Mundial de Clubes

A história de 5 times que não ganharam o Mundial para serem chamados de ‘melhor do mundo’

deverá ser reconhecido como “campeão mundial” pela conquista da Copa Rio de 1951. Os méritos dos alviverdes são inegáveis na campanha, enfrentando grandes clubes da América do Sul e da Europa. A palavra da Fifa vem mais como uma chancela oficial para o título, mesmo que não seja necessariamente equiparado ao atual Mundial de Clubes.

O Palmeiras, contudo, não é o único clube que se considerou o melhor do time do mundo por um feito alcançado décadas atrás. O futebol existe muito antes das atuais competições internacionais terem surgido. E não dá para menosprezar a força dessas equipes em tempos nos quais a mundialização do esporte era praticamente nula. Alguns, reconhecidos posteriormente – como o Vasco, vencedor do Torneio Sul-Americano de Clubes de 1948. Outros, que sequer tiveram essa chance.

O tema desta semana resgatará exatamente essas histórias. Clubes que se consideraram o melhor do mundo ou do continente, mas que não tiveram uma Liga dos Campeões, uma Libertadores ou um Mundial de Clubes para assinalar o auge – ou mesmo torneios que possam ser equiparados. Grandes esquadrões que merecem ser lembrados, ainda que a história dos principais torneios os deixe relegados.

Leia as cinco matérias do Tema da Semana

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo