assombrar após o desempenho do Tricolor mesmo com a vitória sobre o Ulsan HD, no último sábado (21), pela segunda rodada da competição internacional.
Os primeiros minutos de atuação do Flu seguiram o padrão do duelo contra os alemães. Tanto que o placar foi aberto rapidamente. Porém, a sensação foi de que o time das Laranjeiras se acomodou. E nisso, o Ulsan virou a partida ainda no primeiro tempo.

Com o prejuízo no placar, o Fluminense precisou sofrer mais do que o projetado para virar a partida na etapa final. A equipe conseguiu os três pontos e é líder do clube. Mas a atuação diante do adversário da Coreia do Sul ligou o sinal amarelo.
E foi justamente contra um time de amarelo que o Flu teve a atuação que precisa resgatar para enfrentar um adversário da mesma cor pela terceira rodada do Mundial.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli, Nonato e Paulo Henrique Ganso; John Arias, Germán Cano e Keno. Técnico: Renato Gaúcho.