‘Uma das figuras do Mundial de Clubes’: Imprensa espanhola rasga elogios a Fábio
Goleiro virou pauta na Espanha devido ao seu desempenho histórico mesmo aos 44 anos

Fábio, aos 44 anos, vem sendo um dos grandes destaques do Fluminense no Mundial de Clubes. O goleiro vem brilhando nas partidas disputadas pelo Tricolor, fazendo boas defesas e sendo reconhecido pelo bom futebol apresentado. O “Marca”, da Espanha, por exemplo, se rendeu ao arqueiro e fez diversos elogios ao atleta brasileiro, comparando a idade do jogador a de Lamine Yamal, de 17 anos.
— Fábio nasceu em 30 de setembro de 1980 e Lamine Yamal em 13 de julho de 2007, e mesmo com essa idade, conseguiu classificar o Fluminense a uma semifinal histórica — diz trecho do artigo assinado pelo jornalista Juan Castro.
— O conjunto carioca não é somente a revelação do Mundial de Clubes, mas também possui uma das melhores defesas de todo o campeonato. Os jogadores comandados por Renato Gaúcho receberam apenas três gols em todo o torneio (o de Marcos Leonardo nas quartas e o doblete sofrido para o Ulsan — segue o jornal.
Além do goleiro, outro nome que também foi bastante elogiado pelo “Marca” foi Thiago Silva. O zagueiro, de 40 anos, também vem sendo peça chave no elenco de Renato Portaluppi.
— O capitão, Thiago Silva, é o jogador de campo que mais vezes disputou a competição, agora com 40 anos. A atuação dos dois (dele e de Fábio), somada a dos dois companheiros de zaga, Ignácio e Freytes, levaram o Fluminense a essa histórica semifinal — escreve o jornal.

Fábio segue quebrando recordes e se destacando cada vez mais
Além das boas atuações do goleiro no Mundial de Clubes, o “Marca” também fez questão de relembrar as marcas e recordes alcançados pelo arqueiro. Fábio, por exemplo, é o jogador mais velho a disputar a competição.
— A defesa do Fluminense (formada por uma linha de três zagueiros e o goleiro), tem uma média de idade que supera os 34 anos. Tem o jogador mais veterano da competição, o arqueiro Fábio, com 44 anos. Além disso, o jogador acumula 1390 jogos disputados, ficando a 22 de superar Peter Shilton como o jogador com mais partidas na história. Fábio, quando defendia o Cruzeiro, ostentava o recorde de ser um dos jogadores com mais jogos disputados por um único clube, com 977 participações — diz o diário.
Apesar de ser um dos destaques do Fluminense, o jornal deixa claro que Fábio nunca foi absoluto nas convocações da seleção brasileira, ainda que tenha participado de algumas partidas, estando presente até mesmo no elenco campeão da Copa América 2004.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Veja os números de Fábio no Mundial de Clubes
- 5 jogos disputados
- 360 minutos disputados
- 13 defesas
- 3 jogos não vazado
- 1 defesa aérea
- 23 recuperações de posse de bola
- 55,2% de precisão no passe.