‘Bayern enfrentou um reflexo de si’: Imprensa alemã exalta Flamengo e Filipe Luís no Mundial
Estratégia do treinador brasileiro dá resultados favoráveis apesar de eliminação

O Flamengo foi derrotado pelo Bayern de Munique por 4 a 2 e deu adeus ao Mundial de Clubes neste domingo (29). Apesar do revés, a equipe comandada por Filipe Luís deixa os Estados Unidos de cabeça em erguida com o desempenho apresentado.
A equipe Rubro-Negra foi enaltecida pela garra e ambição exibidas no Hard Rock Stadium no embate diante dos Bávaros e muito elogiada na imprensa europeia. A “Sky Sport” alemã destacou como o time brasileiro dificultou as coisas para os jogadores treinados por Vincent Kompany.
— Contra o Flamengo, o Bayern enfrentou um reflexo de si mesmo — escreveu o site.
Flamengo x Bayern: ‘Filipe Luís recebeu doutorado a nível mundial'
A análise afirma que o clube carioca tem estilo de jogo muito parecido com o do Bayern, de pressão alta e homem a homem, e dificultou as ações adversárias. Isso foi atribuído ao método adotado por Filipe Luís, que já declarou ter o time alemão como referência.
A estratégia elaborada pelo técnico brasileiro deu resultados. Luiz Araújo, por exemplo, teve a chance de marcar aos 15 e diminuir o placar para 2 a 1, mas parou naquela que foi definida como “uma das melhores defesas do Mundial” do goleiro Neuer. “O Flamengo não deu trégua”, dizia o texto.
🧤 Big stop from Neuer!
A crucial save to keep Bayern in control.
The legend keeps delivering.
Watch the @FIFACWC | June 14 – July 13 | Every Game | Free | https://t.co/i0K4eUtwwb | #FIFACWC #TakeItToTheWorld #FLABAY pic.twitter.com/aGv1l20r44
— DAZN Football (@DAZNFootball) June 29, 2025
O Fla manteve a posse de bola a maior parte do tempo — algo que o Bayern valoriza — e registrou 51% no total. Além de enfrentar a pressão Rubro-Negra, o rival precisou lidar com a massa da arquibancada. “O time de Munique se viu jogando contra dezenas de milhares de torcedores do Flamengo entre os 60.914 espectadores”, ressaltou o jornal.
O jeito adotado por Filipe Luís também foi enfatizado pelo espanhol “Marca”. O periódico destacou que o Bayern de Munique teve uma dose de sorte no começo da partida com o gol contra de Pulgar e o Flamengo teve o mérito de “não desistir”.
— Filipe Luís recebeu seu doutorado a nível mundial. Tem futuro, e muito, como treinador — analisou.

O Flamengo retorna ao Brasil em alta e com prestígio para a continuidade da temporada com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. O primeiro adversário pós-Mundial será o São Paulo, no Maracanã, em 13 de julho, às 17h (de Brasília).
Já o Bayern de Munique enfrenta o Paris Saint-Germain (PSG) nas quartas de final do torneio nos Estados Unidos no sábado (5), às 13h (de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.