Rival do Flamengo no Mundial já traumatizou rubro-negros e trouxe polêmica ao torneio
Cabeça de chave do Grupo D, Rubro-Negro carioca conheceu, nesta quinta-feira, seus adversários no torneio
O sorteio da fase de grupos do Super Mundial de Clubes 2025 fez a torcida do Flamengo relembrar uma eliminação traumática sofrida pela equipe.
Em 2014, o León, um dos adversários do Rubro-Negro no Grupo D (do Mundial), bateu o clube carioca em pleno Maracanã e o despachou da Copa Libertadores.
A vitória do León sobre o Flamengo em 2014
Na ocasião, o Flamengo chegou à última rodada da primeira fase precisando de uma vitória contra os mexicanos para garantir vaga nas oitavas de final. Mas não foi o que aconteceu. Com direito a gol do ex-Corinthians Mauro Boselli, o León venceu por 3 a 2 e calou o Maracanã.
Mais de uma década depois, os dois times voltarão a se enfrentar, dessa vez pelo Mundial. Ou não. O León e o Pachuca, apesar de inseridos no sorteio, correm o risco de não participarem da competição.
Os clubes mexicanos estão cientes de que a participação de ambos está condicionada a uma investigação aberta pela Fifa. Mas afinal, quais os motivos de tal investigação? Bom, León e Pachuca têm um mesmo dono, algo que é vetado no regulamento da entidade.
Segundo a regra, não pode haver mais de uma equipe do mesmo grupo empresarial no Mundial.
Clube mexicano pode perder sua vaga no Mundial de Clubes de 2025
Exigência da Fifa faz empresário escolher entre dois times. Entenda ⤵️https://t.co/PhHg0gswFv
— Trivela (@trivela) November 8, 2024
Como anda o processo na Fifa?
À frente do processo, o departamento jurídico da Fifa será o responsável por decidir se um dos dois clubes terá que ceder e abrir mão do torneio ou se uma exceção será aberta.
A primeira edição do Super Mundial de Clubes terá início só em junho de 2025, mas a Fifa tem pressa para resolver esse impasse. Até o momento, no entanto, não há uma data certa para o martelo ser batido pela entidade.
Jesus Martinez Patiño, empresário e CEO do Grupo Pachuca, que comanda Pachuca e León, se manifestou sobre o caso durante o sorteio em Miami.
— Eles (Fifa) disseram que vão tomar uma decisão entre o final de dezembro e início de janeiro — disse Jesus.
O conglomerado de clubes do empresário ainda conta com os também mexicanos Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.
Clube da Costa Rica protesta contra Fifa e reivindica vaga no Super Mundial
Caso León ou Pachuca tenha que deixar o Mundial de Clubes 2025, ainda não há uma definição sobre quem exatamente seria o agraciado com a vaga. O certo é que ela não saia da Concacaf — Confederação de Futebol de Associação da América do Norte, Central e Caribe.
Diante dessa possibilidade de abertura de uma nova vaga, surgiu a Liga Deportiva Alajuelense, da Costa Rica e filiada à Concacaf. O clube entrou com uma ação contra a Fifa, afirmando que a entidade fere o regulamento e exigindo participação no Super Mundial em virtude da (suposta) futura exclusão de um dos times mexicanos.
Se a saída de León ou Pachuca acontecer, a Alajuelense seria a grande beneficiada. Explicamos abaixo:
A Fifa determina que apenas dois clubes por país podem participar do Mundial (o Brasil terá quatro representantes, mas todos por títulos da Libertadores). Estados Unidos e México já tem suas vagas preenchidas, com Inter Miami, Seattle Sounders, Monterrey, León ou Pachuca.
Sendo assim, o primeiro clube fora do “eixo” EUA México herda a vaga da Concacaf via ranking. E é exatamente aí que entra o Alajuelense, atual 15º colocado do ranking, atrás apenas de times dos dois países.
View this post on Instagram
Grupo do Flamengo no Mundial de Clubes 2025
Além do León (se a Fifa permitir), o Flamengo enfrentará Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia, na fase de grupos do Mundial de Clubes 2025. O Mais Querido, vale destacar, é o cabeça de chave do Grupo D.
Jogos do Flamengo no Mundial
- 1ª rodada: Flamengo x Espérance
- 2ª rodada: Flamengo x Chelsea
- 3ª rodada: León x Flamengo