Copa Intercontinental 2024: jogos, datas e onde assistir
Com Botafogo na disputa, competição da Fifa será anual como substituição ao antigo Mundial de Clubes
Criado pela Fifa para substituir o antigo Mundial de Clubes (agora disputado a cada quatro anos), a Copa Intercontinental já começou e irá sagrar o melhor time no futebol mundial em 2024.
O Botafogo é quem representa o Brasil por conta do título da Libertadores e entra em campo nesta quarta-feira (11) contra o Pachuca, do México. A partida do Glorioso será transmitida em TV aberta, na Globo, além do canal fechado SporTV, da CazeTV (no YouTube) e do streaming Fifa+.
Todas as opções de transmissões também exibirão as outras partidas do torneio, com exceção da Globo, que se limitará a passar os duelos que o Botafogo esteja.
Confira onde assistir à Copa Intercontinental e todos os jogos da competição da Fifa.
Onde assistir ao Intercontinental de Clubes?
- Local: Doha, Catar
- Data: entre 11 e 18 de dezembro
- Onde assistir: Globo (TV aberta apenas em jogos do Botafogo), SporTV (canal fechado), CazeTV (YouTube) e Fifa+ (streaming).
Todos os jogos e datas da Copa Intercontinental
- 22/09/2024 — Al Ain 6 x 2 Auckland City — Copa África-Ásia-Pacífico
- 29/10/2024 — Al-Ahly 3 x 0 Al Ain — Copa África-Ásia-Pacífico
- 11/12/2024, às 14h (horário de Brasília) — Pachuca x Botafogo — Clássico das Américas
- 14/12/2024, às 14h — Al-Ahly x vencedor do Clássico das Américas (Pachuca ou Botafogo) — Copa Challenger
- 18/12/2024, às 15h — Real Madrid x vencedor da Copa Challenger (Al-Ahly, Pachuca ou Botafogo) — Copa Intercontinental da Fifa
Qual a diferença entre o Intercontinental e o Mundial de Clubes?
Ao criar duas competições “mundiais”, a Fifa pretende que uma, no caso o Intercontinental, seja anual e substitua o Mundial que todo mundo se acostumou a acompanhar nos finais de ano.
As únicas mudanças são a exclusão de um representante do país-sede e que agora europeus entram direto na final, enquanto sul-americanos precisam fazer um jogo a mais para chegar na decisão.
Já o novo Mundial de Clubes será como se fosse uma Copa do Mundo. Inclusive, tem o mesmo formato que durou entre 1998 e 2022 na competição entre seleções e também será a cada quatro anos.
A primeira edição acontece em 2025, nos Estados Unidos. Além do Botafogo, os campeões da Libertadores Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023) representam o Brasil.