City x Al-Ain: Duelo pelo Mundial pode servir de laboratório de testes para Guardiola
Equipe inglesa estreou com vitória, enquanto time dos Emirados Árabes Unidos sofreu goleada e precisa se recuperar

O duelo entre Manchester City e Al-Ain, pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes, é decisivo para os times da chave G do torneio. A bola começa a rolar às 22h (de Brasília) deste domingo (22), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, onde estarão frente a frente equipes em momentos distintos.
Os Citizens estrearam com vitória de 2 a 0 sobre o Wydad Casablanca, e o time dos Emirados Árabes Unidos foi goleado pela Juventus por 5 a 0. Enquanto o City vê na partida deste domingo a chance de já garantir um lugar nas oitavas, o Al-Ain traça estratégia focada em se recuperar da derrota dolorosa e diminuir o prejuízo no torneio.
Manchester City x Al-Ain – Mundial de Clubes
- Data e horário: 22 de junho (domingo), às 22h (de Brasília);
- Local: Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, Georgia;
- Transmissão: DAZN (streaming), CazéTV (YouTube) e SporTV (TV fechada).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Guardiola quer mudanças e rotação de elenco no Manchester City

O técnico Pep Guardiola não escondeu ver o Mundial de Clubes como um torneio da temporada 2025/26, ou seja, um recomeço para o time. Isso reflete o objetivo de manter a equipe bem conceituada diante do futebol mundial ao mesmo tempo em que promove experimentos táticos, ora no 4-3-3, ora no 2-3-5.
A vitória diante do Al-Ain garante vaga entre os dois primeiros do grupo, mas a segunda posição pode ser perigosa ao considerar o cruzamento com a chave H e a possibilidade de ter o Real Madrid pela frente logo na abertura do mata-mata.
Como a Juventus — principal adversária do City no grupo — não deu chances à equipe dos Emirados Árabes e assumiu a liderança após a goleada, os Citizens têm a missão de aumentar o saldo de gols diante dos comandados por Vladimir Ivic a exemplo da Velha Senhora.
Guardiola deseja usar o torneio para dar minutagem a todos os jogadores do elenco. Na partida inaugural, o treinador deixou nomes como Rúben Dias, Gvardiol e Haaland no banco de reservas e, na entrevista coletiva posterior, indicou que pode “mudar muito” no jogo diante do Al-Ain. A única baixa é Rico Lewis, que levou cartão vermelho contra o Wydad.
Provável escalação do Manchester City: Ederson; Vitor Reis, Aké, Stones, Nico O'Reilly; Reijnders; Cherki, Foden; Savinho, Doku, Marmoush. Técnico: Pep Guardiola.
Só a vitória interessa ao Al-Ain

Na área técnica ao lado, o sérvio Vladimir Ivic não pensa em outra coisa que não o triunfo. O Al-Ain precisa superar o City para manter vivo o sonho de se classificar às oitavas e, de quebra, complicar os planos de Guardiola.
A partida diante da Juve mostrou um time em ritmo lento, que deixou buracos na defesa e sofreu com a rapidez na troca de bola adversária. Passado o nervosismo da estreia, é esperado que Rui Patrício e companhia foquem em se recuperar da dolorosa derrota.
Com isso, Ivic deve adotar a escalação mais conservadora, reforçada na defesa, e buscar escapadas em contra-ataque, tentando aproveitar eventuais equívocos do City. Neste caso, o papel do camisa 9 Kodjo Laba é ainda mais importante, já que o Al-Ain vai precisar de efetividade nas poucas chances que construir.
Provável escalação do Al-Ain: Rui Patrício; Traore, Yong-Woo, Kouadio, Zabala, Ratnik; Rabia, Kaku, Rahimi; Laba, Palacios. Técnico: Vladimir Ivic.