‘Talvez não transformem o time’: Imprensa analisa trio do Botafogo na mira do Forest
'The Athletic' analisou atuações de Igor Jesus, Jair e Cuiabano na estreia do Botafogo pelo Mundial de Clubes

A estreia do Botafogo no Mundial de Clubes chamou a atenção não só dos torcedores alvinegros. Na Inglaterra, os fãs do Nottingham Forest também estavam de olho no jogo que terminou com a vitória por 2 a 1 do Glorioso sobre o Seattle Sounders, no Lumen Field, pelo Grupo B.
Isso porque o clube da Premier League já acertou a contratação do atacante Igor Jesus e negocia as transferências do zagueiro Jair e do lateral-esquerdo Cuiabano.
O fato dos três jogadores estarem relacionados ao Nottingham Forest também atraiu a atenção da imprensa internacional. O conceituado “The Athletic”, inclusive, dedicou um artigo apenas para analisar a participação do trio na estreia do Botafogo no Mundial de Clubes.
Mas, apesar dos gols de Jair e Igor Jesus, que garantiram a vitória do Botafogo, o veículo americano não mostrou tanta empolgação com o trio botafoguense.
— O atacante Igor Jesus e o zagueiro Jair Cunha produziram momentos bons o suficiente para fazer até o mais cínico torcedor do Forest sonhar, mas também o suficiente para ser cauteloso e não se deixar levar — diz um trecho da análise do “The Athletic”, assinado pelo jornalista Nick Miller.
A matéria citou que Igor Jesus errou passes e não foi “muito preciso” nas outras chances que teve. O artigo elogiou a participação tática do atacante, e concluiu que ele “pode não ser uma garantia de um grande número de gols, mas uma opção útil para o ataque” do time de Nuno Espírito Santo.
Lance de Jair vira destaque no ‘The Athletic'
Assim como Igor Jesus, o zagueiro Jair também recebeu algumas criticas no “The Athletic”. O argito citou que ele “foi derrotado com uma facilidade preocupante em alguns confrontos de um contra um”. No entanto, o defensor foi mais elogiado do que criticado.
Um lance específico de Jair ganhou um grande destaque na matéria. O artigo citou a recuperação do zagueiro em um lançamento feito pelo alto, em que Jair dominou a bola de costas e saiu jogando com direito a um drible no atacante adversário. A jogada, incluive, teve mais destaque do que o próprio gol marcado por Jair.
O artigo citou que, pela pouca experiência, Jair não deve chegar com muito espaço no time titular, mas que pode ser importante para jogar pelo lado direito do trio de zagueiros do Forest.
Cuiabano, que entrou na metade final do segundo tempo, acabou tendo menos destaque, mas a sua boa capacidade ofensiva recebeu algumas linhas de na matéria.
O artigo cita que a análise foi feita com base em apenas um jogo e que, é claro, não se pode tirar muitas conclusões de uma partida. Mas ressaltou que os três podem ser boas opções para o elenco.
— Os torcedores do Forest devem esperar três jogadores que provavelmente irão reforçar o elenco de Nuno, mas talvez não aqueles que irão transformar seu time — concluiu a análise do “The Athletic”.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como estão as negociações de Jair e Cuiabano entre Botafogo e Forest
Inicialmente, as conversas entre os clubes eram por um “pacote” com Igor Jesus, Jair e Cuiabano. Mas, até o momento, apenas Igor Jesus tem a sua transferência acertada para o Nottinhgam Forest. O negócio já foi assinado, mas só será anunciado após o fim do Mundial de Clubes.
Entre Jair e Cuiabano, o zagueiro é o que tem a situação mais avançada com o Forest. No entanto, o negócio só deve ser finalizado após a participação do Botafogo no Mundial.
Já Cuiabano está distante do Nottingham Forest. Como a Trivela mostrou, o lateral-esquerdo recebeu sondagens de outros clubes da Premier League e só deve definir a sua situação na próxima janela de transferências, que abre em 10 de julho. Tanto o Botafogo como o estafe do atleta acreditam que ele pode sair valorizado do Mudial de Clubes e que podem conseguir uma oferta maior.