Estados Unidos sediará Mundial de Clubes com 32 equipes em 2025
Primeira versão da Copa do Mundo de Clubes, como a Fifa chama, expandida para 32 clubes funcionará como torneio prévio da Copa do Mundo de seleções, que acontece em 2026

O novo Mundial de Clubes com 32 clubes já tem uma sede definida: os Estados Unidos, em 2025, segundo divulgado pela Fifa nesta sexta-feira. Segundo a entidade que dirige o futebol mundial, o processo de seleção levou em conta os requisitos de infraestrutura e serviço, bem como objetivos estratégicos mais amplos para o torneio.
Ainda segundo a Fifa, a decisão permitiria uma sinergia para ajudar a desenvolver o futebol na América do Norte pensando na Copa do Mundo de 2026, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México. A infraestrutura e serviços dos países norte-americanos foram cruciais também na disputa para sediar a Copa, em disputa que acabou sendo contra Marrocos.
O atual Mundial de Clubes tem sete clubes, com os campeões de cada um dos seis continentes e mais o campeão do país-sede. O torneio, porém, nunca conseguiu ganhar popularidade na Europa, sede dos principais clubes e que vence todos os torneios desde 2013. A ideia da Fifa, comandada por Gianni Infantino, é que o novo Mundial de Clubes seja como uma Copa do Mundo – como já é no nome, já que a entidade chama de “Club World Cup” desde que assumiu a organização da competição, em 2005.
“A Copa do Mundo de Clubes de 2025 será o auge do futebol masculino profissional de elite e com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são a sede ideal para dar início a este novo torneio global”, afirmou Gianni Infantino nesta sexta-feira.
“Com alguns dos maiores clubes já classificados, torcedores de cada continente irá trazer sua paixão e energia aos Estados Unidos em dois anos para este marco significativo em nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global”, continuou o dirigente.
Chelsea, Real Madrid e Manchester City já estão garantidos no torneio pela Europa como campeões do continente em 2021, 2022 e 2023. Na América do Sul, Palmeiras e Flamengo, campeões da Libertadores em 2021 e 2022, também já estão garantidos. Pela AFC, da Ásia, Al-Hilal e Urawa Red Diamonds estão garantidos. Pela CAF, da África, estão garantidos Al Ahly e Wydad Casablanca. Pela Concacaf, Monterrey e Seattle Sounders.
Como são distribuídas as vagas para a Copa do Mundo de Clubes 2025?
UEFA: 12 clubes (campeões da Champions League de 2020/21 até 2023/24 e oito times ainda a serem determinados por ranking de clubes contando o mesmo período dos campeões)
CONMEBOL: 6 clubes (campeões da Libertadores de 2021 até 2024 e outros dois clubes a serem determinados pelo ranking de clubes no mesmo período dos campeões)
CONCACAF: 4 clubes (Campeões da Concachampions de 2021 a 2024)
AFC: 4 clubes (campeões da Champions League da Ásia de 2021 a 2024)
CAF: 4 clubes (campeões da Champions League da África entre 2021 e 2024)
OFC: 1 clube (o clube de maior ranking entre os campeões da Champions League da Oceania de 2021 a 2024)
PAÍS-SEDE: 1 clube (critério para definir o participante ainda a ser definido)