Mundial de Clubes

O Botafogo já foi campeão mundial?

Glorioso estreia no Mundial de Clubes, no próximo domingo (15), contra o Seattle Sounders, dos Estados Unidos

O Botafogo inicia, neste domingo (15), a disputa do Mundial de Clubes. Atual campeão da Copa Libertadores, o Glorioso vai participar da primeira edição deste novo formato da competição, com 32 clubes, que será disputada nos Estados Unidos.

Para a Fifa, o Botafogo vai atrás do seu primeiro título mundial. O clube, no entanto, diz ter três títulos de “Campeão do Mundo”.

Em seu site oficial, o clube registrou as três conquistas da Pequena Taça do Mundo, em 1967, 1968 e 1970, como “Campeão do Mundo”.

Botafogo diz ser tricampeão do Mundo (Foto: Reprodução/Site oficial do Botafogo)
Botafogo diz ser tricampeão do Mundo (Foto: Reprodução/Site oficial do Botafogo)

O que foi o Torneio de Caracas?

O Botafogo considera como título mundial os três “Torneios de Caracas” conquistados, em 1967, 1968 e 1970. A competição internacional, realizada na capital da Venezuela, foi disputada entre o começo dos anos 1950 e o fim dos anos 1970, e teve diferentes nomes ao longo do tempo, mas ficou mais conhecido como “Pequena Taça do Mundo”, que foi um dos seus nomes, e “Torneio de Caracas” ou “Triangular de Caracas”.

Na primeira conquista, o Botafogo disputou o triangular com Barcelona, da Espanha, e Peñarol, do Uruguai. Na edição seguinte, ficou com o título ao bater a seleção da Argentina e o Benfica, de Portugal. Já em 1970, disputou contra a seleção da União Soviética e o Spartak Trnava, da Tchecolosváquia.

Além do Botafogo, Cruzeiro e Bangu também conquistaram a competição.

Fifa não reconhece Botafogo como campeão mundial

Apesar do Botafogo registrar em seu site os títulos do Torneio de Caracas como títulos mundiais, tais conquistas não são reconhecidas pela Fifa.

A Fifa considera como campeões do mundo os clubes que venceram a Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, além dos campeões dos Mundiais de Clubes da Fifa.

Botafogo disputou a Copa Intercontinental em 2024

Além de disputar o Mundial de Clubes de 2025, o título da Copa Libertadores também deu direto ao Botafogo disputar a Copa Intercontinental de 2024. Em uma competição com um novo formato, o Glorioso acabou eliminado ainda no “Dérbi das Américas” (disputado como uma espécie de quartas de final), ao perder para o Pachuca, do México, por 3 a 0.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo