Mundial de Clubes

Benfica dá caminho das pedras para o Flamengo no Mundial: o Bayern de Munique

Encarnados fazem jogo perfeito e anulam pontos fortes dos Bávaros para assumir liderança do grupo C

O Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte, foi palco de Benfica 1 x 0 Bayern de Munique na terceira e última rodada da primeira fase do grupo C do Mundial de Clubes. Os torcedores presentes no estádio viram Schjelderup garantir a vitória dos Encarnados e, consequentemente, o primeiro lugar da chave. Isso significa que o adversário do Flamengo nas oitavas do torneio será a equipe da Baviera.

A partida desta terça-feira (24) teve muitas nuances além do campo, a começar pelo calor de 35 °C na cidade durante o duelo. A alta temperatura notadamente mexeu com os atletas, tanto que Prestianni sentiu mal-estar aos 39 minutos e precisou de atendimento médico. Àquela altura, a estratégia do Benfica já estava consolidada e dava resultados positivos aos vice-campeões portugueses.

Como frase icônica de Mourinho foi incorporada pelo Benfica no Mundial

Uma icônica frase de José Mourinho se aplica bem nos métodos adotados pelo Benfica contra o Bayern de Munique. Em 2020, depois de vencer o Manchester City por 2 a 0 na Premier League enquanto treinava o Tottenham, o “Special One” foi questionado sobre o fato de os Citizens terem registrado 90% de posse de bola.

“Eles podem levar a bola para casa com eles. Eu levo os três pontos”, disse Mourinho em resposta.

Os Encarnados incorporaram bem isso. Para se ter ideia, o primeiro tempo acabou com 70% de posse de bola para o Bayern e 30% para o Benfica. No entanto, o time treinado por Bruno Lage tinha, além da vantagem de 1 a 0, número melhor em finalizações no alvo (3 a 0), segundo a “Flashscore”.

O Benfica fez um duelo muito aplicado especialmente na defesa, focado em jogar no contra-ataque. Foram 38 duelos ganhos, 25 bolas rebatidas, 10 interceptações e quatro defesas do goleiro Trubin.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Qual Bayern de Munique encara o Flamengo?

Os Bávaros também não dificultaram muito a missão do adversário nos 45 minutos iniciais. Já classificado ao mata-mata, a equipe de Kompany precisava de um empate para ser o líder do grupo. Isso ajuda a explicar a razão para o técnico promover muitas mudanças e deixar estrelas como Harry Kane, Michael Olise e Kimmich no banco de reservas.

O jogo do Bayern ficou muito concentrado no meio, e todas as ofensivas encontravam defesa bem postada do Benfica. Uma das únicas oportunidades claras de gol para o grupo alemão na primeira etapa saiu após lance individual de Gnabry pela ala esquerda, que terminou com chute para fora de Sané aos 44.

Gnabry durante Benfica x Bayern de Munique no Mundial
Gnabry durante Benfica x Bayern de Munique no Mundial (Foto: Imago)

Além disso, coisas que costumavam ser pontos fortes dos Bávaros, como lançamentos precisos e troca de passes em velocidade, não foram bem sucedidos. Kompany percebeu as limitações e voltou para a etapa final com Kane, Olise e Kimmich. Depois colocou também Jonathan Tah e Laimer.

A partir disso surgiu um novo Bayern de Munique na partida. O time que não havia tido nenhuma finalização no alvo conseguiu duas em cerca de 20 minutos, além de ter balançado as redes na marca dos 16 com Kimmich — mas o gol foi anulado porque a arbitragem interpretou que Kane, impedido, interferiu na jogada. As trocas de passes e os lançamentos também funcionaram melhor.

Os alemães tiveram outras chances de igualar o placar, mas pararam em boas intervenções de Trubin.

A situação abre discussão sobre qual Bayern de Munique o Flamengo tem pela frente nas oitavas de final. Será o do primeiro ou o do segundo tempo? Vamos descobrir no domingo (29), a partir das 17h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami. O adversário do Benfica na próxima fase será Chelsea ou Espérance.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Se formou em Comunicação Social em 2019.
Botão Voltar ao topo