Mundial de Clubes

Fifa já está pensando em aumentar o número de participantes do Mundial de Clubes

Após lobby de clubes europeus, federação passou a discutir possibilidades para a próxima edição que acontece em 2029

A Fifa já está pensando em aumentar a quantidade de equipes participantes para a segunda edição do Mundial de Clubes, que acontecerá em 2029. O torneio inaugural, que acontece nos Estados Unidos entre os dias 14 de junho e 13 de julho, conta com 32 times, e agora a federação estuda ampliar para 48, segundo o jornal ‘The Guardian', da Inglaterra.

A possível mudança começou a ser debatida após o lobby de clubes europeus que ficaram de fora da Copa do Mundo de Clubes de 2025, e por isso não poderão embolsar a premiação milionária prometida pela Fifa, que chega ao total de 1 bilhão de dólares, que serão divididos entre as equipes.

No formato com 32 equipes e com limite de classificados pos país, gigantes europeus ficaram de fora dos classificados, como Barcelona, Liverpool, Arsenal, Manchester United e Milan.

E parece que a única forma de agradar a mais equipes do Velho Continente seria ampliando a quantidade de participantes.

Premier League faz pedido especial para a Fifa

A Premier League também pede que a Fifa aumente o limite de dois clubes do mesmo país via ranking, visto que essa restrição deixou o Liverpool fora da competição, ainda que atendesse a um dos critérios de qualificação.

Chelsea e Manchester City serão os representantes ingleses no torneio por serem campeões da Champions League nas temporadas 2020/21 e 2022/23, respectivamente.

Guardiola comemora com a taça de campeão da Champions League (Foto: Imago)
Guardiola comemora com a taça de campeão da Champions League (Foto: Imago)

O limite de dois clubes por país só não foi imposto em casos onde mais de duas equipes de um mesmo país tenham vencido suas competições continentais naquele período. Assim, quatro clubes brasileiros garantiram a classificação por terem conquistado a Libertadores no período de 2021 a 2024, sendo Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Em entrevista ao site ‘The Athletic', Mattias Grafstrom, secretário-geral da Fifa, afirmou que todas as opções estão sendo consideradas pela entidade para a próxima edição do torneio.

— Para o futuro, estamos muito abertos a analisar formatos e outras questões que discutiremos com os clubes e as confederações. Acredito fortemente no futuro desta competição — disse.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Copa do Mundo de seleções pode ser um exemplo para ampliação do Mundial

A próxima edição da Copa do Mundo masculina, que acontecerá em 2026, já terá 48 seleções participantes. O mesmo ocorrerá com a Copa do Mundo feminina, em 2031. Portanto, a expansão do Mundial de Clubes iria de acordo com o que a Fifa vem implementando em seus campeonatos.

Embora pedidos e discussões estejam sendo feitos, a Fifa informou que só irá se aprofundar na temática e iniciar conversas com os interessados após o fim da edição de estreia do torneio.

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.
Botão Voltar ao topo