Meu Time de Botão

Meu Time de Botão: o Kashima Antlers de Zico e Alcindo na estreia da J-League em 1993

Por Leandro Iamin e Paulo Júnior

Os jogos de videogame, a saga de Oliver Tsubasa na série de animação Super Campeões, as transmissões da TV Cultura: ainda nos tempos pré-globalização, com os canais a cabo engatinhando e a internet ensaiando para chegar às residências, o fã de futebol no Brasil já tinha algumas opções para se ligar no futebol japonês. Essa edição do Meu Time de Botão viaja a esse momento para lembrar do Kashima Antlers campeão do primeira fase da novíssima J-League em 1993.

VEJA TAMBÉM: Meu Time de Botão: Brasil saiu da fila e ganhou Copa América de 1989 no aniversário do Maracanazo

Ao fim da temporada, o Verdy Kawasaki do grande Kazu, que se aventurou no futebol brasileiro na segunda metade dos anos 1980, e de Bismarck, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 90, se sagrou o primeiro campeão japonês da nova era do futebol no país. O artilheiro saiu do Yokohama Marinos: Ramón Díaz, que seria o treinador campeão da Libertadores pelo River Plate em 1996 e é o atual técnico da seleção paraguaia. Esses personagens foram lembrados. Mas o Kashima ganhou destaque maior na arrancada da liga lançada no Japão.

O Sumitomo Metal Industries Football Club teve uma ideia em 1991: contratar Arthur Antunes Coimbra para ser o camisa 10, capitão e grande destaque da equipe para o lançamento da J-League. Zico, aposentado em 1989 e secretário de esportes do governo federal até abril de 1991, não só topou como convidou outros brasileiros para a empreitada. Carlos Alberto dos Santos, campeão carioca pelo Botafogo em 1989, e Alcindo, vitorioso no Flamengo e no Grêmio, se destacaram naquele time.

Após um momento de transição para o novo torneio, veio primeiro a inauguração do estádio, e o Kashima Antlers, gols de Zico e Alcindo, fez 2 a 0 em amistoso contra o Fluminense. Mas e o Sumitomo? É que a liga profissional, a J-League, adotou um modelo parecido com o dos times nos Estados Unidos, com a cidade sempre colocada no nome dos clubes. E o Sumitomo virou Kashima Antlers.

O campeonato começou em maio de 1993 (completando 23 anos, portanto) com 10 equipes. Zico e companhia estavam voando, a ponto de levar o time à liderança na quinta rodada e terminar a primeira metade da temporada na primeira posição após 13 vitórias e cinco derrotas. Assim, esperaria o campeão da segunda fase para a finalíssima.

O Verdy foi o grande time a partir de então, confirmando o troféu em janeiro de 1994 ao vencer o Kashima no primeiro jogo da grande decisão e buscar um empate heróico no segundo. Aliás, o final é trágico para Zico: inconformado com o pênalti marcado para o rival, o camisa 10 cuspiu na bola e foi expulso a poucos minutos do fim.

Neste podcast, passamos pela história do Campeonato Japonês, a mudança para J-League, a importância dos brasileiros que seguem até hoje fazendo sucesso por lá e os detalhes da competição de 1993. Zico, aliás, conta o porquê do cartão vermelho na decisão do campeonato, além de explicar o famoso gol escorpião que marcou também naquele 1993. Quem nunca viu?

TRIVELA FC: Ganhe benefícios e marque um gol pelo jornalismo independente

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo