Mundial de Clubes

Filipe Luís rechaça possíveis desculpas antes de estreia do Flamengo no Mundial de Clubes

Técnico rubro-negro adota discurso confiante e fala em "sonho" de disputar terceiro Mundial pelo clube da Gávea

Filipe Luís não quer saber de desculpas antes da estreia do Flamengo no Mundial de Clubes. Em entrevista concedida neste domingo (15), véspera do jogo contra o Espérance, o técnico rubro-negro elogiou a preparação de seus comandados e rechaçou as críticas sobre clima e gramado nos Estados Unidos.

Na visão do ex-lateral, tudo está em perfeitas condições para o Mais Querido se apresentar bem e conquistar os três pontos diante da equipe da Tunísia. A bola rola nesta segunda-feira (16), às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, Filadélfia.

— Chegamos em um grande momento para essa competição. Estamos preparados. Tivemos mais de 10 dias de preparação, tirando os jogadores que estavam em suas seleções. Tivemos a oportunidade de treinar conceitos e detalhes do jogo que se perdem com o calendário cheio. Recuperamos esses comportamentos. A parte mental, para o treinador, é o mais fácil. Um Mundial não precisa de motivação extra — disse Filipe.

— Nosso time joga em uma intensidade muito alta. Os nossos números internos mostram isso. Vimos hoje o PSG e o Atlético de Madrid diminuírem os níveis de intensidade pelo calor. Estava muito quente no jogo, pelo que falaram. Isso influencia no nosso dia a dia no Brasil, no Brasileirão. Aqui, com clima mais fresco, com gramado em perfeitas condições, descanso de quatro dias, não há desculpas.

Filipe confirma único desfalque do Flamengo

Com exceção de Nicolás de la Cruz, Filipe Luís terá todos os jogadores à disposição para a partida diante do Espérance. O técnico do Flamengo confirmou a ausência do meio-campista uruguaio, que ainda se recupera de lesão no joelho esquerdo, e deu fim às especulações sobre Jorginho e Alex Sandro. Ambos serão relacionados.

— Todos os jogadores, com exceção do Nico, têm condições de serem titulares. Todos estão à disposição. Essa é a melhor notícia que um técnico pode ter. Tenho todas as opções para poder escolher e quebrar a cabeça.

Com desgaste físico em virtude das partidas pela seleção brasileira na última Data Fifa, Alex Sandro pode começar no banco de reservas — Filipe não quis dar pistas da escalação. Jorginho, por sua vez, vive a expectativa de fazer sua estreia com a camisa do Flamengo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Confira outras respostas de Filipe Luís

Mais uma disputa de Mundial no currículo

— Como jogador eu tive a oportunidade de disputar todas as competições de máximo nível, desde a Copa do Mundo às finais da Libertadores e da Liga dos Campeões, com exceção das Olimpíadas, que não tive a oportunidade. No Flamengo, tive a oportunidade de ir como jogador a dois Mundiais. Quando ganhamos a Libertadores de 2022 e ficamos sabendo do Mundial de 2025, pensei que esse seria impossível eu disputar (como jogador). Mas estou aqui, realizando mais um sonho. Sempre acredito mais. Acredito muito nos meus jogadores para fazer uma competição bonita.

Filipe Luís durante treino do Flamengo nos EUA
Filipe Luís durante treino do Flamengo nos EUA (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Impressões sobre o Espérance

— O Espérance é uma grande equipe. Tem jogadores com uma qualidade individual muito grande, com jogadores rápidos no ataque, que perdem pouco a bola. Os números do Espérance são expressivos. Fizeram mais de 100 gols e sofreram poucos. Estão acostumados a vencer. São jogadores com a confiança lá em cima. O Rodrigues e o Yan Sasse eu conheço, vi vários jogos do Espérance. O Sasse tem drible, ataque ao espaço, velocidade. O Rodrigues é um 9 de referência, eles se complementam. Fiquei muito surpreso com os volantes. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas esperamos levar o jogo para o terreno que gostamos, que é o campo do adversário. Vamos ter que fazer um jogo perfeito para vencer.

Algum time não europeu pode surpreender no Mundial?

— Acho que todas as equipes podem surpreender nesse campeonato. É real que os europeus são favoritos. Os melhores jogadores, treinadores, orçamentos, estão lá. O futebol sul-americano, africano, pode chegar longe e até ganhar, mas sabemos a realidade que os clubes europeus estão em outro nível. Podemos? Podemos. Mas é mais difícil.

Flamengo manterá suas características contra qualquer adversário?

— Eu falo de forma Flamengo no sentido de tentar atacar o tempo todo, com jogo vertical, sempre tentando dominar o jogo tendo a bola. O que vai determinar altura no campo, vai ser o adversário. Se eles tiverem mais qualidade e tivermos que defender, vamos defender. Mas a nossa forma de jogar será a mesma. Sempre tentarei pressionar da mesma forma. Mas uns adversários querem a bola, outros não querem. Uns têm mais qualidade que nós.

Jogos do Flamengo no Mundial

  • Flamengo x Espérance — Lincoln Financial Field — segunda-feira, 16 de junho, às 22h (de Brasília)
  • Flamengo x Chelsea — Lincoln Financial Field — sexta-feira, 20 de junho, às 15h (de Brasília)
  • Los Angeles FC x Flamengo — Camping World Stadium — terça-feira, 24 de junho, às 22h (de Brasília)

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo