Mundial de Clubes

‘História pura’ e Fábio herói: Como imprensa europeia repercutiu vitória do Fluminense no Mundial

Tricolor Carioca avança às quartas de final do torneio e aguarda o vencedor de Manchester City x Al-Hilal

O Fluminense eliminou a Internazionale do Mundial de Clubes ao vencer o time italiano por 2 a 0 nesta segunda-feira (30), no Bank of America Stadium, em Charlotte. O resultado muito celebrado por Renato Gaúcho e companhia colocou o Tricolor Carioca nas quartas de final do torneio e foi exaltado na imprensa da Europa.

Vice-campeã europeia, a Inter de Milão entrou em campo como favorita nas oitavas. A equipe comandada por Chivu foi líder do Grupo E com sete pontos, mas não engrenou no Mundial e sequer deu indícios de desempenhar o futebol que a levou até a decisão da Champions League nesta temporada.

Já o Flu ficou em segundo lugar do Grupo F com cinco pontos e estreou com performance elogiável ao empatar com o Borussia Dortmund. O time também mostrou poder de reação na virada diante do Ulsan e evidenciou aspectos positivos, como o ataque eficaz e resiliência.

Fluminense tem tática enaltecida em jornais europeus

Fluminense vence Internazionale no Mundial de Clubes (Foto: IMAGO / Eibner)
Fluminense vence Internazionale no Mundial de Clubes (Foto: Imago)

Esses atributos favoráveis também apareceram contra a Internazionale, e Cano abriu o placar logo aos três minutos. O time soube administrar bem as ações e, nos acréscimos da etapa final, Hercules ampliou e decretou o triunfo.

História pura em Charlotte. Contra todas as probabilidades, o Fluminense derrotou a Inter com um contundente 2 a 0. Os cariocas foram melhores durante os 90 minutos, mostrando força nos momentos certos e sabendo sofrer quando necessário — dizia o texto do jornal espanhol “Marca”.

O periódico analisou ainda que a derrota é “decepcionante” para a Inter, que se viu superada a maior parte do jogo. Por outro lado, a “Gazzetta dello Sport”, da Itália, afirmou que os Nerazzuri tiveram “azar” e elegeu culpados.

No primeiro gol, atribuiu falha ao goleiro Sommer por “não sair da meta apesar de um cruzamento que foi lentamente para a área”, enquanto na bola na rede de Hercules afirmou que o zagueiro Darmian “ficou parado assistindo”.

Apesar disso, colocou o goleiro Fábio como protagonista.

Um jogo azarado, por muito tempo liderado pelos homens de Chivu, que quase marcaram várias vezes com Lautaro — um milagre do goleiro Fábio — e De Vrij, que perdeu o que seria o empate sozinho na frente do gol — enfatizou.

As oportunidades desperdiçadas por Lautaro Martínez também ganharam destaque na avaliação da britânica “BBC Sport”. “Ele teve uma série de chances de empatar antes do segundo gol, incluindo uma na trave no final”, destacou.

A alemã “Kicker”, por sua vez, ressaltou que boa parte do ímpeto da Inter ocorreu nos últimos 20 minutos de partida e enalteceu o trabalho tático do Fluminense.

Italianos não conseguiam criar muitas jogadas no começo. No segundo tempo, a Inter estava lenta, mas Lautaro Martínez se tornou cada vez mais perigoso. Fábio ajudou a evitar que o argentino empatasse. (…) O Fluminense venceu merecidamente a Inter de Milão — destacou.

O Tricolor Carioca agora se une ao Palmeiras como os representantes brasileiros classificados às quartas de final e aguarda o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal na noite desta, às 22h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando.

A partida da próxima fase para o Fluminense será sexta-feira (4), no Camping World Stadium, às 16h (de Brasília).

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Se formou em Comunicação Social em 2019.
Botão Voltar ao topo