Mundial de Clubes
Tendência

Fifa mantém uma edição anual do Mundial de Clubes em outro formato, além da versão com 32 times

Torneio anual manterá apenas os campeões de cada continente, mas desta vez o europeu estará garantido na final; torneio com 32 clubes será mesmo a cada quatro anos

A Fifa confirmou alguns detalhes importantes do nodo Mundial de Clubes com 32 times, que será disputado a partir de 2025. Só que algo que chamou a atenção foi a manutenção de uma versão anual do torneio, de forma similar ao que acontece hoje, mas com uma diferença importante: o clube europeu estará garantido na final e todos os outros farão preliminares para decidir quem estará na decisão, incluindo o representante sul-americano.

“Já que a atual versão do Mundial de Clubes da Fifa será descontinuada depois da edição 2023 e, dada a necessidade expressada pelas confederações dos campeões das suas principais competições jogam um contra o outro anualmente para estimular a competitividade, o Conselho da Fifa unanimemente aprovou o conceito estratégico de uma competição de clubes anual da Fifa a partir de 2024”, diz o texto.

“Esta competição irá ter os campeões das principais competições de todas as confederações e concluir com a final a ser jogada em um campo neutro entre o vencedor da Uefa Champions League e o vencedor dos playoffs intercontinentais entre as outras confederações. Detalhes sobre cronograma e formato seguirão no devido tempo”, informa ainda a Fifa.

Embora o torneio já tenha sido anunciado a partir de 2024, ainda faltam definir detalhes importantes, como o formato de disputa e como serão esses playoffs intercontinentais. O texto diz que a final será disputada em um local neutro, mas não fala nada sobre os confrontos anteriores. Seria o retorno de duelos em ida e volta, cada um na sua casa, entre as confederações? Seria curioso, mas parece difícil ter datas para isso. Também seria preciso definir um formato, já que serão cinco times de cinco confederações que precisam se enfrentar para definir quem enfrentará o europeu na final.

Na prática, também é um rebaixamento dos sul-americanos, algo que já é falado há alguns anos, ainda que seja possível dar alguma vantagem ao clube da Conmebol nessa disputa intercontinental. Como não está definido, ainda não dá para saber como será, mas tende a ser um formato que coloque o sul-americano em um patamar similar aos demais continentes, exceto a Europa. Considerando o que foi o Mundial de Clubes de 2005 para cá, quando a Fifa assumiu, não dá para dizer que será injusto.

Definidos critérios de classificação ao Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes dos sonhos da Fifa, que saiu do papel para ser uma realidade a partir de 2025, definiu alguns pontos importantes em relação à classificação das equipes. Veja os pontos chave definidos pelo Conselho da Fifa em relação ao torneio, que considerará o período de classificação de 2021 a 2024:

  • Para confederações com mais de quatro vagas, como Uefa e Conmebol: acesso aos campeões das últimas quatro edições da principal competição de clubes e times adicionais sendo determinados por um ranking de clubes baseado no mesmo período de quatro anos;
  • Para confederações com quatro vagas: acesso aos campeões das últimas quatro edições da principal competições de clubes da confederação;
  • Para confederações com uma vaga: acesso ao clube de maior ranking entre campeões da principal competição de clubes da confederação no período de quatro anos;
  • Para o caso de um clube ganhando duas ou mais edições da principal competição de clubes da confederação de 2021 a 2024, um ranking de clubes calculado baseado em critérios esportivos serão usados para garantir acesso;
  • Para os clubes classificados via ranking, haverá um limite de no máximo dois por país. Os campeões estão garantidos, mesmo que sejam mais de dois de um mesmo país;
  • Serão feitas consultas com as confederações e principais partes interessadas para definir um mecanismo de ranking de clubes, que será baseado em critérios esportivos.

Com tudo isso, significa que Chelsea (campeão da Champions League em 2020/21) e Real Madrid (campeão em 2021/22) pela Europa, assim como Palmeiras (campeão da Libertadores em 2021) e Flamengo (campeão em 2022) pela América do Sul já estão garantidos.

Campeões de outros continentes que também estão garantidos: Al Hilal (campeão da AFC em 2021), Al Ahly (campeão da CAF em 2021) e Wydad Casablanca (campeão da CAF em 2022), Monterrey (campeão da Concacaf em 2021), Seattle Sounders (campeão da Concacaf em 2022).

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo